Paciente humano é colocado em animação suspensa pela primeira vez

Um estudo da Universidade de Maryland (EUA) está colocando seres humanos em um estado de animação suspensa pela primeira vez.

A técnica, chamada de “preservação e ressuscitação emergencial” (ou EPR, de “emergency preservation and resuscitation”), está sendo usada em pacientes que chegam a salas de emergência com traumas graves, como feridas a faca ou tiro, e que já tiveram uma parada cardíaca.

O objetivo da animação suspensa é dar tempo suficiente aos médicos para tentar salvar suas vidas. A EPR representa uma esperança para um paciente cujo coração já parou de bater e que já perdeu mais da metade de seu suprimento de sangue – nesse ponto, a taxa de sobrevivência é de apenas 5%.

Primeiro, os médicos pesquisadores substituem o sangue do paciente por soro fisiológico gelado, resfriando-o rapidamente para uma temperatura de 10 a 15° C. Com isso, a atividade cerebral da pessoa para quase completamente.

A temperaturas corporais normais (37° C), as células precisam de um suprimento constante de oxigênio para permanecerem vivas. Já a temperaturas mais frias, precisam de menos oxigênio.

Enquanto o cérebro humano pode sobreviver sem danos por apenas cerca de cinco minutos sem oxigênio, a EPR dá duas horas de presente para os médicos operarem as lesões do paciente antes de ele ser reaquecido e ressuscitado.

Técnica promissora

O estudo clínico, já aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos americana e em andamento em Baltimore, envolverá realizar 10 EPRs em pacientes em estado grave sem tratamento alternativo e comparar os resultados com 10 pacientes de condição semelhante que não receberam EPR.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados somente no final de 2020. De acordo com um dos autores da pesquisa, Samuel Tisherman, a equipe tem aprendido muito com o ensaio clínico. Existem ainda algumas questões em aberto, contudo. Por exemplo, não está claro como o corpo de uma pessoa reage a esse tipo de intervenção ou se há algum efeito colateral físico.

A equipe optou por um limite de duas horas de animação suspensa, mas estudos com animais sugeriram que porcos podiam ser resfriados por três horas e ressuscitados com sucesso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …