Número de mortes por chikungunya dobra em uma semana no Ceará

O número de mortes causadas pela chikungunya no Ceará dobrou em apenas uma semana. Passou de sete para 14.

Segundo dados são da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o número pode aumentar porque ainda existem casos suspeitos sendo investigados pela Sesa. Vinte e três mil pessoas tiveram a febre chikungunya no Estado.

Das 14 mortes confirmadas por causa da chicungunya, 10 foram na capital.

Segundo a Sesa, a sorologia é o exame que identifica a doença e, em caso de morte, existe uma comissão que analisa o histórico do paciente.

A doutora Tânia Coelho é diretora do Hospital São José, e participa da comissão. Tânia explica que as mortes confirmadas agora podem ter acontecido no início do ano.

“Nós temos que avaliar vários fatores. Temos que pegar a clínica do paciente, estados dos exames sorológicos, que às vezes demoram estados patológicos, existe uma comissão da secretaria de saúde que avalia todos os casos para a gente definir realmente se é um óbito por chikungunya ou não”, diz.

Consequências da doença

A técnica de enfermagem Anísia Parente teve chikungunya há alguns meses e até hoje sente as consequências da doença. As dores nas articulações continuam.

“Nós ficamos totalmente incapacitada. Não conseguimos abrir nenhuma garrafa. Banho? Não conseguia tomar banho só. Não conseguia nem levantar os braços”, diz Anísia Parente.

A doença, que afeta as articulações e também causa febre alta, evolui para quadros crônicos. Pessoas com imunidade mais baixa podem desenvolver doenças graves e até morrer.

Anisia desenvolveu uma artrite como consequência da chikungunya. Está sendo tratada por um reumatologista.

“Nos casos crônicos, o paciente, ele persiste com as dores musculares que é o inchaço. Isso compromete a vida do paciente que acaba sendo acompanhado por um reumatologista, fisioterapia e até psicológico porque o paciente, neste caso, se sente incapacitado para realizar suas atividades”, explica Tânia Coelho.

Os sintomas de Chikungunya aparecem entre 4 e 7 dias após a infeção por picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que provoca dengue e o zika, e incluem febre alta, dor e inchaço nas articulações, pequenas pústulas na pele, dor de cabeça, náusea e fadiga.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão em Essex na Inglaterra

Corpos de 39 pessoas foram encontrados na madrugada desta quarta-feira dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra. A polícia foi acionada pelo serviço de ambulância pouco antes de 1h40 (horário local), logo após a descoberta …

Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir …

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …