Vestígios importantes da época romana são descobertos em escavação em vila portuguesa

Um importante conjunto de vestígios da época romana, como fragmentos de estátuas e uma estrutura monumental, foi descoberto em escavações do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), vila portuguesa na região do Alentejo (sul do país).

Os trabalhos são realizados há dois meses, na Casa Cor de Rosa, um edifício situado na parte mais antiga de Mértola em uma obra de responsabilidade da prefeitura.

Segundo o CAM, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (9), as escavações já permitiram identificar e escavar “estruturas com uma abrangência cronológica”, que vai “desde o século XX até o período pré-romano”, por volta dos séculos IV ou III a.C.

Dos resultados obtidos até o momento, revelou Susana Gómez, do CAM, o destaque vai para os achados do período romano, o primeiro “conjunto importante” dessa época encontrado ‘in situ’ em Mértola, ou seja, no contexto de escavações.

Ao longo dos anos, lembrou, o CAM encontrou, na vila alentejana, “vestígios muito importantes e que são bem conhecidos do período islâmico” em Portugal, mas os que foram descobertos agora são mais antigos e seriam da época romana.

“Havia e são conhecidas outras estátuas encontradas em Mértola”, mas essas “tinham sido descobertas acidentalmente ou são muito antigas, feitas no século XVI”, e que “fazem parte das coleções dos museus nacionais”, acrescentou.

Neste caso, destacou Susana Gómez, “é a primeira vez” que esculturas romanas “aparecem em uma escavação arqueológica”, o que permite “extrair mais informação e, sobretudo, contextualizar”, tendo, por isso, maior importância: “o achado no seu contexto vale muito mais. A grande descoberta se deve a isso”.

Segundo o CAM, a estrutura monumental, “construída com pedra e forte argamassa de cal e que tem dois metros de largura”, foi encontrada “nos níveis mais profundos da escavação”.

“Destas estruturas se infere uma construção, com cerca de 11 metros de lado, que ainda conserva restos de paredes argamassadas e rebocos com pintura”, explicou o Campo Arqueológico.

O conjunto escultórico que os arqueólogos pensam ser também da época romana está, neste momento, sendo escavado “nos níveis inferiores, a cerca de 3,5 metros de profundidade”, e já foi identificada “parte substancial de um togado [ou toga]”.

“Os achados são, claramente, de grande importância e merecem uma atenção particular”, defendeu o CAM, acrescentando ter ainda descoberto um total de seis fossas detríticas, possivelmente do período medieval-islâmico.

A escavação arqueológica prossegue, a princípio, até o final deste mês, mas o trabalho dos arqueólogos vai continuar, lembrou Susana Gómez, referindo que vão ter de “registrar tudo o que for identificado, para contextualizar melhor os vestígios”, e “trabalhar os materiais”, para uma datação mais rigorosa.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

The Crown "é baseada na verdade", diz Harry que dá ideia de convívio com família real

Principe Harry defendeu a série “The Crown” da Netflix, dizendo que – embora não fosse “estritamente preciso” – retratava as pressões da vida dentro da família real. Em uma entrevista com James Corden, do programa americano …

Microsoft acusa hackers chineses de ciberataques a entidades dos EUA com uso de falhas desconhecidas

A Microsoft relatou a detecção de exploits desconhecidos utilizados por hackers chineses "patrocinados pelo Estado" destinados a atacar versões locais da Microsoft Exchange Server a fim de receber informações de entidades dos EUA. Exploit é uma …

Compra de mansão lança novas suspeitas sobre Flávio Bolsonaro

Filho mais velho do presidente comprou imóvel de luxo de R$ 6 milhões. Valor está bem acima do patrimônio declarado pelo senador, e condições de empréstimo para quitar mais da metade do valor levantam questionamentos. O …

Condenado a três anos de prisão, ex-presidente francês Sarkozy enfrenta outros processos na Justiça

Ele se tornou o primeiro ex-chefe de Estado francês a receber em primeira instância uma pena de prisão em regime fechado. Nicolas Sarkozy foi julgado culpado na segunda-feira (1°) por corrupção e tráfico de …

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …