O mundo está acabando e só as baleias-jubarte sabem

Jean Tresfon/PLOSone

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) podem usar suas enormes "asas" para nadar para trás

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) podem usar suas enormes “asas” para nadar para trás

As baleias-jubarte, animais normalmente solitários, estão se organizando em grande número, e ninguém sabe porquê. O mundo está acabando e só as baleias-jubarte sabem?

As baleias-jubarte costumavam andar em bandos de no máximo 10 a 20. Agora, estão se reunindo em grupos de 20 a 200 na costa da África do Sul. Algo definitivamente está acontecendo, mas até agora, os especialistas não sabem bem o quê.

Jubartes migram até águas tropicais para se reproduzir, mas tipicamente se alimentam mais ao sul, nas águas geladas da Antártida, nesta época do ano. No entanto, expedições científicas continuam a ver grupos grandes dessas baleias na África do Sul.

Os pesquisadores, que apresentaram os dados obtidos nas expedições em um artigo publicado na PLOSone, têm algumas ideias sobre por que as jubartes estão se organizando, mas ainda não há respostas claras.

A maioria das baleias parece ser jovem, o que leva a questão: será que a costa ocidental da África do Sul é como uma versão de shopping local para jubartes adolescentes?

Não é como se 200 baleias – cada uma pesando cerca de 30.000 kg – pudesse alimentar em qualquer lugar. Congregações de baleias geralmente indicam que partes do oceano são especialmente ricas em alimento. Tem de haver uma densa concentração de presas para suportar tantas baleias-jubarte nesta área.

Jubartes comem de tudo, desde krill a plâncton a peixes pequenos. Elas têm uma forma especializada de caçar, chamada de “alimentação por rede de bolhas”.

As baleias se dividem, algumas rodopiando em torno de um grupo de peixes, soprando um pouco de ar e formando uma rede de bolhas que os confunde, prendendo-os dentro dela. As jubartes, então, se revezam para comer.

Uma vez que passam muito tempo sozinhas, as baleias podem realizar uma manobra similar por conta própria. Algumas nem sequer sabem como se alimentar assim. Não é um comportamento intrínseco – é aprendido.

Essas enormes congregações de baleias estão claramente juntas para se alimentar, pelo menos em parte, mas ninguém realmente sabe por que elas agora estão andando em grupos tão grandes.

Parece ser um fenômeno recente, observado nos últimos cinco anos, em média, por isso poderia ser que as populações florescentes de baleia-jubarte estão permitindo que elas se reúnam em tais massas.

Em um momento do passado, cerca de 90% das baleias-jubarte do mundo haviam sido caçadas, mas as populações têm se recuperado desde que elas se tornaram uma espécie protegida, em 1996. Talvez as jubartes sempre foram sociais, e simplesmente não existiam muitas delas para nós notarmos.

Ou pode ser que os oceanos estejam aquecendo, os mares subindo e talvez – apenas talvez – as baleias não aguentam mais isso e se juntaram em um maior número possível de jovens para enviarem uma mensagem final: até mais, e muito obrigado por todo o krill. Ou talvez elas estejam se comunicando com uma sonda espacial gigante. Vai saber.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …