Mítica espécie de rato gigante é finalmente encontrada nas Ilhas Salomão

(dr) Velizar Simeonovski / The Field Museum

Há quase um século, a existência de um rato gigante que comia cocos era debatida entre os habitantes das ilhas Salomão

Em 2010, atraído pela aventura e com a possibilidade de uma descoberta, o jovem especialista em mamíferos Tyrone Lavery partiu para a ilha de Vanguno, onde o animal tinha sido avistado. Ele queria ver mais.

Os diversos pesquisadores que andaram na densa floresta tropical não tinham conseguido encontrar qualquer prova de que o mito era uma realidade, divulgou a TSF.

O cientista do Museu Field de História Natural, em Chicago, colocou ratoeiras e câmeras ativadas por movimento em pontos-chave da ilha, mas não conseguiu descobrir nada. Só em 2011 encontrou a primeira pista: fezes gigantes de rato.

Mesmo assim, Lavery disse ao jornal britânico The Guardian que pensou em desistir porque considerava que não estaria perante uma nova espécie.

Foi no último ano que tudo mudou. Durante o corte de árvores, os aldeões com quem o cientista já tinha trabalhado viram um “vika” – como lhe chamavam – cair ferido no chão. O rato morreu pouco depois, mas Tyrone Lavery foi avisado.

Os estudos que fez no crânio do animal e no DNA provaram que se tratava de uma nova espécie dentro do gênero uromys. A partir do animal encontrado, o cientista conseguiu calcular que ele poderia ter até 45 centímetros de comprimento, sem a cauda, e chegar a pesar meio quilo.

O cientista norte-americano chamou-lhe de uromy vika, em homenagem ao nome que os aldeões lhe davam. Lavery não encontrou provas de que o rato coma cocos, mas sabe que come nozes ngali, um fruto local que pode ser tão difícil de abrir como um coco.

No estudo, Tyrone Lavery sugere que o uromy vika seja imediatamente colocado na lista mundial de espécies gravemente ameaçadas, já que todos os avistamentos do rato aconteceram numa mesma espécie de árvore existente na ilha de Vanguno – o que significa que o habitat do animal está reduzido a 81 quilômetros quadrados.

Tyrone Lavery espera lançar um campanha de crowdfunding para ajudar a construir uma casa para os guardas florestais que trabalham na conservação da região habitada pelo rato gigante.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …