União Europeia retira EUA de lista segura de países para viagens não essenciais

A União Europeia (UE) recomendou nesta segunda-feira (30/08) aos seus países-membros que adotem novamente restrições de viagens não essenciais a turistas vindos dos Estados Unidos, devido à alta das infecções por covid-19 no país.

O Conselho Europeu, que representa os 27 governos nacionais que integram o bloco, decidiu retirar seis países de sua lista de locais a partir dos quais não há restrições a viagens para turismo ou visitas. Além dos Estados Unidos, deixaram a lista nesta segunda-feira Israel, Kosovo, Líbano, Montenegro e Macedônia do Norte.

A decisão do Conselho Europeu não precisa ser necessariamente adotada pelos países da UE, mas a maior parte dos membros do bloco tem seguido as recomendações de Bruxelas durante a pandemia.

“Esta [decisão] não impede a possibilidade de Estados-membros retirarem as restrições temporárias a viagens não essenciais para a UE para viajantes totalmente vacinados”, disse o comunicado do Conselho Europeu.

Na prática, pessoas nos Estados Unidos completamente vacinadas com um dos imunizantes aprovados na UE que receberam a segunda dose – ou a dose única, no caso da vacina da Janssen – há pelo menos 14 dias tendem a poder continuar viajando para a UE, de acordo com a decisão de cada país.

A lista de países na lista segura da União Europeia agora inclui 17 nações, entre elas Canadá, Japão e Coreia do Sul, além da China, se Pequim também permitir a entrada de cidadãos da UE.

Alta de casos nos EUA

Em junho, antes da alta temporada de turismo no verão do hemisfério norte, a União Europeia havia recomendado aos seus países-membros que retirassem as restrições a viagens não essenciais a partir dos Estados Unidos, em um momento em que os americanos estavam dando largos passos em seu programa de vacinação.

O número de casos nos Estados Unidos, porém, voltou a subir desde o início de julho, devido à variante delta, mais infecciosa, e a uma parcela significativa da população que se recusa a tomar a vacina.

Na quinta-feira, os Estados Unidos determinaram a vacinação obrigatória contra covid-19 para todos os militares do país, como uma forma de dar novo impulso à sua campanha de vacinação. Segundo a imprensa americana, mais de 800 mil militares do país ainda não tomaram a vacina, de um total de 2,1 milhões (incluindo membros da Guarda Nacional e da reserva).

Os Estados Unidos têm registrado cerca de 150 mil novos casos de covid-19 por dia, uma marca que não era superada no país desde o final de janeiro. Em 22 de agosto, o país também voltou a registrar mais de mil mortes por dia pela doença, segundo a média móvel de sete dias, após cinco meses abaixo dessa marca.

Os Estados Unidos vacinaram com pelo menos uma dose 60,8% de sua população. Nesse critério, os americanos foram superados pelos brasileiros na última quinta-feira. O Brasil tem 62,5% de sua população vacinada com ao menos uma dose.

Como os americanos aceleraram a sua campanha antes do Brasil, porém, eles estão bem à frente dos brasileiros em relação às pessoas totalmente vacinadas. Nos Estados Unidos, esse percentual é de 51,6%, enquanto no Brasil é de 28%.

Na Alemanha, 64,5% já receberam a primeira dose e 59,8% estão totalmente vacinados. Os dados foram compilados pelo site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Os EUA são oficialmente o país mais afetado pelo coronavírus no mundo, em números absolutos. Desde o início da pandemia, o país registrou mais de 38,7 milhões de casos de covid-19 e 637 mil mortes associadas à doença.

Ciberia // Deutsche Welle

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …