Como os dinossauros de 2 toneladas chocavam os ovos sem quebrá-los?

Doyle Trankina, Gerald Grellet-Tinner / UCLA

Os pequenos ovirraptorossauros da Mongólia são os dinossauros mais próximos dos pássaros atuais

Uma nova pesquisa científica descobriu como dinossauros gigantes, com um peso semelhante a um rinoceronte dos dias atuais, se sentavam sobre seus ovos para chocá-los, sem os quebrarem. E sim, era com muito cuidadinho!

A pesquisa, publicada esta semana nas Biology Letters, baseou-se nos ninhos dos ovirraptossauros, dinossauros terópodes, com cabeças parecidas com as dos papagaios e cristas semelhantes às dos casuares atuais, que pesavam entre 37 quilos e 2 toneladas.

O estudo apurou que os ninhos destes dinossauros gigantes tinham formatos diferentes, conforme o seu tamanho. Assim, os ovirraptossauros maiores tinham ninhos em forma de rosquinha, com buracos no meio, em torno dos quais alinhavam os ovos em círculo, o que lhes permitia se sentar sobre eles sem os quebrarem.

Já os ovirraptossauros menores tinham ninhos sem buracos ou com buracos pequenos, sentando-se diretamente sobre os ovos.

“Os oviraptossauros parecem ter se adaptado para conseguirem se sentar sobre seus ninhos, mesmo com um corpo de tamanho gigante”, explica ao Live Science a coautora do estudo, Darla Zelenitsky, professora de Paleontologia na Universidade canadense de Calgary.

A cientista nota que esses dinossauros seriam “muito exigentes quanto ao modo como os seus ovos eram organizados no ninho”. Um dado que explica por que os vestígios de ninhos encontrados se apresentam praticamente intactos. Esta circunstância permitiu aos paleontólogos medirem todo o seu diâmetro, bem como o buraco no meio.

O estudo menciona ninhos com cerca de 40 centímetros, no caso dos ovirraptossauros de cerca de 40 quilos, e ninhos que podiam chegar até os 3 metros, no caso dos ovirraptossauros com 1500 quilos.

Quanto maior o dinossauro, maior é o diâmetro do buraco ao meio, apontam os paleontólogos, referindo que a configuração seria menos eficaz em manter os ovos aquecidos.

“Esse comportamento de ninhada pode ter sido menos eficiente nas espécies maiores, porque pode ter havido menos contato com os ovos devido à configuração modificada dos ninhos”, concluem os autores do estudo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …