Os russos ainda não estão prontos para enterrar a múmia de Lenine

Lenine, o símbolo máximo da Revolução de 1917, é lembrado em Moscou com centenas de estátuas de bronze e um mausoléu na Praça Vermelha, junto ao Kremlin. E, por enquanto, ninguém quer pensar na hipótese de retirar o corpo embalsamado do líder socialista do mausoléu.

A necessidade de sepultar o corpo de Lenine é discutida desde a Perestroika. Mas, por enquanto, nem a Igreja Ortodoxa nem o presidente Vladimir Putin consideram a hipótese de retirar o corpo embalsamado de Vladimir Ilitch Ulyanov, ou Lenine, do mausoléu de mármore, aos pés do Kremlin.

Tanto o Governo como a Igreja Ortoxa concordam que a sociedade não está pronta para dar esse passo. Andrei Kolesnikov, especialista do Centro Carnegie, afirma que “nem Putin, nem os clérigos querem aborrecer o partido comunista”.

Vladimir Legoida, diretor do departamento de comunicação do Sínodo Sagrado da Igreja Ortodoxa da Rússia, sustenta que “o ideal seria enterrá-lo“. “Mas é preciso que o país esteja preparado”, disse.

Em março, nas comemorações do centenário da revolução, o Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa no exterior publicou uma declaração na qual defende que tirar da Praça Vermelha os restos do “maior perseguidor e executor do século XX” seria o símbolo da “reconciliação dos russos com o Senhor“.

No entanto, representantes do Patriarcado de Moscou vieram a público  contestar esta posição, advertindo que os vizinhos próximos estariam usando o termo “descomunização” como uma espécie de “desrrussificação”.

Segundo Alexander Shchipkov, vice-presidente do departamento de comunicação do Sínodo Sagrado da Igreja Ortodoxa da Rússia, “a presença na Praça Vermelha não tem nada a ver com as tradições cristãs” e que só podem ponderar o enterro quando “uma campanha de ‘dessovietização’ tiver sido encerrada no território pós-soviético“.

Apesar da discórdia, a verdade é que o culto à imagem do líder bolchevique vai perdendo intensidade. Uma pesquisa realizada em abril pelo Centro Iuri Levada mostra que 58% da população concordaria em sepultar Lenine. Mesmo assim, a maioria (78%) é contra retirar o monumento em sua homenagem na Praça Vermelha, o coração político do país.

É provável que o assunto se dilua com o tempo – ainda que a discussão sobre o que fazer com a múmia de Lenine ressuscite a cada aniversário da Revolução.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …