Novos fones de ouvido do Google podem traduzir idiomas em tempo real

(dv) Google

O Google anunciou recentemente o Pixel Buds, seu novo fone de ouvido sem fio capaz de traduzir línguas em tempo real. Os novos fones de ouvido da Google são especificamente projetados para ser a primeira e melhor opção para pessoas que compram telefones da companhia, ou seja, com sistema Android, assim como os AirPods são projetados para iPhones.

O Pixel Buds empresta muitas ideias dos AirPods, aliás: eles têm uma maneira nova e mais fácil de emparelhar com seu telefone, vêm em uma pequena caixa de bateria, usam controles de toque e têm uma integração boa com um assistente “inteligente”.

Eles também têm preços exatamente iguais: US$ 159, com lançamento em novembro nos Estados Unidos. Preços e datas para o mercado brasileiro ainda não foram anunciados.

O que torna o Pixel Buds tão especial é que ele está um passo mais perto do Santo Graal dos dispositivos de ficção científica: o tradutor universal em tempo real. O Google demonstrou a nova tecnologia usando uma conversa, realizada ao vivo, entre uma pessoa que fala sueco e uma pessoa que fala inglês. Este recurso é oferecido em 40 idiomas.

Funciona assim: você segura o dedo no fone de ouvido e diz “me ajude a falar inglês”, e fala uma frase. Quando você tira o dedo, o aplicativo processa sua fala e exibe a tradução. Então, a pessoa com quem você está conversando segura um botão no seu próprio telefone e diz sua resposta, que você escuta traduzida no seu ouvido.

A demonstração no palco pareceu sair muito bem: a tradução de inglês para sueco ajudou o par a conversar, desde a introdução “Olá, tudo bem?” até “Que cor de fone eu deveria comprar?”, com a resposta “Acho que azul combina com você”.

Ainda não é Star Trek, mas certamente melhor do que tentar falar sueco usando um dicionário em tempo real, por exemplo.

Outras características

Pixel Buds são “fones de pescoço”, com um cabo de tecido que liga os lados esquerdo e direito, e não verdadeiros fones de ouvido sem fio. Não possuem funções como a autodetecção quando estão no seu ouvido, como os AirPods.

O cabo que os conecta é mais curto e mais flexível do que outros cabos de pescoço, e o fato de que é feito de tecido o torna um pouco mais confortável. Esse cabo também é chave para a maneira relativamente única em que os Pixel Buds são usados. Eles não são intra-auriculares, e não se encaixam no seu canal auditivo.

Em vez disso, se aninham na orelha externa e permanecem ancorados no lugar pelo cordão. O som é bastante claro e melhor do que fones de ouvido tradicionais intra-auriculares, no entanto.

Como outros fones de ouvido, ele pode ser usado para fazer e receber chamadas. Sua bateria dura até cinco horas em uma carga. Os Pixel Buds vêm em um pequeno estojo com pontos de contato para recarregá-los até quatro vezes.

Eles serão vendidos em três cores – branco, cinza e preto. O Pixel Buds pode ser controlado com alguns gestos diferentes no botão do fone direito: é possível realizar funções como tocar (play), pausar, aumentar ou diminuir o volume. Se você ouvir um sinal de notificação, pode tocar duas vezes para que ele leia em voz alta.

Não há botão para mudar de música, nem existe uma maneira de personalizar os controles. O Google disse que tais funções podem aparecer em atualizações futuras.

Por fim, vale ressaltar que há ênfase no Android, de forma que os botões de Pixel Buds podem até funcionar com um iPhone ou outros smartphones, mas só podem ser atualizados quando emparelhados com um celular Android.

Ciberia // HypeScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …