Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

(dr) nokiapoweruser.com

Nokia 6

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano.

Em resumo, a empresa foi a mais rápida a oferecer atualizações do sistema e de segurança, além de entregar celulares com durabilidade acima da média.

O estudo leva em conta quatro “pilares de confiabilidade”: atualizações de segurança, atualizações de software, qualidade da construção e recomendação para uso corporativo. Nos dois primeiros, a Nokia conseguiu a impressionante marca de 100% de seu portfólio sempre em dia com a versão do sistema e pacotes de segurança mensais.

E isso com 20 modelos disponíveis nas prateleiras entre o terceiro trimestre de 2019 e o segundo de 2020.

A OnePlus conseguiu marca semelhante, mas com apenas 7 modelos diferentes em seu catálogo, por isso ficou com a segunda posição.

E considerando o total de celulares atualizados para a versão do sistema, a Samsung ocupa a terceira colocação, com 89%, enquanto a Realme fica em quarto, com 73%, e a Xiaomi em quinto, com 68%, seguida de perto pela Huawei, que levou o Android 10 a 66% de seus smartphones vendidos no período analisado.

Mas isso é apenas considerando os modelos que trazem ou foram atualizados para a versão mais recente do Android. Quando analisada a questão das atualizações mensais — os pacotes de segurança — o ranking muda um pouco.

Nokia e OnePlus seguem à frente, mas a Lenovo, que inclui celulares Motorola, salta para a terceira colocação, com 83% do catálogo frequentemente atualizado. Realme e Xiaomi ficam na quarta e quinta colocação, com 70% e 67%, respectivamente.

A Samsung tem apenas 22% de seus aparelhos atualizados todo mês, ficando quase todos os outros restritos a updates trimestrais. A Huawei também tem poucos modelos com pacotes de segurança mensais, ficando com 29%, mas deixa uma parcela maior de modelos sem nem mesmo updates a cada três meses.

Ranking geral

Por fim, considerando todos os quatro pilares, a Nokia chegou a 85 de pontuação, e liderou todos os quesitos. A OnePlus ficou na segunda colocação, com 80, e também conseguiu a segunda melhor pontuação em cada ponto.

A Samsung foi a terceira colocada, destacando-se na qualidade de construção de seus aparelhos, e alcançado pontuação final de 72.

O relatório finaliza com alguns pontos-chave, entre eles uma mudança de comportamento do consumidor frente à pandemia de COVID-19, que “destaca nossa confiança crescente nos dispositivos e a consequente importância em manter os celulares seguros e atualizados”.

O tempo médio que cada pessoa passa com o mesmo aparelho aumento, ficando agora em torno de 30 meses — ou seja, dois anos e meio, o que reforça a importância de as fabricantes garantirem atualizações por mais tempo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …