Mais de meio século após a última escavação, a nova Pompeia fascina os arqueólogos

(dr) Superintendência de Pompeia

Uma das paredes da Casa de Júpiter

Mais de meio séculos depois da última escavação, Pompeia volta a surpreender com novas descobertas. Os arqueólogos querem dar uma nova vida à antiga cidade romana.

Pompeia voltou a ser explorada no 270º aniversário das primeiras escavações. Na antiga cidade romana, que fica a 22 quilômetros de Nápoles, na Itália, foram descobertos novos objetos, artefatos, moedas, inscrições e ainda vítimas da erupção vulcânica que enterrou a cidade no ano 79 antes de Cristo.

As mais recentes escavações decorrem atualmente em uma área de pouco mais de mil metros quadrados. Ao ABC, o arqueólogo Francesco Muscolini disse que tudo o que é encontrado em Pompeia é mantido em um depósito próximo das escavações, para que, posteriormente, os objetos sejam classificados e analisados.

“Hoje tudo se faz com uma equipe articulada que alcança todas as profissões na restauração de uma casa: o diretor, os arquitetos, os gerentes operacionais (arqueólogos, engenheiros e restauradores) e também todos os profissionais que ajudam na parte da documentação (antropólogos, paleobotânicos e arqueólogos)”, explicou.

As novidades são muitas, mas há uma que desperta um interesse especial: a descoberta do “último fugitivo de Pompeia“, o esqueleto de um homem que ficou preso na cidade enquanto tentava escapar da destruição.

(dr) Superintendência de Pompeia

Casa de Júpiter em processo de restauração

Além disso, as escavações permitiram também descobrir um palácio, dedicado ao senador M. Nonio Balbo, um homem muito rico. Os arqueólogos dizem que é avassalador e comovente visitar os salões da “Casa de Júpiter”, assim denominada, que contém ornamentos muito antigos, “provavelmente cerca de 150 a 200 anos antes da erupção”.

O palácio ganhou o nome de “Casa de Júpiter” porque o deus principal da mitologia romana surge representado em uma pintura, já com pouca cor por ter sido encontrada durante as escavações parciais, que foram feitas no século XIX, informa o Observador.

As escavações, que acontecem no setor “Região V” estão incluídas no Projeto Grande Pompeia, financiado em 105 milhões de euros pela União Europeia.

Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico, adianta que o projeto é uma “autêntica revolução”, dada a forma como as escavações são feitas, e dá uma nova vida à antiga cidade romana.

“Antes, grande parte de Pompeia estava fechada ao público, porque não era segura. Agora, demos a segurança necessária a cada muro, a todas as casas e isso permitiu abrir áreas que estavam totalmente interditadas”, afirmou o responsável.

Agora, entrar em cada casa de Pompeia é como entrar em um pequeno museu, que nos surpreende a cada passo. Em muitos casos, os objetos do depósito são recuperados e colocados novamente no lugar original, de modo a proporcionar aos visitantes uma experiência real, ao contrário do que acontece em um museu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …