Neonazista que matou político pró-imigração é condenado à prisão perpétua na Alemanha

O neonazista alemão Stephan Ernst, 47 anos, foi condenado à prisão perpétua por um tribunal de Frankfurt, nesta quinta-feira (28), pelo assassinato de um político do partido da chanceler Angela Merkel que era favorável ao acolhimento de refugiados. O crime aconteceu em junho de 2019.

O julgamento de Ernst é considerado histórico na Alemanha, já que Walter Lübcke foi o primeiro político assassinado por um simpatizante da extrema direita desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Em 2 de junho de 2019, Lübcke, então com 65 anos, estava fumando um cigarro na varanda de casa, em Kassel (centro), quando Ernst lhe deu um tiro na cabeça, quase à queima roupa.

“Não há nenhuma dúvida da culpabilidade” de Ernst, disse o presidente do tribunal, Thomas Sagebiel, ao ler o veredicto. Em seguida, o juiz se dirigiu a familiares da vítima. “Sabemos que dificilmente poderemos mensurar a dor dessa perda e que o julgamento foi muito doloroso para vocês. Nossa tarefa era conduzir um processo justo e julgar sem levar em conta os interesses pessoais”, afirmou o magistrado.

Um segundo homem, julgado por cumplicidade por ter ensinado o neonazista a atirar, aparentemente sem ter conhecimento de que ele planejava assassinar Lübcke, foi condenado a um ano e seis meses de prisão.

Durante o julgamento, Ernst pediu perdão à família da vítima por seu crime “cruel e covarde”. Lübcke era da CDU, partido de Merkel. O político fazia parte da administração regional e tinha manifestado seu claro apoio ao acolhimento de imigrantes decidido pela chanceler alemã, no auge do êxodo provocado pelos conflitos na Síria e no Iraque. Entre 2015 e 2016, mais de um milhão de refugiados foram recebidos na Alemanha.

Um ano depois, nas eleições legislativas, a sigla de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) conseguiu entrar no Parlamento.

Erros policiais

Stephan Ernst já havia sido fichado pelas autoridades, que sabiam que ele era um simpatizante da ideologia neonazista e poderia ser potencialmente violento.

Em 1993, foi suspeito de ter planejado um ataque a bomba contra um abrigo para solicitantes de asilo. Em 2009, participou de distúrbios com clara motivação racial em Dortmund. Apesar desse passado sombrio, os serviços de Inteligência pararam de monitorá-lo nos anos anteriores à morte de Lübcke.

A investigação revelou outro erro da polícia, já acusada no passado de tolerar alguns excessos dos neonazistas. Não foi informado ao órgão que expede as autorizações de porte de armas que o suposto cúmplice também era um membro ativo da extrema direita, o que lhe permitiu se equipar com pistolas e rifles.

O assassinato de Lübcke despertou o fantasma do terrorismo de extrema direita na Alemanha, claramente subestimado nas últimas décadas, apesar de, em torno de 2000, oito migrantes turcos, um grego e uma policial alemã terem sido mortos pelo grupo neonazista NSU. Hoje, a ameaça é real e é uma das prioridades dos serviços de Inteligência alemães.

Em dezembro, um apoiador da extrema direita foi condenado à prisão perpétua por tentativa de atentado e por quase cometer um massacre no feriado judaico de Yom Kippur, em uma sinagoga na cidade de Halle. Ao não conseguir entrar no local sagrado, matou uma mulher que andava na rua, assim como um homem em um restaurante frequentado por migrantes.

Em fevereiro de 2020, outro homem matou nove pessoas de origem estrangeira em dois bares de Hanau, perto de Frankfurt. Depois, cometeu suicídio.

Na quarta-feira (27), os tribunais alemães também abriram caminho para julgar uma simpatizante da extrema direita, suspeita de querer atacar autoridades e muçulmanos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …