Mais de 100 tumbas contendo objetos raros do período entre 2.100 a.C. e 221 a.C. foram desenterradas no recinto de uma escola na província chinesa de Guangdong.
Durante as escavações, que começaram em julho e terminaram neste mês, os pesquisadores encontraram centenas de artefatos bem preservados das mais importantes dinastias chinesas.
Entre os objetos encontrados estavam 125 tumbas antigas, artefatos em bronze e jade, peças de cerâmica, incluindo estatuetas muito realistas representando animais domésticos e aves, segundo o Instituto Municipal de Patrimônio Cultural e Arqueologia de Guangzhou, citado pela emissora estatal chinesa CGTN.
Os vestígios pertencem a diversas dinastias chinesas, incluindo a Hang, Ming e Qing, sendo que as descobertas mais importantes são da dinastia pré-Qin, que abrange os anos de 2.100 a.C. até 221 a.C., quando começou o período Qin.
Esta é a primeira vez que materiais relevantes desta época foram encontrados em Guandong.
Entre as relíquias ainda estão vasos de cerâmica, um punhal, uma espada e um machado de bronze, bem como um fascinante anel de jade. Ao todo, foram encontradas 470 peças antigas no local.
// Sputnik