Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é uma nova cepa do coronavírus.

Com essa confirmação, chegam a cinco o número de países com casos confirmados da doença, que ainda é um mistério: China, Tailândia, Coréia do Sul, Japão e agora EUA.

A China já confirmou seis mortes causadas pela doença e centenas de pessoas infectadas. Com o espalhamento agora mundial da infecção, a Organização Mundial da Saúde já criou um comitê de emergência para tratar do assunto. Os especialistas já confirmaram que a doença se espalha de humanos para humanos, o que aumenta os riscos de uma epidemia.

Desde a semana passada, aeroportos americanos já estavam de sobreaviso. As autoridades do país estavam observando passageiros vindos da China para tentar identificar possíveis casos. No Brasil, o Ministério da Saúde enviou um comunicado para as vigilâncias sanitárias de portos e aeroportos com cuidados e orientações.

Não se sabe muita coisa sobre o novo vírus até o momento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre o problema em 31 de dezembro de 2019 pelas autoridades chinesas. O informe era a respeito de “uma série de casos semelhantes a pneumonia” em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de pessoas, segundo a agência de notícias France Press.

A OMS afirma que o surto em Wuhan, que agora está espalhado pelo mundo, foi causado por um tipo novo de coronavírus .

Este tipo de vírus é uma família ampla e que causa diferentes doença, desde o resfriado comum a doenças mais graves, como a SARS. A primeira morte causada pelo novo vírus foi registrada em 11 de janeiro.

O vírus já está presente em Pequim, Shanghai e Shenzhen, cidades que ficam em regiões diferentes do país. Mais de 200 casos já foram registrados.

“Podemos dizer que é certo que é um fenômeno de transmissão de humano para humano”, afirmou o especialista em SARS Zhong Nanshan na televisão estatal chinesa no início dessa semana. Zhong está liderando um painel de especialistas nomeado pelo governo para tratar do surto.

Segundo ele, houve pelo menos um caso de transmissão de homem para homem em Wuhan e dois casos em famílias na província de Guangdong, no sul do país, que faz fronteira com Hong Kong. Zhong também disse que em um caso, um único paciente espalhou o vírus para pelo menos 14 membros da equipe médica. Ele se referiu a esse paciente como um “super transmissor”. Para ele, estes pacientes são a chave para controlar o surto.

A maior preocupação das autoridades chinesas no momento é com o Ano Novo Lunar, que começa a ser celebrado no dia dia 25 de janeiro. Com as massivas movimentações dos cidadãos chineses pelo país nesse período, há um risco de que o vírus se espalhe ainda mais.

“Esperamos que o número de casos infectados aumente durante o período de viagem do Ano Novo Lunar, e precisamos evitar o surgimento de um super transmissor do vírus”, disse Zhong. Milhões de pessoas devem viajar durante este período.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …