Democratas sob ataque nos EUA: nove bombas foram interceptadas em três dias

Justin Lane / EPA

O governador de Nova York, Andrew Cuomo (C), com o prefeito Bill de Blasio (3ºD)

Um total de nove pacotes com explosivos foram enviados entre segunda (22) e quarta-feira (24) para diversas personalidades do panorama político norte-americano. Os alvos são políticos, empresários e até o ator Robert de Niro.

No que as autoridades consideram como incidentes de “terrorismo doméstico“, os serviços secretos confirmaram ter interceptado, entre segunda e quarta-feira, um total de seis pacotes com pipe bombs enviados pelo correio a personalidades políticas ligadas ao Partido Democrata.

A primeira das encomendas foi enviada na segunda-feira para a residência do multimilionário e especulador financeiro George Soros, associado a ideais liberais.

De terça para quarta, os serviços secretos norte-americanos interceptaram mais dois explosivos destinados às residências de Hillary Clinton e Barack Obama, em Washington.

O edifício da Time Warner em Manhattan, onde está sediada a redação da CNN, foi evacuado depois de um quarto pacote suspeito também ter sido encontrado. Era dirigido a John Brennan, ex-diretor da CIA e crítico de Donald Trump. “Eate é o pacote suspeito recebido esta semana no centro da Time Warner”, escreveu a estação no Twitter.

O quinto pacote suspeito, endereçado ao ex-procurador geral Eric Holder, foi encontrado no gabinete da congressista democrata Debbie Schultz. A sexta e sétima encomendas foram encontradas no Capitólio pela segurança, que faz a triagem do correio dos congressistas. Eram endereçadas à democrata Maxine Waters, membro da Câmara dos Representantes.

A oitava bomba caseira interceptada pelos serviços secretos norte-americanos foi enviada ao ex-vice-presidente de Barack Obama, o democrata Joe Biden, revelou nesta quinta-feira (25) o Independent.

Segundo revela também nesta quinta o The Guardian, uma nona pipe bomb foi também enviada para o restaurante do ator Robert de Niro, cujas posições críticas sobre Donald Trump são conhecidas.

Os explosivos, de fabricação caseira, apresentam características semelhantes, o que parece indicar uma origem comum. O FBI não revelou até agora qualquer informação sobre a identidade dos autores do atentado, mas adiantou não haver indícios de “ação externa”.

Trump defende que não há lugar para “violência política”

O presidente norte-americano, Donald Trump, emitiu um apelo pela unidade de todos os norte-americanos, após a intercepção de pacotes com explosivos endereçados a Hillary Clinton e Barack Obama, defendendo que “a violência política” não é tolerável nos Estados Unidos.

Em momentos como esse, devemos nos unir“, declarou Trump a partir da Casa Branca. “Não há, nos Estados Unidos, lugar para atos e ameaças de violência política de qualquer natureza”, frisou o presidente, que tem recorrido, em campanha, a uma retórica extremamente agressiva em relação aos seus adversários políticos.

Estamos muito zangados“, acrescentou, prometendo esclarecer totalmente o caso de de envio de bombas para diversas personalidades políticas, e também para a redação de Nova York da estação televisiva CNN.

Embora sem referir seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama, ou sua adversária democrata nas eleições presidenciais de 2016, Hillary Clinton, Trump destacou que seriam usados todos os meios necessários para levar a bom porto a investigação do FBI.

Segundo o presidente norte-americano, os materiais usados na fabricação das pipe bombs estão sendo investigados por peritos em explosivos, e entrou já em ação uma investigação federal de grandes dimensões.

A primeira-dama, Melania Trump, também se pronunciou sobre os pacotes, que classificou como ataques covardes. “Condeno vigorosamente todos aqueles que optam pela violência”, declarou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …