Esqueletos de “gigantes” de 5 mil anos são descobertos na China

Arqueólogos fizeram uma descoberta interessante na China: túmulos com os restos do que seriam pessoas “gigantes” para a época, enterradas aproximadamente 5 mil anos atrás. Os ossos, encontrados na província de Shandong, no sudeste do país, revelaram um indivíduo masculino que teria atingido pelo menos 1,90 metro de altura, juntamente com outros que mediam pelo menos 1,80 metro.

Hoje em dia, isso configuraria uma pessoa alta, mas não gigante. Naquela época, no entanto, tais indivíduos certamente se elevariam sobre seus contemporâneos neolíticos.

Para contextualizar, em 2015, a altura média dos homens de 18 anos nessa região chinesa foi de 1,75 metro. A média nacional foi de 1,72 metro. Logo, os homens modernos da mesma região são significativamente mais baixos do que esses ancestrais antigos, embora hoje desfrutem de um acesso muito melhor a uma variedade de alimentos saudáveis e vivam em uma época em que sabemos muito mais sobre nutrição.

Ainda que não tenhamos certeza de qual seria a altura média em Shandong 5 mil anos atrás, os pesquisadores acreditam que homens europeus do período tinham cerca de 1,65 metro.

Conclusão: esses “gigantes” eram definitivamente invulgarmente altos para seu tempo. “Isso é apenas baseado na estrutura óssea. Se fosse uma pessoa viva, sua altura certamente excederia 1,90 metro”, disse o pesquisador Fang Hui, da Universidade de Shandong, à agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Ricos e importantes

A equipe de Fang vem conduzindo a escavação desde o ano passado. Até agora, as ruínas de 205 túmulos, 20 poços de sacrifício e 104 casas foram estudadas.

Quanto ao que deu a esses indivíduos antigos uma estatura tão impressionante, os pesquisadores sugerem que o povo da cultura Longshan – nomeada pelo Monte Longshan, em Zhangqiu – tinha acesso a boa comida. “Já agrícolas naquela época, as pessoas tinham recursos alimentares diversos e ricos e, assim, seu físico mudou”, disse Fang à Xinhua.

Outra pista para as proporções dos “gigantes” reside no seu ambiente antigo. Os mais altos dos homens foram encontrados em túmulos maiores, sugerindo que eles podem ter sido indivíduos importantes de alto status, dando-lhes uma existência confortável.

O layout das casas escavadas também aponta para quartos e cozinhas separados – conveniências decididamente privilegiadas para uma aldeia que remonta cerca de cinco milênios.

Além dos restos humanos e das fundações de construção, os arqueólogos descobriram ossos e dentes de porcos, o que sugere que os aldeões criavam os animais. Por fim, os cientistas escavaram ainda uma variedade de objetos coloridos de cerâmica e jade.

Alguns dos esqueletos e artefatos culturais têm marcas de danos físicos, que podem ter sido intencionalmente infligidos após os enterros, no que deve ter sido uma atitude politicamente motivada durante algum tipo de luta pelo poder local.

Vale lembrar que essas descobertas iniciais ainda não foram revisadas por outros cientistas, mas o que é mais interessante é que ainda temos muito a descobrir sobre esses povos antigos e seus modos de vida.

Até agora, apenas 2 mil metros quadrados do sítio arqueológico foram escavados, uma fração mínima da área total destinada a ser investigada. Ninguém sabe quais mistérios continuarão a aparecer, mas há uma boa chance de desvendarmos mais segredos para explicar como esses indivíduos ficaram tão gigantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …