Mítica espécie de rato gigante é finalmente encontrada nas Ilhas Salomão

(dr) Velizar Simeonovski / The Field Museum

Há quase um século, a existência de um rato gigante que comia cocos era debatida entre os habitantes das ilhas Salomão

Em 2010, atraído pela aventura e com a possibilidade de uma descoberta, o jovem especialista em mamíferos Tyrone Lavery partiu para a ilha de Vanguno, onde o animal tinha sido avistado. Ele queria ver mais.

Os diversos pesquisadores que andaram na densa floresta tropical não tinham conseguido encontrar qualquer prova de que o mito era uma realidade, divulgou a TSF.

O cientista do Museu Field de História Natural, em Chicago, colocou ratoeiras e câmeras ativadas por movimento em pontos-chave da ilha, mas não conseguiu descobrir nada. Só em 2011 encontrou a primeira pista: fezes gigantes de rato.

Mesmo assim, Lavery disse ao jornal britânico The Guardian que pensou em desistir porque considerava que não estaria perante uma nova espécie.

Foi no último ano que tudo mudou. Durante o corte de árvores, os aldeões com quem o cientista já tinha trabalhado viram um “vika” – como lhe chamavam – cair ferido no chão. O rato morreu pouco depois, mas Tyrone Lavery foi avisado.

Os estudos que fez no crânio do animal e no DNA provaram que se tratava de uma nova espécie dentro do gênero uromys. A partir do animal encontrado, o cientista conseguiu calcular que ele poderia ter até 45 centímetros de comprimento, sem a cauda, e chegar a pesar meio quilo.

O cientista norte-americano chamou-lhe de uromy vika, em homenagem ao nome que os aldeões lhe davam. Lavery não encontrou provas de que o rato coma cocos, mas sabe que come nozes ngali, um fruto local que pode ser tão difícil de abrir como um coco.

No estudo, Tyrone Lavery sugere que o uromy vika seja imediatamente colocado na lista mundial de espécies gravemente ameaçadas, já que todos os avistamentos do rato aconteceram numa mesma espécie de árvore existente na ilha de Vanguno – o que significa que o habitat do animal está reduzido a 81 quilômetros quadrados.

Tyrone Lavery espera lançar um campanha de crowdfunding para ajudar a construir uma casa para os guardas florestais que trabalham na conservação da região habitada pelo rato gigante.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …