Os 10 blocos de rua mais inusitados (e divertidos) do Carnaval do Rio

Fernando Maia / Riotur

Não é tarefa das mais fáceis montar a programação para o carnaval de rua do Rio de Janeiro. A quantidade e variedade de estilos dos bloquinhos que invadem cada canto da cidade nessa época chega a ser surreal.

Alguns blocos como o Monobloco e o Bangalafumenga arrastam multidões e esbanjam hits no repertório; outros já viraram patrimônios culturais, como o Cordão da Bola Preta, o Suvaco do Cristo e o Bloco da Favorita; outros ainda são famosos pela pegação, como o Empolga às 9, o Imaginô? Agora Amassa! e o Fogo e Paixão.

Agora, para você que quer distância de muvuca, curte outros tipos de tribos e sons ou está simplesmente a fim de tomar umas e tirar um barato, eis uma seleção que o site Hypeness montou para você também chamar esse carnaval de seu.

1. Bunytos de Corpo
Fora do circuito oficial, esse bloco só divulga o horário e local de saída poucos momentos antes em sua página no Facebook. Normalmente, sai às segundas de carnaval. A ideia é tirar onda da galera da malhação, portanto todo mundo sai de calça lycra e polaina e se diverte com uma playlist cheia de clichês de academia. O momento mais esperado é, claro, quando toca Flashdance!

2. Segura meu Roller
Aqui não importa a fantasia. Pode ser fantasia de bailarina, super-herói, bombeiro, policial, salva-vidas ou Village People. A única regra é calçar um par de patins ao estilo roller com um cadarço bem chamativo e fazer bagunça sobre rodas. Sai no sábado, em frente ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá.

3. To be wild
Sem dúvida alguma, o grito de salvação da tribo roqueira. No repertório: Iron Maiden, AC/DC, Motorhead, Red Hot Chilli Peppers, Metallica, Rage Against the Machine e Black Sabbath. Sai na sexta à noite, na Praça XV.

4. Minha Luz é de LED
A proposta é de uma balada em plena rua, em que os foliões usam luzes de LED nas roupas e adereços. O cortejo conta com a potência de 2 mil watts para garantir um passeio sonoro por todas as frequências de um repertório que traz sempre combinações inusitadas: de Daft Punk a Alípio Martins, de Bob Marley a Kraftwerk, de Araketu a Led Zeppelin. Para saber quando e onde sai, fique de olho na página do bloco no Facebook.

5. Diversão brasileira
Bloco de dubladores de cinema e TV que sai na Tijuca nesse sábado de carnaval com o tema novelas. Criado por Rodrigo Antas, o dublador do Bart Simpson, é garantia de performances divertidíssimas. Não vai faltar Maria do Bairro, Marimar, Luz Clarita e Paola Bracho, entre outras.

6. Fanfarra Black Clube
Já imaginou no que dá a mistura “black soul disco dance fanfarrístico jazzístico carnavalesco”? Pois é, o suingue corre solto com essa galera que se apresenta no sábado de carnaval, em horário e local que será divulgado apenas no dia no Facebook deles.

7. Thriller Elétrico
O rei do pop, Michael Jackson, é a inspiração para o bloco Thriller Elétrico, que desfila trazendo o repertório do ídolo misturado a ritmos brasileiros. O Thriller Elétrico reúne cerca de 50 ritmistas e músicos, profissionais e amadores, que sacudem os foliões com hits como “Billie Jean”, “Thriller”, “Bad”, “I Want You Back”, “Human Nature” e “Off the Wall”, em versões de samba, funk, marchinha, samba-reggae, ijexá, xote e ciranda. Sai no domingo, em Vila Isabel.

8. Bloco do Sargento Pimenta
Tributo carnavalesco aos Beatles que atrai multidões. No repertório, não faltam versões muito bem executadas de “A Hard Day’s Night”, “All My Loving”, “Don’t Let Me Down”, “Drive My Car” e “Hey Jude”. Sai na segunda, no aterro do Flamengo.

9. Cordão do Boi Tolo
Essa é a melhor pedida para quem não quer saber de horários definidos e percursos restritos. O bloco percorre as ruelas do centro no domingo de carnaval. Já chegou a sair na manhã de um dia e só encerrar as atividades na madrugada do dia seguinte. Uma homenagem ao carnaval livre e sem barreiras, sem carro de som, com músicos tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão, e a galera fantasiada dançando atrás.

10. Amigos da Onça
A graça aqui é sair para a farra na madrugada da quarta-feira de cinzas, quando o povo já ensaia a volta ao trabalho. Se estiver no pique, pode chegar na pista interna da Praia do Flamengo, antes do sol raiar.

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …