Novos pneus de bicicleta feitos de polímero de silicone nunca furam

Quem tem um ódio especial por pneus furados já pode se animar com estes novos modelos criados por três amigos norte-americanos.

Quem anda muito de bicicleta tem que aprender pelo menos o básico sobre pequenos reparos, especialmente como trocar ou consertar um pneu furado. Caso contrário, está fadado a ficar preso no meio do nada com um trambolho a tiracolo.

Ryan, Jake e Dave são amigos de infância e também são donos de uma loja de bicicleta no estado de Utah. “Através dos anos vimos milhares de pneus furados, é o motivo número um pelo qual nossos clientes nos procuram. Nós odiamos pneus furados, você odeia pneus furados, todo mundo odeia pneus furados”, diz Ryan.

Assim, o trio – que tem formação em desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e relações internacionais – foi atrás de um novo design de pneus de bicicleta que não dependa de câmaras de ar mas que seja parecido com o modelo convencional. Melhor ainda, eles queriam um produto que fosse fácil de ser reciclado.

O trio começou a desenvolver protótipos dos pneus no final de 2015, e abriram o projeto para investimento coletivo em outubro de 2016, com as primeiras entregas programas para acontecerem em janeiro de 2017.

Dois modelos foram criados: o Nexo, para quem usa a bike como meio de transporte e em treinamentos, e o Ever Tires, específico para bicicletas infantis, bikes sem marchas e para aqueles que usam o meio de transporte apenas nos momentos de lazer.

(dr) Evertires

-

O material utilizado é polímero de silicone, e não borracha. “Isso faz com que sejam mais fáceis de produzir e reciclar, e são significativamente mais leves que pneus sólidos de borracha”, explicam os desenvolvedores.

Eles variam entre 370 e 630 gramas, com a vantagem de não ser necessário carregar bomba para encher pneu e equipamentos para troca.

O usuário tem duas opções: utilizar o aro original da bicicleta com o pneu Nexo, ou comprar um aro específico para ele. A primeira opção tem vida média de quase 5mil km enquanto a segunda rende pouco mais de 8mil km.

Desvantagens

Os pneus Nexo têm maior resistência quando comparados ao pneu convencional, entre 10% e 15% a mais, dependendo do tamanho do aro. Este não é o pneu ideal para corridas, mas pode ser perfeito para treinamentos.

O pneu, porém, não deve ser utilizado para praticar mountain riding, já que não há tanto amortecimento quanto nos pneus comuns. Derrapar com esse tipo de roda também não é recomendado, pois o atrito pode danificar o material de forma desigual.

Outro problema para quem não vive nos EUA é que, por enquanto, a empresa não faz entregas internacionais por causa do alto preço do frete – mas eles pretendem resolver este problema em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Colômbia é o 1º país latino-americano a receber vacinas da iniciativa COVAX

Nesta segunda-feira (1º), um lote de 117 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech chegou à Colômbia por meio da iniciativa COVAX. O país é o primeiro na região a receber os imunizantes do consórcio da …

Twitter vai tolerar até cinco posts antes de banir por desinformação sobre covid-19

O Twitter resolveu endurecer suas políticas de uso e vai pegar mais pesado contra quem dissemina fake news a respeito da COVID-19, tal como a eficácia e segurança das vacinas que visam combater a doença. Em …

EUA: "Trump tenta manter opções em aberto" para eleições presidenciais de 2024

Não demorou muito para Donald Trump se recuperar de sua derrota - que, aliás, ele ainda não reconhece. No domingo (28), o ex-presidente encerrou a Conferência de Ação Política Conservadora em Orlando, na Flórida. Diante …

Japão nomeia ministro da solidão para enfrentar o isolamento social no país

Os sintomas diretos da Covid-19 sobre nossa saúde já são bastante sabidos, entre febre, cansaço excessivo, dores no corpo, tosse seca e problemas respiratórios, mas uma série de efeitos indiretos vem sendo percebidos – se …

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …