Paciente com Down fotografado recebendo oxigênio de enfermeiro morre por falta de UTI no AM

Morreu nesta quinta-feira (28), após nove dias de internação, Emerson Júnior, de 30 anos. Portador de síndrome de Down, ele protagonizou uma foto emocionante, feita por Mirene Borges Da Silva no último domingo (24), ao ser abraçado pelo enfermeiro Raimundo Nogueira Matos, permitindo que ele recebesse oxigênio.

Emerson foi atendido em Manacapuru (a 100 km de Manaus), no hospital de campanha do município de Caapiranga. O local, entretanto, não tem leito de terapia intensiva e por isso foi solicitada transferência para Manaus. Mas, inicialmente, não houve retorno porque há fila de espera por leitos no estado.

O jovem faleceu por complicações da covid-19. Assim que ele foi internado, o hospital pediu um leito de UTI à central de regulação do estado —a vaga, contudo, só foi disponibilizada ao menos cinco dias depois.

O paciente havia apresentado melhora e a expectativa era de que fosse transferido para uma UTI em Manaus, mas faleceu antes. O enfermeiro que socorreu Emerson falou ao UOL sobre como recebeu a notícia. “Fiquei muito triste, chorei muito”, contou Raimundo.

Manaus colapsada em meio à pandemia

Manaus vive alguns dos momentos mais dramáticos de sua história pela falta de oxigênio. O sistema de saúde da cidade do Norte do Brasil colapsou em função da alta no número de infecções provocadas pelo novo coronavírus. A coisa está tão complicada que médicos precisam escolher entre quem vive e quem morre.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que analisa e monitora evolução da pandermia no estado, informou que 148 pessoas morreram vítimas da covid-19 no Amazonas na quarta-feira 20 de janeiro. Com isso, o estado já tem 6.598 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Ministério Público Estadual do Amazonas pediu a prisão do prefeito de Manaus, David Almeida, e do secretário de Saúde, Shadia Fraxe, pelo favorecimento de pessoas que teriam furado a fila do grupo prioritário da vacinação. O MP-AM aponta fraude na fila de prioridades, além da contratação irregular de 10 médicos.

O prefeito da cidade de 2 milhões de habitantes se defendeu em nota classificando a acusação do MP como “ilegal e arbitrária”.

O ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, também será investigado, só que pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte quer analisar possíveis crimes na gestão do ministro do governo Bolsonaro na pandemia, sobretudo pela fala de oxigênio em Manaus – responsável por provocar a morte de dezenas de pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …