Hubble fotografa a estrela mais distante já encontrada

Hubble / NASA / ESA

Ícaro, que está a 9 bilhões de anos-luz da Terra, é a estrela solitária mais longínqua já encontrada. A descoberta foi possível através do fenômeno conhecido como lente gravitacional.

A mais de metade da distância do Universo, uma enorme estrela azul chamada de Ícaro é a estrela solitária mais distante já vista.

Normalmente, a luz seria muito fraca para observar, mas graças a uma ocorrência fortuita da natureza que amplificou o fraco brilho da estrela, e usando o Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos foram capazes de identificar a estrela e estabelecer um novo recorde de distância.

A estrela, abrigada em uma galáxia espiral muito distante, está tão longe que sua luz levou 9 bilhões de anos para chegar à Terra. A luz estelar recebida foi liberada quando o Universo tinha cerca de 30% da sua idade atual.

A descoberta de Ícaro, através do fenômeno de lente gravitacional, deu início a um novo modo dos astrônomos estudarem estrelas individuais em galáxias distantes. “Essa é a primeira vez que vemos uma estrela solitária ampliada”, explicou o líder do estudo Patrick Kelly, pós-doutor da Universidade da Califórnia e da Universidade do Minnesota.

“Podemos ver galáxias individuais, mas essa estrela está pelo menos 100 vezes mais distante do que a próxima estrela solitária que podemos estudar”, comentou.

O fenômeno “lente gravitacional” surge quando um aglomerado de galáxias curva a luz que o atravessa, vinda de objetos mais distantes, e aumenta a sua luminosidade enquanto estica sua imagem.

No caso de Ícaro, uma “lupa” natural é criada por um aglomerado de galáxias chamado MACS J1149+2223. A 5 bilhões de anos-luz da Terra, esse enxame galático situa-se entre a Terra e a galáxia que contém a estrela distante.

O nome “Ícaro” surge em homenagem ao personagem da mitologia grega que voou muito perto do Sol graças às asas de cera que depois derreteram (seu nome oficial é “MACS J1149+2223 Lensed Star 1”).

Assim como Ícaro, a estrela teve uma glória passageira a partir da perspectiva terráquea: disparou momentaneamente para 2 mil vezes o seu brilho verdadeiro quando foi temporariamente ampliada.

Os modelos sugerem que o aumento de brilho se deve provavelmente à ampliação gravitacional de uma estrela, semelhante em massa ao Sol, no aglomerado de galáxias em primeiro plano, quando a estrela se movia em frente de Ícaro. A luz da estrela é geralmente ampliada cerca de 600 vezes devido à massa do enxame em primeiro plano.

NASA & ESA and P. Kelly (University of California, Berkeley)

Ícaro foi avistada quase por acaso, em 2016, enquanto o telescópio Hubble monitorava uma supernova situada na mesma galáxia onde se avistou a estrela isolada. Quando analisaram as cores da luz proveniente do objeto, descobriram que era uma estrela supergigante azul.

Esse tipo de estrela é muito maior, mais maciça, quente e possivelmente centenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol. Mas a esta distância, ainda estaria longe demais para ser observada sem a ampliação da lente gravitacional, mesmo para o poderoso Hubble.

Como Kelly e sua equipe souberam que Ícaro não era outra supernova? “A fonte não está ficando mais quente; não está explodindo. A luz está apenas sendo ampliada” comenta Kelly. “E é isso que esperamos das lentes gravitacionais.”

A detecção da ampliação de uma única estrela de fundo forneceu uma oportunidade única para testar a natureza da matéria escura no enxame. Os cientistas foram capazes de testar uma teoria de que a matéria escura pode ser composta principalmente por um grande número de buracos negros primordiais formados no nascimento do Universo.

Os resultados do teste único desfavorecem a hipótese, porque as flutuações de luz da estrela de fundo, monitoradas com o Hubble durante 13 anos, pareceriam diferentes se houvesse um enxame de buracos negros intervenientes.

Quando o Telescópio Espacial James Webb da NASA for lançado, os astrônomos esperam encontrar muitas mais estrelas como Ícaro.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …