O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do tipo por aqui não tem nada de asiático: ele é criado em cativeiros no Chile, ambientes que estão cada vez mais prejudicando os ecossistemas locais.

O salmão que costumamos comer no Brasil não é silvestre. Ou seja, ele não se desenvolve de forma livre e é pescado. Ele é criado em cativeiro, à base de muita ração e antibióticos. Os animais costumam ficar presos em gaiolas presas na costa chilena enquanto se desenvolvem, antes de serem comercializados.

A prática tem se tornado cada vez mais preocupante por uma série de motivos.

O primeiro deles é que os resíduos, corantes e produtos químicos usados nos criadouros (conhecidos como “salmoneras”) estão, aos poucos, destruindo fauna e flora submarinas locais. Além disso, uma enorme quantidade desses salmões acabam escapando de suas gaiolas e fogem para águas abertas, onde acabam se alimentando de peixes nativos e prejudicando até mesmo a existência de algumas espécies.

“Tem rio aqui que já não tem outro peixe que não seja salmão”, conta Alex Muñoz, advogado ambientalista, em entrevista ao “Uol”. Ele tenta impedir a degradação ambiental causada pelas salmoneras no Chile.

O vizinho sul-americano é o segundo maior produtor mundial de salmão, atrás apenas da Noruega. A região da Patagônia é responsável pela produção de cerca de 800 mil toneladas anuais do peixe.

“É enorme a quantidade de contaminação que se lança ao mar. Ela cobre corais, algas, crustáceos, estrelas-do-mar deixando um deserto embaixo d’água. São montanhas de resíduos, que degradam todo o entorno”, diz. “Quando as pessoas comem salmão no Brasil, devem saber que esse peixe foi produzido com grande impacto ambiental e social.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não é mais 90%? AstraZeneca assume erro de eficácia da vacina da COVID-19

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford, que estão desenvolvendo juntas uma vacina contra a COVID-19, revelaram na última quarta-feira (25) que houve um erro no momento da divulgação dos resultados dos testes da vacina …

6G colocaria China em posição de liderança 'inatacável' sobre EUA, diz analista

Enquanto os padrões de tecnologia 5G para redes celulares de banda larga ainda estão sendo implementados em vários países, a China recentemente lançou um satélite 6G em órbita. Descrito como o primeiro satélite 6G do mundo, …

Sri Lanka escava fosso para manter elefantes longe de lixão

Um fosso está sendo cavado ao redor de um lixão no Sri Lanka para impedir que elefantes invadam o local à procura de comida entre montes de resíduos plásticos. Os animais vão regularmente até o …

Pela primeira vez, Trump admite deixar a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou pela primeira vez que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral vote no democrata Joe Biden, embora mantenha sua tese de que houve fraude na eleição …

Mutação da Covid-19: Premiê da Dinamarca chora e se desculpa por massacre de visons

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, 43 anos, se desculpou pessoalmente nesta quinta-feira por sua gestão da pandemia. Enxugando as lágrimas, ela reconheceu que seu governo errou ao determinar o massacre de milhares de …

Herdeira da Disney diz que "tinha vergonha do sobrenome" ao falar de doação milionária

Abigail Edna Disney cresceu com muita vergonha do sobrenome que ostentava. Desde pequena, mais precisamente depois que completou dez anos, percebeu que o tamanho do patrimônio da família não condizia com a realidade da maioria …

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …