Metade das vítimas de acidentes de trânsito são pedestres ou ciclistas

Agência da ONU pede investimentos, com urgência, em infraestruturas urbanas para reverter o total de 1,3 milhão de mortes anuais; Malauí, Quênia e África do Sul são os países mais perigosos para andar a pé, de moto ou bicicleta.

A falta de investimentos em rodovias seguras está matando 1,3 milhão de pessoas por ano, sendo que 49% das vítimas de acidentes de trânsito são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Os números estão em um relatório do Progama da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, lançado esta quinta-feira. A agência pede aos países para investirem pelo menos 20% do orçamento de transportes na segurança de pedestres e ciclistas.

Países mais perigosos

Medidas do tipo podem contribuir também para o combate à mudança climática, já que os transportes motorizados lançam 23% das emissões globais de dióxido de carbono.

Segundo a agência da ONU, entre os cinco países mais perigosos para andar a pé, de moto ou de bicicleta, quatro estão na África: o Malauí fica em primeiro lugar, onde pedestres e ciclistas representam 66% dos que morrem em acidentes de trânsito. Na sequência estão Quênia, África do Sul, Zâmbia e Nepal.

Faixa exclusiva

O relatório cita a promoção de transporte não-motorizado em três cidades brasileiras: Joinville, Rio de Janeiro e São Paulo, onde foram construídas faixas exclusivas para ciclistas.

O relatório do Pnuma também traz informações sobre a baixa qualidade do ar, em parte causada pelas emissões de gases dos veículos. Por ano, ocorrem 7 milhões de mortes prematuras devido à poluição, que também aumenta problemas como bronquite, asma e doenças do coração.

Ao mesmo tempo, a frota de carros mundial deve triplicar até 2050. O Pnuma alerta que isso poderá resultar no aumento das mortes no trânsito e prejudicar as medidas de combate ao aquecimento global.

O diretor do Pnuma, Erik Solheim, lembrou que “as pessoas arriscam suas vidas todas as vezes que saem de casa”. Ele defende que pessoas, e não carros, sejam a prioridade dos sistemas de transporte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Suécia suspende investigações de estupro contra Julian Assange

Autoridades da Suécia anunciaram nesta terça-feira (19) que vão desistir das investigações de estupro contra Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que segue preso em Londres. Depois de terem sido suspensas em 2017, as investigações foram …

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens — lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua …

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …

Buraco negro supermassivo disparou estrela em altíssima velocidade

Há cerca de cinco milhões de anos uma estrela foi lançada do buraco negro supermassivo que fica no centro da Vial Láctea, Sagittarius A. Os cientistas imaginam que a velocidade inicial era de milhares de …

Ataque a tiros deixa mortos em festa de quintal na Califórnia

Quatro pessoas morreram e ao menos seis ficaram feridas neste domingo em um novo ataque com arma de fogo no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Familiares e amigos assistiam a um jogo de futebol no …

Jovem norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais para evitar suicídios

Ingebjørg Blindheim tem 22 anos e já ganhou o apelido de “salva-vidas”. A norueguesa monitora quase 500 perfis nas redes sociais buscando identificar usuários que possam estar próximo de cometer suicídio. Quando percebe uma situação de …

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …