Comer fast-food pode não ser tão ruim assim

George Bremer / Flickr

-

Comer fast food pode não ser tão ruim como imaginávamos: um novo estudo descobriu que as pessoas consomem mais sal e colesterol em restaurantes tradicionais do que em redes de fast food.

“As pessoas costumam ver as refeições fast food como uma comida de baixa qualidade, e as responsabilizam por servir uma ingestão extra de calorias, açúcares e sódio”, diz o autor do estudo, Ruopeng An, professor assistente na Faculdade de Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade de Illinois, nos EUA.

“Isso é frequentemente verdadeiro quando comparado com comer em casa. Mas descobrimos que, quando a comparação é com restaurantes de serviço completo, fast food não é necessariamente pior”, aponta An.

Por exemplo, as pessoas que frequentam redes de fast food e outros restaurantes consomem aproximadamente o mesmo número de calorias adicionais (cerca de 200) e gordura total (cerca de 10 gramas), em média, em comparação com aqueles que cozinham suas refeições em casa.

Pesquisa

Cerca de 18.100 adultos americanos foram questionados em duas ocasiões para descrever as refeições que eles consumiram nas 24 horas precedentes.

Um pouco menos de um terço relatou ter comido em um restaurante de fast food durante esse tempo, enquanto que a partir de um quinto a um quarto disseram que tinham comido em um restaurante comum.

A pesquisa, publicada no European Journal of Clinical Nutrition, determinou que as refeições em restaurantes comuns são realmente mais saudáveis do que as refeições de fast food ou refeições caseiras quando se trata de certas vitaminas essenciais (B6, vitamina E, vitamina K, cobre e zinco), bem como potássio e ômega-3.

Mas refeições em restaurantes normais também tiveram a pior marca no consumo de colesterol, contendo uma média de 58 miligramas (mg) de colesterol extra por dia em comparação com refeições caseiras. Refeições de fast food só continham um extra de 10 mg de colesterol.

Restaurantes regulares também continham 412 mg de sódio extra em um dia, em comparação com refeições caseiras. O montante em excesso de sódio dos fast food foi de 300 mg.

O excesso de sódio, sob a forma de sal, representa um risco para a pressão arterial e doenças do coração. O colesterol elevado também prejudica a saúde do coração.

Ainda assim, as refeições de fast food tinham as marcas mais pobres no que diz respeito ao conteúdo em excesso de gordura saturada, e continham significativamente mais açúcar (e significativamente menos fibras, vitamina A, D, e C e magnésio) do que refeições caseiras, enquanto refeições em outros restaurantes não se saíram tão mal nestes quesitos.

An aponta que pedir comida em casa de um restaurante normal (embora não em um fast food) é mais saudável do que comer fora.

“É provavelmente devido ao fato de que comer fora é mais um evento social”, explica ele. “Mais tempo é gasto comendo. E também quando a comida é trazida para casa, é mais provável que seja combinada com alimentos mais saudáveis”.

Comer menos e melhor

De qualquer maneira, An acrescenta, “nós recomendamos que as pessoas consumam a sua própria comida na sua própria casa, sempre que possível”.

Reconhecendo que nem sempre é uma opção, Lona Sandon, professora assistente de nutrição clínica na Universidade do Texas, compartilhou algumas dicas para quem costuma comer fora.

“A primeira coisa que as pessoas podem fazer quando comem fora é procurar alimentos ou pratos que incluem vegetais e carnes magras grelhadas, frescas, ou cozidas”, recomenda ela. Sandon também sugere frutas, legumes, saladas verdes com proteína magra, e sopas à base de caldo de carne e lentilha.

“Em segundo lugar, pense pequeno”, acrescenta. “Escolha a opção pequena quando disponível, pergunte se uma meia porção é uma opção, ou peça a opção infantil”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …