ONG contabiliza mais de 321 mil mortos em 6 anos de conflito na Síria

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeio em Aleppo, Síria

Bombardeio em Aleppo, Síria

Mais de 321 mil pessoas morreram em seis anos de conflito na Síria, segundo os números divulgados nesta segunda-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). A guerra civil começou em 15 de março de 2011 e na quarta completa seis anos.

Dos pelo menos 321.358 mortos contabilizados pela ONG, 96.073 são civis e, entre estes, 17.411 são menores e 10.847 mulheres.

No lado dos opositores ao governo de Damasco, pelo menos 52.333 combatentes de facções rebeldes e islâmicas, assim como das Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada pelas milícias curdas, morreram nestes seis anos, além de 2.603 desertores.

Também morreram 55.875 milicianos de grupos radicais como a antiga Frente al Nusra (ex-braço sírio da Al Qaeda), Estado Islâmico e organizações como a Jund al Aqsa, o Partido Islâmico do Turquestão e a Jund al Sham.

Já entre as forças leais ao presidente sírio Bashar al Assad, houve um total de 114.474 baixas: 60.901 soldados das tropas regulares, 45.290 milicianos pró-governo sírios, 1.421 integrantes do grupo xiita libanês Hezbollah e 6.862 combatentes xiitas de outras nacionalidades.

Além disso, o OSDH ressaltou que pelo menos 2 milhões de pessoas ficaram feridas nestes seis anos de disputa, que originaram 12 milhões de refugiados e deslocados internos.

A ONG não descartou que o número de mortos seja superior em pelo menos 85 mil pessoas e advertiu que não incluiu em seus números os 45 mil civis falecidos por torturas em prisões e centros de detenção das forças governamentais.

Este saldo de vítimas mortais também não recolhe os 5.200 civis e rebeldes sequestrados pelo EI, nem os 4.700 prisioneiros e desaparecidos das forças governamentais sírias, nem os 2 mil reféns em mãos de grupos insurgentes e islâmicos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …