Número de mortes por chikungunya dobra em uma semana no Ceará

O número de mortes causadas pela chikungunya no Ceará dobrou em apenas uma semana. Passou de sete para 14.

Segundo dados são da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o número pode aumentar porque ainda existem casos suspeitos sendo investigados pela Sesa. Vinte e três mil pessoas tiveram a febre chikungunya no Estado.

Das 14 mortes confirmadas por causa da chicungunya, 10 foram na capital.

Segundo a Sesa, a sorologia é o exame que identifica a doença e, em caso de morte, existe uma comissão que analisa o histórico do paciente.

A doutora Tânia Coelho é diretora do Hospital São José, e participa da comissão. Tânia explica que as mortes confirmadas agora podem ter acontecido no início do ano.

“Nós temos que avaliar vários fatores. Temos que pegar a clínica do paciente, estados dos exames sorológicos, que às vezes demoram estados patológicos, existe uma comissão da secretaria de saúde que avalia todos os casos para a gente definir realmente se é um óbito por chikungunya ou não”, diz.

Consequências da doença

A técnica de enfermagem Anísia Parente teve chikungunya há alguns meses e até hoje sente as consequências da doença. As dores nas articulações continuam.

“Nós ficamos totalmente incapacitada. Não conseguimos abrir nenhuma garrafa. Banho? Não conseguia tomar banho só. Não conseguia nem levantar os braços”, diz Anísia Parente.

A doença, que afeta as articulações e também causa febre alta, evolui para quadros crônicos. Pessoas com imunidade mais baixa podem desenvolver doenças graves e até morrer.

Anisia desenvolveu uma artrite como consequência da chikungunya. Está sendo tratada por um reumatologista.

“Nos casos crônicos, o paciente, ele persiste com as dores musculares que é o inchaço. Isso compromete a vida do paciente que acaba sendo acompanhado por um reumatologista, fisioterapia e até psicológico porque o paciente, neste caso, se sente incapacitado para realizar suas atividades”, explica Tânia Coelho.

Os sintomas de Chikungunya aparecem entre 4 e 7 dias após a infeção por picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que provoca dengue e o zika, e incluem febre alta, dor e inchaço nas articulações, pequenas pústulas na pele, dor de cabeça, náusea e fadiga.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …