Descoberta a origem de quase 200 mil asteroides entre Marte e Júpiter

JPL-Caltech / NASA

Grande parte dos asteroides que se encontram no cinturão entre Marte e Júpiter são fragmentos de cinco ou seis planetas antigos, que foram dissolvidos quando o Sistema Solar estava ainda no início da sua formação. 

As conclusões são de um novo estudo, conduzido por uma equipe de cientistas da Universidade da Flórida, nos EUA, que foi publicado semana passada na Nature.

A pesquisa aponta que 85% dos 200 mil asteroides que orbitam entre Marte e Júpiter tiveram sua origem em planetesimais, ou protoplanetas, que são considerados os “precursores” dos planetas que giram em torno do Sol – e os outros 15% podem pertencer ao mesmo grupo de corpos rochosos.

Segundo Stanley Dermott, o autor principal do estudo, a pesquisa é importante para entender a história e os materiais que formaram os asteroides, mas também para ajudar a proteger a Terra de meteoritos, ou seja, de pedaços de corpos extraterrestres como asteroides, planetas e cometas.

“Esses corpos largos orbitam próximos da Terra, então claro que estamos preocupados com a quantidade de corpos existentes e que tipo de material os forma”, explicou Dermot em declarações à agência ANSA.

“Se algum dia um desses asteroides cair na Terra – e nós queremos evitar isso – precisamos saber mais sobre a sua natureza”, acrescentou.

A pesquisa também demonstrou que o tipo de órbita de um asteroide depende das suas dimensões, sugerindo que “as diferenças vistas nos meteoritos encontrados na superfície da Terra dependem das mudanças evolutivas verificadas nesses planetas, que existiram há mais de 4 bilhões de anos”.

“Não ficarei surpreso se conseguíssemos identificar as origens de todos os asteroides, não apenas os que estão no centro do cinturão. Conhecer a evolução dos corpos que formaram o Sistema Solar pode nos ajudar a dar resposta a perguntas sobre como podem existir planetas como a Terra no Universo”, concluiu Dermott.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …