Nave Crew Dragon da SpaceX levará astronautas da NASA à ISS em meados de maio

SpaceX

Acoplagem da cápsuila Crew Dragon, da SpaceX, à ISS (conceito artístico)

Depois de seis anos desenvolvendo uma nova espaçonave de tripulação para a NASA, a SpaceX está finalmente em seus últimos preparativos para o primeiro voo com passageiros rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Essa missão será histórica, pois marcará o retorno dos lançamentos de astronautas norte-americanos em uma nave estadunidense desde a última missão do ônibus espacial Atlantis, em 8 de julho de 2011. Desde então, esse transporte vem sendo realizado em parceria com os russos e suas naves Soyuz.

Na quarta-feira (18), a NASA convocou a imprensa para cobrir a missão, que ocorrerá no Cabo Canaveral, na Flórida. No entanto, ainda é necessário aguardar as próximas notícias sobre a atual pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Se as restrições atuais permanecerem vigentes nos próximos meses, mudanças serão feitas nos planos da NASA.

Independente disso, o foguete Falcon 9 da SpaceX está programado para lançar a espaçonave Crew Dragon com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley a bordo. Atualmente, a NASA e a SpaceX estão planejando realizar o lançamento o mais cedo possível, até meados de maio.

Esta será a segunda e última missão de teste da Crew Dragon e seu sistema de voo espacial humano, que inclui operações de lançamento, atracagem, amerissagem (retorno com pouso no mar) e recuperação. É o teste final do sistema antes que a SpaceX seja certificada para realizar os voos operacionais de astronautas da NASA à ISS e de retorno à Terra.

Desde o último voo do Atlantis, os astronautas da NASA precisam pegar uma “carona” no foguete Soyuz, da Rússia, para ir e vir da ISS. Cada assento naquele veículo custa à agência espacial norte-americana mais de US$ 70 milhões.

Para mudar essa história, a NASA financiou duas empresas – Boeing e SpaceX – para desenvolver novas cápsulas espaciais, através da iniciativa Commercial Crew Program. Ambas atrasaram o desenvolvimento de suas naves e enfrentaram alguns problemas ocorridos em testes.

Coronavírus e precauções

Apesar da importância do voo, a NASA sabe que a situação com o novo coronavírus não pode ser negligenciada. A agência afirmou que seguirá as orientações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e de seu chefe de saúde e medicina, e garante que “comunicará quaisquer atualizações que possam afetar o planejamento da missão ou o acesso à mídia, assim que estiverem disponíveis”.

Empresas e organizações nos EUA estão dizendo aos funcionários para trabalharem remotamente, e a NASA não é uma exceção.

Todos os centros e instalações da agência espacial determinaram que seus funcionários trabalharão remotamente, com exceção para o pessoal considerado essencial para missões. Funcionários da SpaceX foram informados que devem ficar em casa se estiverem doentes, embora o CEO da companhia, Elon Musk, subestime os riscos associados ao coronavírus.

Ainda assim, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, diz que a agência ainda trabalha em importantes missões, como é o caso do lançamento da Crew Dragon, mesmo que a agenda possa mudar caso a pandemia continue a piorar. Um espaçoporto na América do Sul já suspendeu os lançamentos para proteger seu pessoal e as pessoas que moram perto do local.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …