Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é uma nova cepa do coronavírus.

Com essa confirmação, chegam a cinco o número de países com casos confirmados da doença, que ainda é um mistério: China, Tailândia, Coréia do Sul, Japão e agora EUA.

A China já confirmou seis mortes causadas pela doença e centenas de pessoas infectadas. Com o espalhamento agora mundial da infecção, a Organização Mundial da Saúde já criou um comitê de emergência para tratar do assunto. Os especialistas já confirmaram que a doença se espalha de humanos para humanos, o que aumenta os riscos de uma epidemia.

Desde a semana passada, aeroportos americanos já estavam de sobreaviso. As autoridades do país estavam observando passageiros vindos da China para tentar identificar possíveis casos. No Brasil, o Ministério da Saúde enviou um comunicado para as vigilâncias sanitárias de portos e aeroportos com cuidados e orientações.

Não se sabe muita coisa sobre o novo vírus até o momento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre o problema em 31 de dezembro de 2019 pelas autoridades chinesas. O informe era a respeito de “uma série de casos semelhantes a pneumonia” em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de pessoas, segundo a agência de notícias France Press.

A OMS afirma que o surto em Wuhan, que agora está espalhado pelo mundo, foi causado por um tipo novo de coronavírus .

Este tipo de vírus é uma família ampla e que causa diferentes doença, desde o resfriado comum a doenças mais graves, como a SARS. A primeira morte causada pelo novo vírus foi registrada em 11 de janeiro.

O vírus já está presente em Pequim, Shanghai e Shenzhen, cidades que ficam em regiões diferentes do país. Mais de 200 casos já foram registrados.

“Podemos dizer que é certo que é um fenômeno de transmissão de humano para humano”, afirmou o especialista em SARS Zhong Nanshan na televisão estatal chinesa no início dessa semana. Zhong está liderando um painel de especialistas nomeado pelo governo para tratar do surto.

Segundo ele, houve pelo menos um caso de transmissão de homem para homem em Wuhan e dois casos em famílias na província de Guangdong, no sul do país, que faz fronteira com Hong Kong. Zhong também disse que em um caso, um único paciente espalhou o vírus para pelo menos 14 membros da equipe médica. Ele se referiu a esse paciente como um “super transmissor”. Para ele, estes pacientes são a chave para controlar o surto.

A maior preocupação das autoridades chinesas no momento é com o Ano Novo Lunar, que começa a ser celebrado no dia dia 25 de janeiro. Com as massivas movimentações dos cidadãos chineses pelo país nesse período, há um risco de que o vírus se espalhe ainda mais.

“Esperamos que o número de casos infectados aumente durante o período de viagem do Ano Novo Lunar, e precisamos evitar o surgimento de um super transmissor do vírus”, disse Zhong. Milhões de pessoas devem viajar durante este período.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …