Paciente humano é colocado em animação suspensa pela primeira vez

Um estudo da Universidade de Maryland (EUA) está colocando seres humanos em um estado de animação suspensa pela primeira vez.

A técnica, chamada de “preservação e ressuscitação emergencial” (ou EPR, de “emergency preservation and resuscitation”), está sendo usada em pacientes que chegam a salas de emergência com traumas graves, como feridas a faca ou tiro, e que já tiveram uma parada cardíaca.

O objetivo da animação suspensa é dar tempo suficiente aos médicos para tentar salvar suas vidas. A EPR representa uma esperança para um paciente cujo coração já parou de bater e que já perdeu mais da metade de seu suprimento de sangue – nesse ponto, a taxa de sobrevivência é de apenas 5%.

Primeiro, os médicos pesquisadores substituem o sangue do paciente por soro fisiológico gelado, resfriando-o rapidamente para uma temperatura de 10 a 15° C. Com isso, a atividade cerebral da pessoa para quase completamente.

A temperaturas corporais normais (37° C), as células precisam de um suprimento constante de oxigênio para permanecerem vivas. Já a temperaturas mais frias, precisam de menos oxigênio.

Enquanto o cérebro humano pode sobreviver sem danos por apenas cerca de cinco minutos sem oxigênio, a EPR dá duas horas de presente para os médicos operarem as lesões do paciente antes de ele ser reaquecido e ressuscitado.

Técnica promissora

O estudo clínico, já aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos americana e em andamento em Baltimore, envolverá realizar 10 EPRs em pacientes em estado grave sem tratamento alternativo e comparar os resultados com 10 pacientes de condição semelhante que não receberam EPR.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados somente no final de 2020. De acordo com um dos autores da pesquisa, Samuel Tisherman, a equipe tem aprendido muito com o ensaio clínico. Existem ainda algumas questões em aberto, contudo. Por exemplo, não está claro como o corpo de uma pessoa reage a esse tipo de intervenção ou se há algum efeito colateral físico.

A equipe optou por um limite de duas horas de animação suspensa, mas estudos com animais sugeriram que porcos podiam ser resfriados por três horas e ressuscitados com sucesso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

OMS considera elevado risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde admitiu nesta segunda-feira (27/01) um erro na avaliação de risco global do novo coronavírus, que surgiu na China, e disse que o nível correto é elevado. Anteriormente, ele havia sido …

Quem é Vanessa Nakate, ativista negra cortada de foto com Greta em Davos

O tema era o meio-ambiente, mas o debate sofre o futuro da humanidade ganhou outros vultos quando a jovem ativista climática de Uganda, Vanessa Nakate, descobriu que havia sido cortada pela agência de notícias Associated …

Sobreviventes retornam a Auschwitz nos 75 anos da libertação

Autoridades de 50 países participam da solenidade no antigo campo de concentração na Polônia, em meio a temores pelo aumento do antissemitismo. "Precisamos tomar cuidado para que não volte a acontecer", diz sobrevivente. Mais de 200 …

Por que cientistas querem tanto provar que Einstein e Galileu estavam errados

Ano entra, ano sai, e tanto a lei dos corpos em queda de Galileu Galilei quanto a teoria da relatividade de Albert Einstein são testadas novamente apenas para os pesquisadores confirmarem pela enésima vez que …

Morreu Kobe Bryant, um dos maiores astros da NBA

Neste domingo (26), o astro do basquete norte-americano, Kobe Bryant, faleceu em acidente de helicóptero, na cidade de Los Angeles, nos EUA. Autoridades e testemunhas levantam as primeiras hipóteses sobre a causa da queda. O lendário …

Coronavírus terá impacto no PIB chinês e na economia global

A nova epidemia de coronavírus é um balde de água fria na cabeça do mundo. A começar pelos chineses. Em 2003, o último vírus mortal se propagando pelo mundo inteiro – o SARS – …

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode ajudar a salvar a espécie

Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, as abelhas são animais insubstituíveis, dos quais dependemos para viver. No entanto, nas últimas décadas, devido ao aquecimento global e o uso execessivo de pesticidas, elas estão …

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …