Frente fria histórica atinge os EUA com temperaturas de até -50°C

Philip Chang / Flickr

Lago Michigan, em Chicago, congelado

Uma onda de frio polar nos Estados Unidos, com temperaturas de até – 50°C, devem afetar cerca de 250 milhões de norte-americanos. Mais de mil voos já foram cancelados no país, e o fechamento de aeroportos deve atingir diretamente a final do Super Bowl, um dos eventos esportivos mais esperados dos EUA.

Um fluxo de ar polar invadiu grande parte dos Estados Unidos nesta terça-feira (29) do estado de Dakota (centro) até o Maine (leste, na fronteira com o Candá), e quedas de neve históricas são esperadas até o sul do país, nos estados do Alabama e na Geórgia, perto da Flórida.

Segundo o jornal The New York Times, “duas das mais temidas palavras em uma previsão do tempo – o vórtice polar – voltaram nesta semana aos Estados Unidos, prometendo baixas temperaturas que poderiam quebrar recordes e mergulhar grande parte do país em seu mais profundo congelamento em décadas”.

As cidades do centro-oeste norte-americano, onde a temperatura caiu abaixo dos -18°C, abriram abrigos para que as pessoas possam se aquecer. Centenas de escolas foram fechadas.

As companhias aéreas cancelaram mais de 1.000 voos, incluindo alguns para Atlanta, onde deve ser realizada em poucos dias a final do Super Bowl. Metade dos voos partindo do Aeroporto Internacional de Chicago foi cancelada nesta terça-feira, de acordo com o site FlightAware.com, que monitora o tráfego aéreo.

O centro do país deve ser a região mais atingida pela onda de frio, e o termômetro deverá despencar para -46 °C na área de Chicago e Illinois na noite desta terça-feira. Uma queda de neve de até 60 cm é esperada em Wisconsin e a nevasca prevalecerá até esta quarta-feira (30) desde a região dos Grandes Lagos até New England.

O responsável pela onda recorde de frio é o que os cientistas chamam de “vórtice polar”, uma massa gelada de ar que deveria passar sobre o Polo Norte, mas que se centrou em latitudes mais baixas.

Segundo a CNN, cerca de 250 milhões de norte-americanos, ou três quartos da população do país, serão atingidos pela onda de frio. Cerca de 90 milhões de pessoas terão de enfrentar temperaturas abaixo de zero e mais de 20 milhões vivem em zonas que vão registar temperaturas de -20º C.

O governador do estado de Winscosin determinou estado de emergência e universidades e escolas devem permanecer fechadas nos próximos dias nos Estados Unidos. Segundo o Centro de Pesquisa Ambiental e Atmosférica de Boston, as temperaturas baixas podem se manter até meados de fevereiro ou março de 2019.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …