A vítima é um chinês de 44 anos que estava nas Filipinas. Ele era veio de Wuhan, cidade onde a epidemia de pneumonia viral foi declarada. Mais de 304 pessoas já morreram na China desde dezembro, de acordo com o último balanço das autoridades do país.
O anúncio da morte nas Filipinas foi feito neste domingo (2) pela representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) no país, Rabindra Abeyasinghe. “Trata-se da primeira morte causada pelo coronavírus fora da China”, disse. “Mas precisamos levar em consideração que não é um caso de contaminação adquirida localmente. Este paciente veio do epicentro da epidemia”, completou.
O ministro da Saúde das Filipinas, Francisco Duque, disse que o homem – que faleceu em um hospital de Manila – chegou ao país acompanhado de uma chinesa que também apresentou resultado positivo para o exame do novo coronavírus.
Esta mulher foi o primeiro caso de contaminação confirmado nas Filipinas e se recupera em um hospital da capital.
O novo vírus já contaminou mais de 14 mil pessoas na China e se propagou em 24 países, entre eles a França, onde seis casos foram confirmados. Na quinta-feira (30), a OMS declarou a epidemia “uma urgência de saúde pública de alcance internacional” e inúmeros países anunciaram medidas excepcionais.
// RFI