“Olhem para nós, tudo é possível”, diz humorista vencedor da presidencial da Ucrânia

Stepan Franko / EPA

O novo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Ator inexperiente na política obteve vitória esmagadora sobre presidente Poroshenko, mesmo nas regiões mais nacionalistas do país. Críticos o acusam de ser pró-Moscou e de conivência com oligarca.

O humorista Volodymyr Zelensky é o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais da Ucrânia, realizado neste domingo (21/04), com aproximadamente 73% dos votos. Assim ele desbancou o atual presidente, Petro Poroshenko, que obteve apenas 25%, segundo as pesquisas finais de boca de urna.

Poroshenko reconheceu logo sua derrota, ao aceitar os resultados de boca de urna, acrescentando que deixará o cargo “no próximo mês”.

“Quando vejo os resultados das pesquisas de boca de urna, são evidentes. É motivo para ligar para meu oponente e parabenizá-lo”, comentou, mostrando-se disponível a apoiar o seu rival na transição: “Vou deixar o cargo, mas quero frisar firmemente que não vou deixar a política.”

Zelensky, de 41 anos, alcançou um resultado histórico, dominando as urnas em todas as regiões do país, inclusive no oeste mais nacionalista. No leste, onde nasceu, sua vitória seria arrasadora, somando mais de 88% dos votos. Os resultados corroboraram as pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral, que davam a Zelensky mais de dois terços dos votos.

As primeiras palavras do novo presidente foram para as outras ex-repúblicas soviéticas: “Olhem para nós, tudo é possível“, afirmou Zelenski, reunido com simpatizantes em Kiev. “Obrigado a todos os ucranianos que me apoiaram. Obrigado a todos os ucranianos, onde quer que estejam. Prometo que não falharei com vocês“, declarou o comediante em seu comitê, após os resultados das pesquisas serem divulgados.

Zelensky também agradeceu aos soldados e voluntários que estão no leste do país por “protegerem a Ucrânia”. Em sua popular série televisiva Servidor do Povo, ele interpreta um professor que nunca teve um cargo político mas é eleito presidente.

O humorista obteve o dobro da votação de Poroshenko no primeiro turno do pleito presidencial, refletindo a revolta popular contra a corrupção endêmica, uma economia moribunda e o conflito com os insurgentes no leste, apoiados pela Rússia, que já dura cinco anos.

Seus críticos questionam que seja a figura política independente que pretende, acusando-o de ser pró-Moscou e de manter aliança com Ihor Kolomoyskyi – um antes influente oligarca da cidade de Dnipro –, com o fim de impedir um novo mandato de Poroshenko.

Numa crítica implícita ao humorista, depois de votar, Poroshenko enfatizou ser “importante guiar-se pela razão, não por gargalhadas“, acrescentando que “ao início pode ser engraçado, mas depois pode ser doloroso”.

Ele salientou, ainda, a necessidade de “defender as conquistas dos últimos 5 anos“, referindo-se à criação da Igreja Ortodoxa ucraniana independente, sem laços com a da Rússia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …