Número de mortes por chikungunya dobra em uma semana no Ceará

O número de mortes causadas pela chikungunya no Ceará dobrou em apenas uma semana. Passou de sete para 14.

Segundo dados são da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o número pode aumentar porque ainda existem casos suspeitos sendo investigados pela Sesa. Vinte e três mil pessoas tiveram a febre chikungunya no Estado.

Das 14 mortes confirmadas por causa da chicungunya, 10 foram na capital.

Segundo a Sesa, a sorologia é o exame que identifica a doença e, em caso de morte, existe uma comissão que analisa o histórico do paciente.

A doutora Tânia Coelho é diretora do Hospital São José, e participa da comissão. Tânia explica que as mortes confirmadas agora podem ter acontecido no início do ano.

“Nós temos que avaliar vários fatores. Temos que pegar a clínica do paciente, estados dos exames sorológicos, que às vezes demoram estados patológicos, existe uma comissão da secretaria de saúde que avalia todos os casos para a gente definir realmente se é um óbito por chikungunya ou não”, diz.

Consequências da doença

A técnica de enfermagem Anísia Parente teve chikungunya há alguns meses e até hoje sente as consequências da doença. As dores nas articulações continuam.

“Nós ficamos totalmente incapacitada. Não conseguimos abrir nenhuma garrafa. Banho? Não conseguia tomar banho só. Não conseguia nem levantar os braços”, diz Anísia Parente.

A doença, que afeta as articulações e também causa febre alta, evolui para quadros crônicos. Pessoas com imunidade mais baixa podem desenvolver doenças graves e até morrer.

Anisia desenvolveu uma artrite como consequência da chikungunya. Está sendo tratada por um reumatologista.

“Nos casos crônicos, o paciente, ele persiste com as dores musculares que é o inchaço. Isso compromete a vida do paciente que acaba sendo acompanhado por um reumatologista, fisioterapia e até psicológico porque o paciente, neste caso, se sente incapacitado para realizar suas atividades”, explica Tânia Coelho.

Os sintomas de Chikungunya aparecem entre 4 e 7 dias após a infeção por picada de mosquito Aedes aegypti, o mesmo que provoca dengue e o zika, e incluem febre alta, dor e inchaço nas articulações, pequenas pústulas na pele, dor de cabeça, náusea e fadiga.

O nome Chikungunya tem origem na língua Kimakonde, falada no norte de Moçambique e na Tanzânia, e significa “tornar-se contorcido“, uma referência à aparência das pessoas que se contorcem quando sofrem com dores nas articulações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …