Oregon oficializa discriminalização de todas as drogas e troca prisão por tratamento médico

O estado do Oregon, nos Estados Unidos, se tornou a primeira região do país norte-americano a descriminalizar oficialmente a posse e o uso pessoal de todas as drogas. Além disso, a decisão também amplia o acesso à assistência médica para dependentes químicos e oferece outros serviços de saúde ao invés de prender e condenar os usuários de drogas.

Aprovada em novembro de 2020 e oficialmente em vigor desde a última segunda-feira (8/02), a Medida 110 passou por votação popular no Oregon e foi aprovada com 55,8% dos votos.

O decreto prevê que o porte de drogas como heroína, cocaína e metanfetamina não seja mais punível com pena de prisão, mas, sim, com uma penalização semelhante a uma uma multa de trânsito.

“Hoje, o primeiro dominó de nossa guerra cruel e desumana contra as drogas caiu, desencadeando o que esperamos ser uma cascata de outros esforços com foco na saúde em vez da criminalização”, disse Kassandra Frederique, diretora executiva da Drug Policy Alliance, em declaração oficial.

“Esta lei tem como objetivo proteger as pessoas contra perseguição, assédio e criminalização nas mãos do Estado por usar drogas para que, em vez disso, tenham acesso aos apoios de que precisam”, finalizou ela.

Enquanto a posse de pequenas quantidades de drogas agora é descriminalizada no estado norte-americano, a posse de grandes quantidades de substâncias alucinógenas, por sua vez, pode resultar em uma acusação de contravenção.

A ação para descriminalizar as drogas no Oregon veio depois que eleitores em uma série de outros estados estadunidenses aprovaram medidas eleitorais para legalizar a maconha recreativa.

Em outubro de 2020, Joe Biden, o atual presidente dos Estados Unidos, defendeu, durante um debate eleitoral, o apoio médico ao tratamento de dependentes químicos em detrimento do encarceramento. “Ninguém deveria ir para a cadeia porque tem um problema com as drogas”, afirmou ele, segundo o “USA Today“.

Como a Medida 110 vai funcionar na prática?

De acordo com a Medida 110, os portadores de drogas também podem optar por se submeter a uma avaliação de saúde para dependência química ao invés de pagar a multa, estipulada em US$ 100 (aproximadamente R$ 536).

A legislação também estabelece a criação de centros de recuperação gratuita de dependência química, financiados pela receita tributária das vendas legalizadas de maconha no varejo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …