Metade das vítimas de acidentes de trânsito são pedestres ou ciclistas

Agência da ONU pede investimentos, com urgência, em infraestruturas urbanas para reverter o total de 1,3 milhão de mortes anuais; Malauí, Quênia e África do Sul são os países mais perigosos para andar a pé, de moto ou bicicleta.

A falta de investimentos em rodovias seguras está matando 1,3 milhão de pessoas por ano, sendo que 49% das vítimas de acidentes de trânsito são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Os números estão em um relatório do Progama da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, lançado esta quinta-feira. A agência pede aos países para investirem pelo menos 20% do orçamento de transportes na segurança de pedestres e ciclistas.

Países mais perigosos

Medidas do tipo podem contribuir também para o combate à mudança climática, já que os transportes motorizados lançam 23% das emissões globais de dióxido de carbono.

Segundo a agência da ONU, entre os cinco países mais perigosos para andar a pé, de moto ou de bicicleta, quatro estão na África: o Malauí fica em primeiro lugar, onde pedestres e ciclistas representam 66% dos que morrem em acidentes de trânsito. Na sequência estão Quênia, África do Sul, Zâmbia e Nepal.

Faixa exclusiva

O relatório cita a promoção de transporte não-motorizado em três cidades brasileiras: Joinville, Rio de Janeiro e São Paulo, onde foram construídas faixas exclusivas para ciclistas.

O relatório do Pnuma também traz informações sobre a baixa qualidade do ar, em parte causada pelas emissões de gases dos veículos. Por ano, ocorrem 7 milhões de mortes prematuras devido à poluição, que também aumenta problemas como bronquite, asma e doenças do coração.

Ao mesmo tempo, a frota de carros mundial deve triplicar até 2050. O Pnuma alerta que isso poderá resultar no aumento das mortes no trânsito e prejudicar as medidas de combate ao aquecimento global.

O diretor do Pnuma, Erik Solheim, lembrou que “as pessoas arriscam suas vidas todas as vezes que saem de casa”. Ele defende que pessoas, e não carros, sejam a prioridade dos sistemas de transporte.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: Austrália não deve reabrir fronteiras antes de 2022

A Austrália não deve reabrir suas fronteiras para viajantes estrangeiros em 2021, apesar do avanço das campanhas de vacinação em todo o mundo. A afirmação é do secretário da Saúde, Brendan Murphy, um dos …

Burger King revela seu 1º sanduíche 100% vegano

As lojas britânicas do Burger King agora têm um sanduíche inteiramente vegano. Desde o último dia 11 de janeiro a rede de fast food disponibiliza em seu cardápio no país o Vegan Bean Burger, um …

Novo implante controla fome e pode substituir cirurgia bariátrica

Um implante simples de um dispositivo sem fio, que controla o apetite, pode substituir a cirurgia bariátrica. Ele foi criado por médicos e pesquisadores da Universidade A&M do Texas, EUA e pode ajudar na perda de …

Amazon abre tecnologia da Alexa para montadoras de carros e outras empresas

A Amazon anunciou nesta sexta-feira (15) que dará a empresas terceiras a possibilidade de acessar a inteligência artificial central que sustenta a Alexa, a assistente de voz da marca. E as montadoras de automóveis serão as …

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …