Corpos de 800 crianças são encontrados em orfanato católico

Um convento na Irlanda ocultou por décadas centenas de corpos de bebês e crianças pequenas vítimas de doenças infantis nos anos 50.

Os restos mortais foram descobertos nesta sexta-feira (3/3) pelo governo irlandês. Segundo autoridades locais, mais de 800 órfãos foram enterrados no local no século 20, em meio a altos índices de mortalidade infantil no país.

De acordo com uma comissão de juízes que investiga maus tratos em orfanatos na Irlanda, os corpos foram encontrados no condado de Galway. Eles estavam em uma estrutura subterrânea dividida em 20 câmaras, com “quantidades significativas de restos humanos”.

Eles foram enterrados na década de 50. Testes de DNA determinaram que a idade dos corpos variava entre 35 semanas e 3 anos.

Na época, diversos orfanatos católicos abrigavam mães solteiras e seus filhos. Era uma prática comum enterrar os mortos em valas comuns. Também eram frequentes casos de mães separadas dos filhos por pressão social. Algumas crianças eram direcionadas para adoção sem que as mães biológicas soubessem, história narrada no filme Philomena.

Em 2014, o governo irlandês começou a investigar depois de a historiadora Catherine Corless ter encontrado registros de óbito de 800 crianças do orfanato e apenas um registro de enterro.

Limerick1914 / Flickr

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

Fotos de algumas das crianças da Casa no Connaught Tribune, 21 de Junho 1924

“Crianças que jogavam futebol ali perto chegaram a encontrar ossos por ali nos anos 70”, disse ela. A Comissária para Infância do governo irlandês, Katherine Zaponne, disse que as evidências são perturbadoras. Um novo enterro deve ser organizado pelo governo.

A ordem das monjas de Bon Secours administrou o orfanato até 1961 e prometeu colaborar com as investigações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …