Hubble fotografa a estrela mais distante já encontrada

Hubble / NASA / ESA

Ícaro, que está a 9 bilhões de anos-luz da Terra, é a estrela solitária mais longínqua já encontrada. A descoberta foi possível através do fenômeno conhecido como lente gravitacional.

A mais de metade da distância do Universo, uma enorme estrela azul chamada de Ícaro é a estrela solitária mais distante já vista.

Normalmente, a luz seria muito fraca para observar, mas graças a uma ocorrência fortuita da natureza que amplificou o fraco brilho da estrela, e usando o Telescópio Espacial Hubble, os astrônomos foram capazes de identificar a estrela e estabelecer um novo recorde de distância.

A estrela, abrigada em uma galáxia espiral muito distante, está tão longe que sua luz levou 9 bilhões de anos para chegar à Terra. A luz estelar recebida foi liberada quando o Universo tinha cerca de 30% da sua idade atual.

A descoberta de Ícaro, através do fenômeno de lente gravitacional, deu início a um novo modo dos astrônomos estudarem estrelas individuais em galáxias distantes. “Essa é a primeira vez que vemos uma estrela solitária ampliada”, explicou o líder do estudo Patrick Kelly, pós-doutor da Universidade da Califórnia e da Universidade do Minnesota.

“Podemos ver galáxias individuais, mas essa estrela está pelo menos 100 vezes mais distante do que a próxima estrela solitária que podemos estudar”, comentou.

O fenômeno “lente gravitacional” surge quando um aglomerado de galáxias curva a luz que o atravessa, vinda de objetos mais distantes, e aumenta a sua luminosidade enquanto estica sua imagem.

No caso de Ícaro, uma “lupa” natural é criada por um aglomerado de galáxias chamado MACS J1149+2223. A 5 bilhões de anos-luz da Terra, esse enxame galático situa-se entre a Terra e a galáxia que contém a estrela distante.

O nome “Ícaro” surge em homenagem ao personagem da mitologia grega que voou muito perto do Sol graças às asas de cera que depois derreteram (seu nome oficial é “MACS J1149+2223 Lensed Star 1”).

Assim como Ícaro, a estrela teve uma glória passageira a partir da perspectiva terráquea: disparou momentaneamente para 2 mil vezes o seu brilho verdadeiro quando foi temporariamente ampliada.

Os modelos sugerem que o aumento de brilho se deve provavelmente à ampliação gravitacional de uma estrela, semelhante em massa ao Sol, no aglomerado de galáxias em primeiro plano, quando a estrela se movia em frente de Ícaro. A luz da estrela é geralmente ampliada cerca de 600 vezes devido à massa do enxame em primeiro plano.

NASA & ESA and P. Kelly (University of California, Berkeley)

Ícaro foi avistada quase por acaso, em 2016, enquanto o telescópio Hubble monitorava uma supernova situada na mesma galáxia onde se avistou a estrela isolada. Quando analisaram as cores da luz proveniente do objeto, descobriram que era uma estrela supergigante azul.

Esse tipo de estrela é muito maior, mais maciça, quente e possivelmente centenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol. Mas a esta distância, ainda estaria longe demais para ser observada sem a ampliação da lente gravitacional, mesmo para o poderoso Hubble.

Como Kelly e sua equipe souberam que Ícaro não era outra supernova? “A fonte não está ficando mais quente; não está explodindo. A luz está apenas sendo ampliada” comenta Kelly. “E é isso que esperamos das lentes gravitacionais.”

A detecção da ampliação de uma única estrela de fundo forneceu uma oportunidade única para testar a natureza da matéria escura no enxame. Os cientistas foram capazes de testar uma teoria de que a matéria escura pode ser composta principalmente por um grande número de buracos negros primordiais formados no nascimento do Universo.

Os resultados do teste único desfavorecem a hipótese, porque as flutuações de luz da estrela de fundo, monitoradas com o Hubble durante 13 anos, pareceriam diferentes se houvesse um enxame de buracos negros intervenientes.

Quando o Telescópio Espacial James Webb da NASA for lançado, os astrônomos esperam encontrar muitas mais estrelas como Ícaro.

Ciberia // CCVAlg / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …