ONG contabiliza mais de 321 mil mortos em 6 anos de conflito na Síria

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeio em Aleppo, Síria

Bombardeio em Aleppo, Síria

Mais de 321 mil pessoas morreram em seis anos de conflito na Síria, segundo os números divulgados nesta segunda-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). A guerra civil começou em 15 de março de 2011 e na quarta completa seis anos.

Dos pelo menos 321.358 mortos contabilizados pela ONG, 96.073 são civis e, entre estes, 17.411 são menores e 10.847 mulheres.

No lado dos opositores ao governo de Damasco, pelo menos 52.333 combatentes de facções rebeldes e islâmicas, assim como das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada pelas milícias curdas, morreram nestes seis anos, além de 2.603 desertores.

Também morreram 55.875 milicianos de grupos radicais como a antiga Frente al Nusra (ex-braço sírio da Al Qaeda), Estado Islâmico e organizações como a Jund al Aqsa, o Partido Islâmico do Turquestão e a Jund al Sham.

Já entre as forças leais ao presidente sírio Bashar al Assad, houve um total de 114.474 baixas: 60.901 soldados das tropas regulares, 45.290 milicianos pró-governo sírios, 1.421 integrantes do grupo xiita libanês Hezbollah e 6.862 combatentes xiitas de outras nacionalidades.

Além disso, o OSDH ressaltou que pelo menos 2 milhões de pessoas ficaram feridas nestes seis anos de disputa, que originaram 12 milhões de refugiados e deslocados internos.

A ONG não descartou que o número de mortos seja superior em pelo menos 85 mil pessoas e advertiu que não incluiu em seus números os 45 mil civis falecidos por torturas em prisões e centros de detenção das forças governamentais.

Este saldo de vítimas mortais também não recolhe os 5.200 civis e rebeldes sequestrados pelo EI, nem os 4.700 prisioneiros e desaparecidos das forças governamentais sírias, nem os 2 mil reféns em mãos de grupos insurgentes e islâmicos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …

Razão pela qual tubarões caçam em torno da Europa e EUA é revelada

Tubarões e grandes prestadores marinhos evitam caçar em águas quentes equatoriais e preferem viver mais ao norte e ao sul, em zonas que compreendem a Europa, os Estados Unidos e a África do Sul. Os tubarões …

Os distanciamentos do coronavírus mudaram a maneira como a Terra se move

As pessoas têm ficado em casa para diminuir a velocidade com a qual o novo coronavírus se espalha. Mas essa atitude pode significar que o planeta também está se movendo um pouco menos. Pesquisadores que estudam …

Facebook não quis investigar desinformação vinda de site norte-americano

“Facebook” e “transparência” são duas palavras que geralmente estão juntas em pautas mais espinhosas, e desta vez não é diferente: segundo uma reportagem veiculada pelo jornal norte-americano The New York Times, a rede social mais …

Maduro denuncia navio turístico 'pirata' português que afundou embarcação da Marinha venezuelana

O presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou o ataque e afundamento de um barco da Marinha da Venezuela por um navio turístico "pirata", a noroeste da ilha de La Tortuga. Na noite de segunda-feira (30), o navio …