Cães ficam em sofrimento ao serem deixados sozinhos em casa

Você tem um cachorro em casa que parece estar sofrendo quando fica sozinho? Segundo a equipe de comportamento canino do abrigo para cães e gatos Bettersea CBWT (Reino Unido), eles realmente estão em sofrimento, com batimento cardíaco e respiração acelerados e grande liberação de hormônios do estresse como o cortisol.

“O período mais estressante para a maioria dos cachorros é a primeira meia hora sem os donos. Porém, em alguns cães este elevado nível de estresse pode durar o tempo todo em que estão desacompanhados”, explicam os especialistas.

Sinais mais comuns de sofrimento com o isolamento são vocalizações de protesto e comportamento destrutivo. Outros sinais mais discretos são andar sem parar em um corredor ou ao lado de uma parede, por exemplo, ou salivar excessivamente. Alguns urinam no chão como forma de tentar aliviar o estresse.

“Cães são animais sociais, então é difícil saber com certeza o que estão pensando quando são deixados sozinhos”, complementa a equipe. Não sabemos se eles acreditam que serão abandonados para sempre ou se apenas são incrivelmente carentes. Também é possível que alguns não estejam com medo, mas sim muito entediados.

Assim como os seres humanos, alguns cães lidam melhor com estresse, e outros não conseguem administrar o problema. Alguns cachorros até chegam a desenvolver ansiedade por separação ou depressão.

O que fazer?

Segundo os especialistas do abrigo de cães, a melhor época para ensinar seu cãozinho que ficar sozinho não é sinônimo de fim do mundo é quando eles são filhotes. “Durante o período crítico de socialização dos filhotes, ao redor da terceira e décima quarta semana de vida, todos os indivíduos conseguem aprender que não tem problema ficar sozinho”, diz orientação da CBWT.

O melhor a fazer é aumentar o tempo em que os filhotes ficam sozinhos, para que se acostumem aos poucos. Uma técnica interessante é na hora que for sair, deixar uma caixa com brinquedos, petiscos e objetos que podem ser destruídos, como rolos vazios de papel higiênico.

Nos primeiros exercícios, o indicado é não deixar o filhote sozinho por mais de vinte minutos. O tutor deve então sair de casa de modo confiante, sem ficar olhando para trás ou interagindo com o cachorro.

Ao voltar para casa, o dono deve recolher a caixa e todos os seus itens para que o cão veja que aquela caixa da felicidade só estará disponível quando o dono estiver fora de casa.

Arrumar um companheiro canino para seu cachorro pode ajudá-lo ou atrapalhá-lo. É possível que um cão mais calmo ajude a acalmar o cão que fica estressado, mas também é possível que o inverso aconteça.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientista da NASA revela possível localização de vida extraterreste em Marte

Alfonso Davila, cientista da NASA, acredita que haja vida em Marte e afirma que a NASA elaborou um plano para realizar uma investigação do subsolo do planeta. O cientista também revela que há diversos desafios na …

Em contexto de tensão na Síria, diplomacia boicota jogo entre França e Turquia

A polícia reforçou suas equipes nos arredores do estádio. Já os responsáveis pela segurança dentro do Stade France passarão dos 1.200 habituais para 1.400 homens. Há temores de que torcedores turcos e militantes pró-curdos se enfrentem …

Enterros verdes: Paris inova e inaugura seu primeiro cemitério sustentável

O cemitério de Ivry-sur-Seine, no subúrbio de Paris, reservou uma área de 1.560 metros quadrados para enterros sustentáveis. A nova ala deverá ajudar a diminuir o impacto gerado pelos enterros tradicionais. A contaminação do solo e …

Microsoft quer levar internet a mais de 40 milhões de pessoas em 2022

A inicativa Airband, desenvolvida pela Microsoft, está sendo expandida com a meta de conectar mais de 40 milhões de pessoas à internet até julho de 2022. Lançado em 2017, o programa visa o aprimoramento da internet …

Abandonados, curdos encontram em inimigo dos EUA um aliado

Regime sírio, um aliado russo, desloca tropas para a fronteira em apoio a milícias curdas, que estão sendo atacadas pela Turquia desde que perderam apoio de Trump. Nova aliança representa reviravolta no conflito. As Forças Armadas …

Experimento quântico indica que viagem no tempo é possível

Utilizando um computador quântico cientistas conseguiram fazer com que a máquina voltasse em uma fração de segundo ao passado mostrando que a viagem no tempo é possível. Viajar ao passado é um dos maiores sonhos da …

Dobram os focos de queimadas em terras indígenas da Amazônia

Números são os maiores desde 2011. Parque do Xingu registrou o total mais alto de sua história. Segundo Ipam, aumento se deve à ação de invasores em combinação com período de secas intensas. Dados do Instituto …

Obesidade cresce de forma acelerada no Brasil e se aproxima da taxa dos países ricos, indica OCDE

A quantidade de pessoas obesas no Brasil cresceu de forma mais acelerada que a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Agora, o Brasil se aproxima da taxa do problema …

É detectado quando asteroide recém-descoberto poderia impactar Terra

A Agência Espacial Europeia (ESA) acrescentou um novo asteroide à sua lista de perigos porque esse corpo celeste pode colidir com a Terra dentro de 65 anos. O asteroide se chama 2019 SU3, tem um diâmetro …

Queniano completa maratona em menos de duas horas

O queniano Eliud Kipchoge fez história no atletismo neste sábado (12/10) ao se tornar a primeira pessoa a correr uma maratona em menos de duas horas. O atleta de 34 anos terminou a prova clássica …