Os russos ainda não estão prontos para enterrar a múmia de Lenine

Lenine, o símbolo máximo da Revolução de 1917, é lembrado em Moscou com centenas de estátuas de bronze e um mausoléu na Praça Vermelha, junto ao Kremlin. E, por enquanto, ninguém quer pensar na hipótese de retirar o corpo embalsamado do líder socialista do mausoléu.

A necessidade de sepultar o corpo de Lenine é discutida desde a Perestroika. Mas, por enquanto, nem a Igreja Ortodoxa nem o presidente Vladimir Putin consideram a hipótese de retirar o corpo embalsamado de Vladimir Ilitch Ulyanov, ou Lenine, do mausoléu de mármore, aos pés do Kremlin.

Tanto o Governo como a Igreja Ortoxa concordam que a sociedade não está pronta para dar esse passo. Andrei Kolesnikov, especialista do Centro Carnegie, afirma que “nem Putin, nem os clérigos querem aborrecer o partido comunista”.

Vladimir Legoida, diretor do departamento de comunicação do Sínodo Sagrado da Igreja Ortodoxa da Rússia, sustenta que “o ideal seria enterrá-lo“. “Mas é preciso que o país esteja preparado”, disse.

Em março, nas comemorações do centenário da revolução, o Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa no exterior publicou uma declaração na qual defende que tirar da Praça Vermelha os restos do “maior perseguidor e executor do século XX” seria o símbolo da “reconciliação dos russos com o Senhor“.

No entanto, representantes do Patriarcado de Moscou vieram a público  contestar esta posição, advertindo que os vizinhos próximos estariam usando o termo “descomunização” como uma espécie de “desrrussificação”.

Segundo Alexander Shchipkov, vice-presidente do departamento de comunicação do Sínodo Sagrado da Igreja Ortodoxa da Rússia, “a presença na Praça Vermelha não tem nada a ver com as tradições cristãs” e que só podem ponderar o enterro quando “uma campanha de ‘dessovietização’ tiver sido encerrada no território pós-soviético“.

Apesar da discórdia, a verdade é que o culto à imagem do líder bolchevique vai perdendo intensidade. Uma pesquisa realizada em abril pelo Centro Iuri Levada mostra que 58% da população concordaria em sepultar Lenine. Mesmo assim, a maioria (78%) é contra retirar o monumento em sua homenagem na Praça Vermelha, o coração político do país.

É provável que o assunto se dilua com o tempo – ainda que a discussão sobre o que fazer com a múmia de Lenine ressuscite a cada aniversário da Revolução.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …