Quem tem um ódio especial por pneus furados já pode se animar com estes novos modelos criados por três amigos norte-americanos.
Quem anda muito de bicicleta tem que aprender pelo menos o básico sobre pequenos reparos, especialmente como trocar ou consertar um pneu furado. Caso contrário, está fadado a ficar preso no meio do nada com um trambolho a tiracolo.
Ryan, Jake e Dave são amigos de infância e também são donos de uma loja de bicicleta no estado de Utah. “Através dos anos vimos milhares de pneus furados, é o motivo número um pelo qual nossos clientes nos procuram. Nós odiamos pneus furados, você odeia pneus furados, todo mundo odeia pneus furados”, diz Ryan.
Assim, o trio – que tem formação em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e relações internacionais – foi atrás de um novo design de pneus de bicicleta que não dependa de câmaras de ar mas que seja parecido com o modelo convencional. Melhor ainda, eles queriam um produto que fosse fácil de ser reciclado.
O trio começou a desenvolver protótipos dos pneus no final de 2015, e abriram o projeto para investimento coletivo em outubro de 2016, com as primeiras entregas programas para acontecerem em janeiro de 2017.
Dois modelos foram criados: o Nexo, para quem usa a bike como meio de transporte e em treinamentos, e o Ever Tires, específico para bicicletas infantis, bikes sem marchas e para aqueles que usam o meio de transporte apenas nos momentos de lazer.
O material utilizado é polímero de silicone, e não borracha. “Isso faz com que sejam mais fáceis de produzir e reciclar, e são significativamente mais leves que pneus sólidos de borracha”, explicam os desenvolvedores.
Eles variam entre 370 e 630 gramas, com a vantagem de não ser necessário carregar bomba para encher pneu e equipamentos para troca.
O usuário tem duas opções: utilizar o aro original da bicicleta com o pneu Nexo, ou comprar um aro específico para ele. A primeira opção tem vida média de quase 5mil km enquanto a segunda rende pouco mais de 8mil km.
Desvantagens
Os pneus Nexo têm maior resistência quando comparados ao pneu convencional, entre 10% e 15% a mais, dependendo do tamanho do aro. Este não é o pneu ideal para corridas, mas pode ser perfeito para treinamentos.
O pneu, porém, não deve ser utilizado para praticar mountain riding, já que não há tanto amortecimento quanto nos pneus comuns. Derrapar com esse tipo de roda também não é recomendado, pois o atrito pode danificar o material de forma desigual.
Outro problema para quem não vive nos EUA é que, por enquanto, a empresa não faz entregas internacionais por causa do alto preço do frete – mas eles pretendem resolver este problema em breve.
// HypeScience