Paciente com Down fotografado recebendo oxigênio de enfermeiro morre por falta de UTI no AM

Morreu nesta quinta-feira (28), após nove dias de internação, Emerson Júnior, de 30 anos. Portador de síndrome de Down, ele protagonizou uma foto emocionante, feita por Mirene Borges Da Silva no último domingo (24), ao ser abraçado pelo enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, permitindo que ele recebesse oxigênio.

Emerson foi atendido em Manacapuru (a 100 km de Manaus), no hospital de campanha do município de Caapiranga. O local, entretanto, não tem leito de terapia intensiva e por isso foi solicitada transferência para Manaus. Mas, inicialmente, não houve retorno porque há fila de espera por leitos no estado.

O jovem faleceu por complicações da covid-19. Assim que ele foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado —a vaga, contudo, só foi disponibilizada ao menos cinco dias depois.

O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido para uma UTI em Manaus, mas faleceu antes. O enfermeiro que socorreu Emerson falou ao UOL sobre como recebeu a notícia. “Fiquei muito triste, chorei muito”, contou Raimundo.

Manaus colapsada em meio à pandemia

Manaus vive alguns dos momentos mais dramáticos de sua história pela falta de oxigênio. O sistema de saúde da cidade do Norte do Brasil colapsou em função da alta no número de infecções provocadas pelo novo coronavírus. A coisa está tão complicada que médicos precisam escolher entre quem vive e quem morre.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que analisa e monitora evolução da pandermia no estado, informou que 148 pessoas morreram vítimas da covid-19 no Amazonas na quarta-feira 20 de janeiro. Com isso, o estado já tem 6.598 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário de Saúde, Shadia Fraxe, pelo favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação. O MP-AM aponta fraude na fila de prioridades, além da contratação irregular de 10 médicos.

O prefeito da cidade de 2 milhões de habitantes se defendeu em nota classificando a acusação do MP como “ilegal e arbitrária”.

O ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, também será investigado, só que pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte quer analisar possíveis crimes na gestão do ministro do governo Bolsonaro na pandemia, sobretudo pela fala de oxigênio em Manaus – responsável por provocar a morte de dezenas de pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …

Israel ataca Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários

Bombardeios israelenses miram alvos do Hamas, testando cessar-fogo acertado em maio após 11 dias de conflito com militantes palestinos. Marcha de nacionalistas judeus em Jerusalém elevou tensão. Israel bombardeou alvos do Hamas na Faixa de Gaza …

Volkswagen volta a paralisar produção no Brasil por falta de semicondutores

A escassez de semicondutores volta a assombrar as montadoras brasileiras e os efeitos colaterais começam a aparecer novamente. A Volkswagen, pela segunda vez em 2021, vai paralisar a fabricação de automóveis no Brasil, mas, desta vez, …

Bolsonaro sobre passaporte de vacinação: "Se for aprovado, eu veto"

Presidente não apoia a criação de um passaporte para saber quem foi vacinado ou teve teste negativo para COVID-19, pois assim, as pessoas teriam que ser vacinadas e isso "não tem cabimento", segundo Bolsonaro. Nesta terça-feira …