Esqueletos de “gigantes” de 5 mil anos são descobertos na China

Arqueólogos fizeram uma descoberta interessante na China: túmulos com os restos do que seriam pessoas “gigantes” para a época, enterradas aproximadamente 5 mil anos atrás. Os ossos, encontrados na província de Shandong, no sudeste do país, revelaram um indivíduo masculino que teria atingido pelo menos 1,90 metro de altura, juntamente com outros que mediam pelo menos 1,80 metro.

Hoje em dia, isso configuraria uma pessoa alta, mas não gigante. Naquela época, no entanto, tais indivíduos certamente se elevariam sobre seus contemporâneos neolíticos.

Para contextualizar, em 2015, a altura média dos homens de 18 anos nessa região chinesa foi de 1,75 metro. A média nacional foi de 1,72 metro. Logo, os homens modernos da mesma região são significativamente mais baixos do que esses ancestrais antigos, embora hoje desfrutem de um acesso muito melhor a uma variedade de alimentos saudáveis e vivam em uma época em que sabemos muito mais sobre nutrição.

Ainda que não tenhamos certeza de qual seria a altura média em Shandong 5 mil anos atrás, os pesquisadores acreditam que homens europeus do período tinham cerca de 1,65 metro.

Conclusão: esses “gigantes” eram definitivamente invulgarmente altos para seu tempo. “Isso é apenas baseado na estrutura óssea. Se fosse uma pessoa viva, sua altura certamente excederia 1,90 metro”, disse o pesquisador Fang Hui, da Universidade de Shandong, à agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Ricos e importantes

A equipe de Fang vem conduzindo a escavação desde o ano passado. Até agora, as ruínas de 205 túmulos, 20 poços de sacrifício e 104 casas foram estudadas.

Quanto ao que deu a esses indivíduos antigos uma estatura tão impressionante, os pesquisadores sugerem que o povo da cultura Longshan – nomeada pelo Monte Longshan, em Zhangqiu – tinha acesso a boa comida. “Já agrícolas naquela época, as pessoas tinham recursos alimentares diversos e ricos e, assim, seu físico mudou”, disse Fang à Xinhua.

Outra pista para as proporções dos “gigantes” reside no seu ambiente antigo. Os mais altos dos homens foram encontrados em túmulos maiores, sugerindo que eles podem ter sido indivíduos importantes de alto status, dando-lhes uma existência confortável.

O layout das casas escavadas também aponta para quartos e cozinhas separados – conveniências decididamente privilegiadas para uma aldeia que remonta cerca de cinco milênios.

Além dos restos humanos e das fundações de construção, os arqueólogos descobriram ossos e dentes de porcos, o que sugere que os aldeões criavam os animais. Por fim, os cientistas escavaram ainda uma variedade de objetos coloridos de cerâmica e jade.

Alguns dos esqueletos e artefatos culturais têm marcas de danos físicos, que podem ter sido intencionalmente infligidos após os enterros, no que deve ter sido uma atitude politicamente motivada durante algum tipo de luta pelo poder local.

Vale lembrar que essas descobertas iniciais ainda não foram revisadas por outros cientistas, mas o que é mais interessante é que ainda temos muito a descobrir sobre esses povos antigos e seus modos de vida.

Até agora, apenas 2 mil metros quadrados do sítio arqueológico foram escavados, uma fração mínima da área total destinada a ser investigada. Ninguém sabe quais mistérios continuarão a aparecer, mas há uma boa chance de desvendarmos mais segredos para explicar como esses indivíduos ficaram tão gigantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …