Enfermeiro vacinado contrai Covid-19 antes de tomar segunda dose

PAHO / WHO

Com vários países dando início à vacinação contra a COVID-19, tem se criado cada vez mais expectativa para receber o imunizante e vencer, de uma vez por todas, essa pandemia.

No entanto, ao contrário do que muita gente pode acreditar, tomar a primeira dose da vacina não deixa a pessoa instantaneamente imune à doença. Isso ficou claro nesta terça-feira (29), quando um enfermeiro dos EUA apresentou resultado positivo para Covid-19 mesmo depois de ter recebido a primeira dose da vacina. O que acontece é que, segundo os especialistas, demora cerca de 10 a 14 dias para o organismo começar a desenvolver a proteção.

Matthew W., um enfermeiro de 45 anos de San Diego, recebeu a vacina da Pfizer em 18 de dezembro. No entanto, seis dias depois, após trabalhar um turno na unidade Covid-19, ele teve calafrios, dores musculares e fadiga. Um teste realizado no hospital confirmou que ele estava infectado.

De acordo com o Dr. Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas do Family Health Centers de San Diego, esse cenário não é inesperado. Em entrevista à KGTV, uma filiada da ABC News, ele explicou que os pacientes não desenvolvem proteção contra a Covid-19 imediatamente após serem vacinados. “Nós sabemos, a partir dos testes clínicos da vacina, que vai demorar cerca de 10 a 14 dias para você começar a desenvolver a proteção da vacina”, esclareceu.

Sendo assim, mesmo após esses 10 a 14 dias, os pacientes ainda precisam de uma segunda dose da vacina para proteção total. “Acreditamos que a primeira dose lhe dá algo em torno de 50%, e você precisa da segunda dose para chegar a 95%”, acrescentou Ramers.

No entanto, o especialista levantou olhares para outra possibilidade: como o período de incubação da Covid-19 pode ser de até 14 dias, também pode ser que Matthew já estivesse infectado antes de receber a vacina no dia 18, e só depois que os sintomas surgiram.

De qualquer forma, esse ocorrido acaba sendo um lembrete de que deter a pandemia levará tempo e a adesão contínua a práticas fundamentais de saúde pública, como distanciamento social, máscaras e lavagem das mãos, que continuarão sendo essenciais em 2021. “Você ouve os profissionais de saúde sendo muito otimistas sobre isso ser o começo do fim, mas vai ser um processo lento, de semanas a meses, enquanto lançamos a vacina”, concluiu Ramers.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sangue humano é encontrado em máscara funerária de civilização antiga do Peru

Um grupo de pesquisadores do Projeto Arqueológico Sicán, no Peru, descobriu vestígios de sangue humano e proteína de ovo de ave em uma máscara funerária de ouro de mil anos. O objeto pertence à civilização Lambayeque, …

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …