União Europeia retira EUA de lista segura de países para viagens não essenciais

A União Europeia (UE) recomendou nesta segunda-feira (30/08) aos seus países-membros que adotem novamente restrições de viagens não essenciais a turistas vindos dos Estados Unidos, devido à alta das infecções por covid-19 no país.

O Conselho Europeu, que representa os 27 governos nacionais que integram o bloco, decidiu retirar seis países de sua lista de locais a partir dos quais não há restrições a viagens para turismo ou visitas. Além dos Estados Unidos, deixaram a lista nesta segunda-feira Israel, Kosovo, Líbano, Montenegro e Macedônia do Norte.

A decisão do Conselho Europeu não precisa ser necessariamente adotada pelos países da UE, mas a maior parte dos membros do bloco tem seguido as recomendações de Bruxelas durante a pandemia.

“Esta [decisão] não impede a possibilidade de Estados-membros retirarem as restrições temporárias a viagens não essenciais para a UE para viajantes totalmente vacinados”, disse o comunicado do Conselho Europeu.

Na prática, pessoas nos Estados Unidos completamente vacinadas com um dos imunizantes aprovados na UE que receberam a segunda dose – ou a dose única, no caso da vacina da Janssen – há pelo menos 14 dias tendem a poder continuar viajando para a UE, de acordo com a decisão de cada país.

A lista de países na lista segura da União Europeia agora inclui 17 nações, entre elas Canadá, Japão e Coreia do Sul, além da China, se Pequim também permitir a entrada de cidadãos da UE.

Alta de casos nos EUA

Em junho, antes da alta temporada de turismo no verão do hemisfério norte, a União Europeia havia recomendado aos seus países-membros que retirassem as restrições a viagens não essenciais a partir dos Estados Unidos, em um momento em que os americanos estavam dando largos passos em seu programa de vacinação.

O número de casos nos Estados Unidos, porém, voltou a subir desde o início de julho, devido à variante delta, mais infecciosa, e a uma parcela significativa da população que se recusa a tomar a vacina.

Na quinta-feira, os Estados Unidos determinaram a vacinação obrigatória contra covid-19 para todos os militares do país, como uma forma de dar novo impulso à sua campanha de vacinação. Segundo a imprensa americana, mais de 800 mil militares do país ainda não tomaram a vacina, de um total de 2,1 milhões (incluindo membros da Guarda Nacional e da reserva).

Os Estados Unidos têm registrado cerca de 150 mil novos casos de covid-19 por dia, uma marca que não era superada no país desde o final de janeiro. Em 22 de agosto, o país também voltou a registrar mais de mil mortes por dia pela doença, segundo a média móvel de sete dias, após cinco meses abaixo dessa marca.

Os Estados Unidos vacinaram com pelo menos uma dose 60,8% de sua população. Nesse critério, os americanos foram superados pelos brasileiros na última quinta-feira. O Brasil tem 62,5% de sua população vacinada com ao menos uma dose.

Como os americanos aceleraram a sua campanha antes do Brasil, porém, eles estão bem à frente dos brasileiros em relação às pessoas totalmente vacinadas. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 51,6%, enquanto no Brasil é de 28%.

Na Alemanha, 64,5% já receberam a primeira dose e 59,8% estão totalmente vacinados. Os dados foram compilados pelo site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Os EUA são oficialmente o país mais afetado pelo coronavírus no mundo, em números absolutos. Desde o início da pandemia, o país registrou mais de 38,7 milhões de casos de covid-19 e 637 mil mortes associadas à doença.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …