Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é uma nova cepa do coronavírus.

Com essa confirmação, chegam a cinco o número de países com casos confirmados da doença, que ainda é um mistério: China, Tailândia, Coréia do Sul, Japão e agora EUA.

A China já confirmou seis mortes causadas pela doença e centenas de pessoas infectadas. Com o espalhamento agora mundial da infecção, a Organização Mundial da Saúde já criou um comitê de emergência para tratar do assunto. Os especialistas já confirmaram que a doença se espalha de humanos para humanos, o que aumenta os riscos de uma epidemia.

Desde a semana passada, aeroportos americanos já estavam de sobreaviso. As autoridades do país estavam observando passageiros vindos da China para tentar identificar possíveis casos. No Brasil, o Ministério da Saúde enviou um comunicado para as vigilâncias sanitárias de portos e aeroportos com cuidados e orientações.

Não se sabe muita coisa sobre o novo vírus até o momento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre o problema em 31 de dezembro de 2019 pelas autoridades chinesas. O informe era a respeito de “uma série de casos semelhantes a pneumonia” em Wuhan, uma cidade de 11 milhões de pessoas, segundo a agência de notícias France Press.

A OMS afirma que o surto em Wuhan, que agora está espalhado pelo mundo, foi causado por um tipo novo de coronavírus .

Este tipo de vírus é uma família ampla e que causa diferentes doença, desde o resfriado comum a doenças mais graves, como a SARS. A primeira morte causada pelo novo vírus foi registrada em 11 de janeiro.

O vírus já está presente em Pequim, Shanghai e Shenzhen, cidades que ficam em regiões diferentes do país. Mais de 200 casos já foram registrados.

“Podemos dizer que é certo que é um fenômeno de transmissão de humano para humano”, afirmou o especialista em SARS Zhong Nanshan na televisão estatal chinesa no início dessa semana. Zhong está liderando um painel de especialistas nomeado pelo governo para tratar do surto.

Segundo ele, houve pelo menos um caso de transmissão de homem para homem em Wuhan e dois casos em famílias na província de Guangdong, no sul do país, que faz fronteira com Hong Kong. Zhong também disse que em um caso, um único paciente espalhou o vírus para pelo menos 14 membros da equipe médica. Ele se referiu a esse paciente como um “super transmissor”. Para ele, estes pacientes são a chave para controlar o surto.

A maior preocupação das autoridades chinesas no momento é com o Ano Novo Lunar, que começa a ser celebrado no dia dia 25 de janeiro. Com as massivas movimentações dos cidadãos chineses pelo país nesse período, há um risco de que o vírus se espalhe ainda mais.

“Esperamos que o número de casos infectados aumente durante o período de viagem do Ano Novo Lunar, e precisamos evitar o surgimento de um super transmissor do vírus”, disse Zhong. Milhões de pessoas devem viajar durante este período.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …