Novos fones de ouvido do Google podem traduzir idiomas em tempo real

(dv) Google

O Google anunciou recentemente o Pixel Buds, seu novo fone de ouvido sem fio capaz de traduzir línguas em tempo real. Os novos fones de ouvido da Google são especificamente projetados para ser a primeira e melhor opção para pessoas que compram telefones da companhia, ou seja, com sistema Android, assim como os AirPods são projetados para iPhones.

O Pixel Buds empresta muitas ideias dos AirPods, aliás: eles têm uma maneira nova e mais fácil de emparelhar com seu telefone, vêm em uma pequena caixa de bateria, usam controles de toque e têm uma integração boa com um assistente “inteligente”.

Eles também têm preços exatamente iguais: US$ 159, com lançamento em novembro nos Estados Unidos. Preços e datas para o mercado brasileiro ainda não foram anunciados.

O que torna o Pixel Buds tão especial é que ele está um passo mais perto do Santo Graal dos dispositivos de ficção científica: o tradutor universal em tempo real. O Google demonstrou a nova tecnologia usando uma conversa, realizada ao vivo, entre uma pessoa que fala sueco e uma pessoa que fala inglês. Este recurso é oferecido em 40 idiomas.

Funciona assim: você segura o dedo no fone de ouvido e diz “me ajude a falar inglês”, e fala uma frase. Quando você tira o dedo, o aplicativo processa sua fala e exibe a tradução. Então, a pessoa com quem você está conversando segura um botão no seu próprio telefone e diz sua resposta, que você escuta traduzida no seu ouvido.

A demonstração no palco pareceu sair muito bem: a tradução de inglês para sueco ajudou o par a conversar, desde a introdução “Olá, tudo bem?” até “Que cor de fone eu deveria comprar?”, com a resposta “Acho que azul combina com você”.

Ainda não é Star Trek, mas certamente melhor do que tentar falar sueco usando um dicionário em tempo real, por exemplo.

Outras características

Pixel Buds são “fones de pescoço”, com um cabo de tecido que liga os lados esquerdo e direito, e não verdadeiros fones de ouvido sem fio. Não possuem funções como a autodetecção quando estão no seu ouvido, como os AirPods.

O cabo que os conecta é mais curto e mais flexível do que outros cabos de pescoço, e o fato de que é feito de tecido o torna um pouco mais confortável. Esse cabo também é chave para a maneira relativamente única em que os Pixel Buds são usados. Eles não são intra-auriculares, e não se encaixam no seu canal auditivo.

Em vez disso, se aninham na orelha externa e permanecem ancorados no lugar pelo cordão. O som é bastante claro e melhor do que fones de ouvido tradicionais intra-auriculares, no entanto.

Como outros fones de ouvido, ele pode ser usado para fazer e receber chamadas. Sua bateria dura até cinco horas em uma carga. Os Pixel Buds vêm em um pequeno estojo com pontos de contato para recarregá-los até quatro vezes.

Eles serão vendidos em três cores – branco, cinza e preto. O Pixel Buds pode ser controlado com alguns gestos diferentes no botão do fone direito: é possível realizar funções como tocar (play), pausar, aumentar ou diminuir o volume. Se você ouvir um sinal de notificação, pode tocar duas vezes para que ele leia em voz alta.

Não há botão para mudar de música, nem existe uma maneira de personalizar os controles. O Google disse que tais funções podem aparecer em atualizações futuras.

Por fim, vale ressaltar que há ênfase no Android, de forma que os botões de Pixel Buds podem até funcionar com um iPhone ou outros smartphones, mas só podem ser atualizados quando emparelhados com um celular Android.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens — lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua …

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …