Novos pneus de bicicleta feitos de polímero de silicone nunca furam

Quem tem um ódio especial por pneus furados já pode se animar com estes novos modelos criados por três amigos norte-americanos.

Quem anda muito de bicicleta tem que aprender pelo menos o básico sobre pequenos reparos, especialmente como trocar ou consertar um pneu furado. Caso contrário, está fadado a ficar preso no meio do nada com um trambolho a tiracolo.

Ryan, Jake e Dave são amigos de infância e também são donos de uma loja de bicicleta no estado de Utah. “Através dos anos vimos milhares de pneus furados, é o motivo número um pelo qual nossos clientes nos procuram. Nós odiamos pneus furados, você odeia pneus furados, todo mundo odeia pneus furados”, diz Ryan.

Assim, o trio – que tem formação em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e relações internacionais – foi atrás de um novo design de pneus de bicicleta que não dependa de câmaras de ar mas que seja parecido com o modelo convencional. Melhor ainda, eles queriam um produto que fosse fácil de ser reciclado.

O trio começou a desenvolver protótipos dos pneus no final de 2015, e abriram o projeto para investimento coletivo em outubro de 2016, com as primeiras entregas programas para acontecerem em janeiro de 2017.

Dois modelos foram criados: o Nexo, para quem usa a bike como meio de transporte e em treinamentos, e o Ever Tires, específico para bicicletas infantis, bikes sem marchas e para aqueles que usam o meio de transporte apenas nos momentos de lazer.

(dr) Evertires

-

O material utilizado é polímero de silicone, e não borracha. “Isso faz com que sejam mais fáceis de produzir e reciclar, e são significativamente mais leves que pneus sólidos de borracha”, explicam os desenvolvedores.

Eles variam entre 370 e 630 gramas, com a vantagem de não ser necessário carregar bomba para encher pneu e equipamentos para troca.

O usuário tem duas opções: utilizar o aro original da bicicleta com o pneu Nexo, ou comprar um aro específico para ele. A primeira opção tem vida média de quase 5mil km enquanto a segunda rende pouco mais de 8mil km.

Desvantagens

Os pneus Nexo têm maior resistência quando comparados ao pneu convencional, entre 10% e 15% a mais, dependendo do tamanho do aro. Este não é o pneu ideal para corridas, mas pode ser perfeito para treinamentos.

O pneu, porém, não deve ser utilizado para praticar mountain riding, já que não há tanto amortecimento quanto nos pneus comuns. Derrapar com esse tipo de roda também não é recomendado, pois o atrito pode danificar o material de forma desigual.

Outro problema para quem não vive nos EUA é que, por enquanto, a empresa não faz entregas internacionais por causa do alto preço do frete – mas eles pretendem resolver este problema em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …