Mais de meio século após a última escavação, a nova Pompeia fascina os arqueólogos

(dr) Superintendência de Pompeia

Uma das paredes da Casa de Júpiter

Mais de meio séculos depois da última escavação, Pompeia volta a surpreender com novas descobertas. Os arqueólogos querem dar uma nova vida à antiga cidade romana.

Pompeia voltou a ser explorada no 270º aniversário das primeiras escavações. Na antiga cidade romana, que fica a 22 quilômetros de Nápoles, na Itália, foram descobertos novos objetos, artefatos, moedas, inscrições e ainda vítimas da erupção vulcânica que enterrou a cidade no ano 79 antes de Cristo.

As mais recentes escavações decorrem atualmente em uma área de pouco mais de mil metros quadrados. Ao ABC, o arqueólogo Francesco Muscolini disse que tudo o que é encontrado em Pompeia é mantido em um depósito próximo das escavações, para que, posteriormente, os objetos sejam classificados e analisados.

“Hoje tudo se faz com uma equipe articulada que alcança todas as profissões na restauração de uma casa: o diretor, os arquitetos, os gerentes operacionais (arqueólogos, engenheiros e restauradores) e também todos os profissionais que ajudam na parte da documentação (antropólogos, paleobotânicos e arqueólogos)”, explicou.

As novidades são muitas, mas há uma que desperta um interesse especial: a descoberta do “último fugitivo de Pompeia“, o esqueleto de um homem que ficou preso na cidade enquanto tentava escapar da destruição.

(dr) Superintendência de Pompeia

Casa de Júpiter em processo de restauração

Além disso, as escavações permitiram também descobrir um palácio, dedicado ao senador M. Nonio Balbo, um homem muito rico. Os arqueólogos dizem que é avassalador e comovente visitar os salões da “Casa de Júpiter”, assim denominada, que contém ornamentos muito antigos, “provavelmente cerca de 150 a 200 anos antes da erupção”.

O palácio ganhou o nome de “Casa de Júpiter” porque o deus principal da mitologia romana surge representado em uma pintura, já com pouca cor por ter sido encontrada durante as escavações parciais, que foram feitas no século XIX, informa o Observador.

As escavações, que acontecem no setor “Região V” estão incluídas no Projeto Grande Pompeia, financiado em 105 milhões de euros pela União Europeia.

Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico, adianta que o projeto é uma “autêntica revolução”, dada a forma como as escavações são feitas, e dá uma nova vida à antiga cidade romana.

“Antes, grande parte de Pompeia estava fechada ao público, porque não era segura. Agora, demos a segurança necessária a cada muro, a todas as casas e isso permitiu abrir áreas que estavam totalmente interditadas”, afirmou o responsável.

Agora, entrar em cada casa de Pompeia é como entrar em um pequeno museu, que nos surpreende a cada passo. Em muitos casos, os objetos do depósito são recuperados e colocados novamente no lugar original, de modo a proporcionar aos visitantes uma experiência real, ao contrário do que acontece em um museu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …