Novos pneus de bicicleta feitos de polímero de silicone nunca furam

Quem tem um ódio especial por pneus furados já pode se animar com estes novos modelos criados por três amigos norte-americanos.

Quem anda muito de bicicleta tem que aprender pelo menos o básico sobre pequenos reparos, especialmente como trocar ou consertar um pneu furado. Caso contrário, está fadado a ficar preso no meio do nada com um trambolho a tiracolo.

Ryan, Jake e Dave são amigos de infância e também são donos de uma loja de bicicleta no estado de Utah. “Através dos anos vimos milhares de pneus furados, é o motivo número um pelo qual nossos clientes nos procuram. Nós odiamos pneus furados, você odeia pneus furados, todo mundo odeia pneus furados”, diz Ryan.

Assim, o trio – que tem formação em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e relações internacionais – foi atrás de um novo design de pneus de bicicleta que não dependa de câmaras de ar mas que seja parecido com o modelo convencional. Melhor ainda, eles queriam um produto que fosse fácil de ser reciclado.

O trio começou a desenvolver protótipos dos pneus no final de 2015, e abriram o projeto para investimento coletivo em outubro de 2016, com as primeiras entregas programas para acontecerem em janeiro de 2017.

Dois modelos foram criados: o Nexo, para quem usa a bike como meio de transporte e em treinamentos, e o Ever Tires, específico para bicicletas infantis, bikes sem marchas e para aqueles que usam o meio de transporte apenas nos momentos de lazer.

(dr) Evertires

-

O material utilizado é polímero de silicone, e não borracha. “Isso faz com que sejam mais fáceis de produzir e reciclar, e são significativamente mais leves que pneus sólidos de borracha”, explicam os desenvolvedores.

Eles variam entre 370 e 630 gramas, com a vantagem de não ser necessário carregar bomba para encher pneu e equipamentos para troca.

O usuário tem duas opções: utilizar o aro original da bicicleta com o pneu Nexo, ou comprar um aro específico para ele. A primeira opção tem vida média de quase 5mil km enquanto a segunda rende pouco mais de 8mil km.

Desvantagens

Os pneus Nexo têm maior resistência quando comparados ao pneu convencional, entre 10% e 15% a mais, dependendo do tamanho do aro. Este não é o pneu ideal para corridas, mas pode ser perfeito para treinamentos.

O pneu, porém, não deve ser utilizado para praticar mountain riding, já que não há tanto amortecimento quanto nos pneus comuns. Derrapar com esse tipo de roda também não é recomendado, pois o atrito pode danificar o material de forma desigual.

Outro problema para quem não vive nos EUA é que, por enquanto, a empresa não faz entregas internacionais por causa do alto preço do frete – mas eles pretendem resolver este problema em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …