Deus “se refugia” em pequena igreja ortodoxa no meio da imensa Antártida

Jens Bludau / Wikimedia

Igreja da Santa Trindade, na Ilha de S. Jorge, na Antártida

Entre o denso nevoeiro que envolve a estação científica russa Bellingshausen, construída ainda na época da União Soviética, a ornamentada cúpula da ermida de Santa Trindade, a igreja ortodoxa mais austral do planeta, se sobressai.

No caloroso interior dourado da ermida, a música bizantina ressoa e é possível distinguir ícones religiosos da tradição ortodoxa. Através de uma pequena janela, observa-se o gélido manto de neve que durante todo ano cobre parte da Ilha do Rei Jorge, na Antártida.

O pequeno templo de madeira acinzentada foi construído em 2002 na região de Altai, de acordo com a tradição ortodoxa russa. Dois anos depois, foi desmontado e levado de barco até o extremo sul do planeta, onde foi instalado ao lado da base científica.

Desde então, os sacerdotes do país se revezam para viver durante alguns anos nesta planície desolada para realizar missas e apoiar espiritualmente os cerca de 30 trabalhadores que moravam na estação Bellingshausen.

Para Palladium, o atual padre da ermida, viver no continente branco é um “privilégio” que o permitiu ouvir Deus de uma forma mais profunda e encontrar a “verdade pura”.

“A Antártida oferece a oportunidade de você se conhecer melhor e de se aproximar muito mais de Deus”, disse Palladium à Agência Efe.

Akulovz / Wikimedia

Vista da estação científica russa de Bellingshausen, na Antártida, a partir das ermida da Santa Trindade

Palladium, seu nome de sacerdócio, usa uma batina preta e ostenta uma grande barba. O padre fala devagar, com a cadência de um sábio vivido, mas se move com a rapidez de sua própria idade, que não deve passar da casa dos 35 anos.

Quando não está celebrando as missas, o religioso veste um macacão térmico e impermeável, trabalhando aos lados dos demais companheiros na dura tarefa de manter e consertar a base, em uma região na qual, no inverno, a temperatura é menor que -30ºC.

É o quarto ano de Palladium na base. “Aqui não há televisão, internet ou estereótipos. Só há espaço para o silêncio e a tranquilidade”, relatou o padre.

Para chegar ao templo, os moradores da estação precisam subir por um inclinado caminho de pedras que conduz ao topo de uma pequena colina. Do alto, é possível ver grande parte da península Fildes, que abriga também as bases do Chile e da China na região.

Para o visitante, entrar na pequena igreja é como se transportar para um mundo que convida à introspecção, em que os cantos gregorianos se misturam com o aroma balsâmico e a fumaça das velas.

“Após quatro anos, estou convencido que a Antártida é um lugar muito especial, cuja passagem ressoa nos visitantes ao longo de toda a vida“, ponderou.

Na avaliação de Palladium, isso justifica a existência do tempo nessa paisagem solitária, só habitada, além dos que vivem na estação, por alguns pinguins e diversos grupos de leões marinhos.

“A igreja também serve como um chamado ao coração. As pessoas que chegam à ilha querem conhecê-la, e isso é uma oportunidade para mostrar a religião ortodoxa ao mundo”, comentou o religioso.

O templo foi construído especificamente para resistir às extremas condições climáticas que castigam a região. A estrutura piramidal e algumas grandes correntes presas ao solo permitem que o tempo suporte a força dos ventos, que chegam a mais de 150 km/h.

No local já foram realizados dois casamentos. O primeiro, em 2010, foi entre um cientista russo da base e sua esposa. Anos depois, uma pesquisadora russa e um chileno também resolveram escolher a igreja para eternizar seu amor.

Dos sete locais de culto espalhados pela Antártida, a Igreja de Santa Trinidade é a única dedicada ao cristianismo ortodoxo russo.

A poucos metros dela, na base chilena, está a capela Santa Maria Rainha da Paz, um templo católico construído dentro de um grande container metálico.

“Acredito que neste lugar há uma energia muito especial. Aqui não há lugar para a hipocrisia, a Antártida é pura sinceridade. Por isso essa pequena igreja é tão poderosa”, concluiu Palladium.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …