Facebook guarda histórico de chamadas e mensagens dos utilizadores

Alguns utilizadores do Facebook descobriram que a rede social guarda o histórico de chamadas e mensagens nos dispositivos Android. O Facebook lembra que as pessoas autorizaram a coleta de dados.

Algumas pessoas abandonaram a rede social após terem sido surpreendidas com a quantidade de dados que ela conserva sobre cada um, que inclui registros de chamadas pessoais e mensagens escritas (SMS), mais informação do que esperavam.

Além desses registros, o Facebook guarda ainda a data e o horário das ligações e mensagens, a duração da chamada e ainda o número e o nome do contato para o qual foi feita a ligação ou enviada a mensagem.

Esses ex-utilizadores notaram que, ao pedirem para remover sua conta do Facebook, a rede social permite que o utilizadores extraiam dos servidores toda a informação, que inclui publicações, fotografias e curtidas.

No entanto, alguns estão encontrando metadados sobre todas as chamadas que foram feitas com o celular, incluindo informações detalhadas como a data da ligação ou sua duração, avança o The Guardian.

Mas é nos dispositivos Android que o fenômeno é mais perceptível, avança o The Verge. Segundo a Ars Technics, o Facebook tem pedido para ter acesso a esses dados específicos, como contatos, dados das mensagens e histórico de chamadas, para melhorar um algoritmo de recomendação de amigos.

O algoritmo da rede social tem o propósito de distinguir aquilo que são contatos próximos de outros contatos menos frequentes, como os contatos profissionais, explica o Observador.

Em comunicado, a empresa explica que a rede social guarda as informações de forma a “tornar mais fácil encontrar pessoas com quem queremos nos conectar”. “Portanto, na primeira vez que se entra em um aplicativo de rede social ou mensagens (como o Facebook), é uma prática comum começar por compartilhar os contatos do celular“, adianta.

Ainda assim, um porta-voz do Facebook frisa que esse compartilhamento é opcional e que cabe a cada utilizador autorizá-lo ou não. “É expressamente perguntado às pessoas se querem dar autorização para que sejam compartilhados seus contatos do celular.”

Contudo, o porta-voz não esclarece o porquê de a informação sobre as interações com esses contatos ficar registrada com um nível de detalhes que surpreende qualquer utilizador quando confrontado com esses dados guardados.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …