Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que a rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. O Facebook lembra que as pessoas autorizaram a coleta de dados.

Algumas pessoas abandonaram a rede social após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que ela conserva sobre cada um, que inclui registros de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS), mais informação do que esperavam.

Além desses registros, o Facebook guarda ainda a data e o horário das ligações e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contato para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Esses ex-utilizadores notaram que, ao pedirem para remover sua conta do Facebook, a rede social permite que o utilizadores extraiam dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e curtidas.

No entanto, alguns estão encontrando metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o celular, incluindo informações detalhadas como a data da ligação ou sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que o fenômeno é mais perceptível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a esses dados específicos, como contatos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

O algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contatos próximos de outros contatos menos frequentes, como os contatos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda as informações de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos nos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra em um aplicativo de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por compartilhar os contatos do celular“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esse compartilhamento é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-lo ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização para que sejam compartilhados seus contatos do celular.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contatos ficar registrada com um nível de detalhes que surpreende qualquer utilizador quando confrontado com esses dados guardados.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …

Trump fecha acordo e sinaliza fim da "guerra fiscal" com a China

Na última quarta-feira, os Estados Unidos e a China firmaram um acordo que pode ser o primeiro passo para o fim da chamada “guerra comercial” entre as potências. O pacto, que foi anunciado em dezembro do …

YouTube vincula anúncios em vídeos controversos sobre mudanças climáticas

Uma notícia deixou algumas empresas anunciantes do YouTube surpresas. Segundo estudo feito pela Avaaz, a plataforma de vídeos da Google tem vinculado anúncios de grandes companhias em vídeos que têm como propósito desinformar as pessoas …

Premiê renuncia após Putin propor reformas constitucionais

Líder russo propõe pacote de mudanças com as quais, segundo críticos, poderia permanecer no poder após fim do mandato. Premiê Medvedev renuncia com todo o gabinete para "abrir espaço" às reformas. O presidente da Rússia, Vladimir …