Desvendado o mistério das antigas pirâmides chinesas

auws / Flickr

Tumbas antigos em Jian, província de Jilin, China

Sim, na China também há pirâmides. Não são tão conhecidas quanto as do Egito, mas compartilham algumas características. No entanto, essas antigas pirâmides chinesas estavam envoltas em um mistério que sempre intrigou os cientistas. Agora, foi finalmente desvendado.

Da mesma forma que as famosas pirâmides do Egito, as pirâmides chinesas (que são tumbas em forma de pirâmide), construídas durante a Dinastia Han, estão perfeitamente alinhadas com os pontos cardeais. No entanto, há um detalhe nessas pirâmides que sempre intrigou os cientistas.

Enquanto algumas pirâmides orientais revelam um alinhamento quase perfeito em relação ao Polo Norte, outras possuem um pequeno desvio de quase 14 graus.

Esse desvio poderia ter sido um erro dos arquitetos? Apesar de essa ser a resposta mais simples, não corresponde à verdade. Um astrônomo italiano, Giulio Magli, propôs uma hipótese muito mais interessante: talvez os construtores das pirâmides chinesas não quisessem realmente apontar para o Polo Norte, mas sim para a Estrela Norte.

A teoria de Magli é baseada no movimento do nosso planeta, conhecido como precessão dos equinócios, que faz com que a Terra realize um movimento circular que demora 25.700 anos para completar. Isso significa que o Polo Norte e a Estrela Polar estão agora alinhados, mas não se encontravam na mesma posição há 2 mil anos.

Os padrões de orientação das tumbas em forma de pirâmide que abrigam os restos dos imperadores chineses da Dinastia Han escondem a pista sobre como algumas das tradições familiares do Império Celestial escolheram diferentes maneiras de expressar sua grandeza e poder, acredita o cientista.

O estudo, publicado em setembro na Archaeological Research in Asia, baseou-se na análise de imagens de satélite das estruturas ao longo das margens do Rio Wei, perto da cidade de Xian, na província de Shaanxi.

Dessa forma, a pesquisa de Magli sugere que a pirâmide em que se encontram os restos de Qin Shi Huang, imperador da Dinastia Han, está alinhada com notável precisão aos polos Norte e Sul da Terra, feito que os arquitetos conseguiram alcançar através da  observação da posição do Sol e das constelações.

Por contraste, alguns dos seus sucessores optaram por seguir a orientação da Estrela Polar, considerada na antiga China como o grande imperador do céu.

De acordo com os cálculos de Magli, as posições históricas desse corpo celeste coincidem com a orientação daquelas tumbas que se desviam do padrão Norte-Sul. Seus ocupantes ordenaram a construção das tumbas dessa forma para demonstrar que eram aliados daquele poderoso imperador celeste.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …

Caminhão com dobro do peso autorizado causou queda de ponte na França

O desabamento de uma ponte no sul da França, que causou a morte de duas pessoas na manhã de segunda-feira (18), foi provavelmente provocado pela passagem de um caminhão que pesava mais de 40 toneladas, …

Suécia suspende investigações de estupro contra Julian Assange

Autoridades da Suécia anunciaram nesta terça-feira (19) que vão desistir das investigações de estupro contra Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que segue preso em Londres. Depois de terem sido suspensas em 2017, as investigações foram …

Novo mapa de Titã revela que a lua de Saturno é coberta por material orgânico

Cientistas montaram o primeiro mapa geológico global de Titã, uma das principais luas de Saturno, graças aos dados fornecidos pela sonda Hyugens — lançada em 1997 com a missão Cassini. Além de ser a única lua …

Desmatamento na Amazônia atinge maior nível desde 2008

Entre agosto de 2018 e julho de 2019, o desmatamento da Floresta Amazônica cresceu 29,5% em comparação com os 12 meses anteriores. Ao todo, a floresta perdeu uma área de 9.762 km² (equivalente a sete …

Conheça a vodka feita de ‘nada’, produzida a partir de energia solar, água e CO2

Bebida originária da Europa Oriental, a vodka é um destilado que pode ser obtido a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio e até ervas. E se a gente te contasse que um grupo de empreendedores …

EUA mudam posição histórica e afirmam que colônias de Israel não são ilegais

Os Estados Unidos afirmaram nesta segunda-feira (18) que não consideram mais os assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada uma quebra do direito internacional. A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que …

Trump poderá depor no inquérito sobre seu impeachment na Câmara dos Representantes

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira  que poderá testemunhar no comitê de investigação da Câmara dos Representantes, que avalia a possibilidade de pedir seu impeachment. O pedido foi feito pela líder dos democratas, Nancy …