O mundo está acabando e só as baleias-jubarte sabem

Jean Tresfon/PLOSone

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) podem usar suas enormes "asas" para nadar para trás

As baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) podem usar suas enormes “asas” para nadar para trás

As baleias-jubarte, animais normalmente solitários, estão se organizando em grande número, e ninguém sabe porquê. O mundo está acabando e só as baleias-jubarte sabem?

As baleias-jubarte costumavam andar em bandos de no máximo 10 a 20. Agora, estão se reunindo em grupos de 20 a 200 na costa da África do Sul. Algo definitivamente está acontecendo, mas até agora, os especialistas não sabem bem o quê.

Jubartes migram até águas tropicais para se reproduzir, mas tipicamente se alimentam mais ao sul, nas águas geladas da Antártida, nesta época do ano. No entanto, expedições científicas continuam a ver grupos grandes dessas baleias na África do Sul.

Os pesquisadores, que apresentaram os dados obtidos nas expedições em um artigo publicado na PLOSone, têm algumas ideias sobre por que as jubartes estão se organizando, mas ainda não há respostas claras.

A maioria das baleias parece ser jovem, o que leva a questão: será que a costa ocidental da África do Sul é como uma versão de shopping local para jubartes adolescentes?

Não é como se 200 baleias – cada uma pesando cerca de 30.000 kg – pudesse alimentar em qualquer lugar. Congregações de baleias geralmente indicam que partes do oceano são especialmente ricas em alimento. Tem de haver uma densa concentração de presas para suportar tantas baleias-jubarte nesta área.

Jubartes comem de tudo, desde krill a plâncton a peixes pequenos. Elas têm uma forma especializada de caçar, chamada de “alimentação por rede de bolhas”.

As baleias se dividem, algumas rodopiando em torno de um grupo de peixes, soprando um pouco de ar e formando uma rede de bolhas que os confunde, prendendo-os dentro dela. As jubartes, então, se revezam para comer.

Uma vez que passam muito tempo sozinhas, as baleias podem realizar uma manobra similar por conta própria. Algumas nem sequer sabem como se alimentar assim. Não é um comportamento intrínseco – é aprendido.

Essas enormes congregações de baleias estão claramente juntas para se alimentar, pelo menos em parte, mas ninguém realmente sabe por que elas agora estão andando em grupos tão grandes.

Parece ser um fenômeno recente, observado nos últimos cinco anos, em média, por isso poderia ser que as populações florescentes de baleia-jubarte estão permitindo que elas se reúnam em tais massas.

Em um momento do passado, cerca de 90% das baleias-jubarte do mundo haviam sido caçadas, mas as populações têm se recuperado desde que elas se tornaram uma espécie protegida, em 1996. Talvez as jubartes sempre foram sociais, e simplesmente não existiam muitas delas para nós notarmos.

Ou pode ser que os oceanos estejam aquecendo, os mares subindo e talvez – apenas talvez – as baleias não aguentam mais isso e se juntaram em um maior número possível de jovens para enviarem uma mensagem final: até mais, e muito obrigado por todo o krill. Ou talvez elas estejam se comunicando com uma sonda espacial gigante. Vai saber.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …