Paciente humano é colocado em animação suspensa pela primeira vez

Um estudo da Universidade de Maryland (EUA) está colocando seres humanos em um estado de animação suspensa pela primeira vez.

A técnica, chamada de “preservação e ressuscitação emergencial” (ou EPR, de “emergency preservation and resuscitation”), está sendo usada em pacientes que chegam a salas de emergência com traumas graves, como feridas a faca ou tiro, e que já tiveram uma parada cardíaca.

O objetivo da animação suspensa é dar tempo suficiente aos médicos para tentar salvar suas vidas. A EPR representa uma esperança para um paciente cujo coração já parou de bater e que já perdeu mais da metade de seu suprimento de sangue – nesse ponto, a taxa de sobrevivência é de apenas 5%.

Primeiro, os médicos pesquisadores substituem o sangue do paciente por soro fisiológico gelado, resfriando-o rapidamente para uma temperatura de 10 a 15° C. Com isso, a atividade cerebral da pessoa para quase completamente.

A temperaturas corporais normais (37° C), as células precisam de um suprimento constante de oxigênio para permanecerem vivas. Já a temperaturas mais frias, precisam de menos oxigênio.

Enquanto o cérebro humano pode sobreviver sem danos por apenas cerca de cinco minutos sem oxigênio, a EPR dá duas horas de presente para os médicos operarem as lesões do paciente antes de ele ser reaquecido e ressuscitado.

Técnica promissora

O estudo clínico, já aprovado pela Administração de Drogas e Alimentos americana e em andamento em Baltimore, envolverá realizar 10 EPRs em pacientes em estado grave sem tratamento alternativo e comparar os resultados com 10 pacientes de condição semelhante que não receberam EPR.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados somente no final de 2020. De acordo com um dos autores da pesquisa, Samuel Tisherman, a equipe tem aprendido muito com o ensaio clínico. Existem ainda algumas questões em aberto, contudo. Por exemplo, não está claro como o corpo de uma pessoa reage a esse tipo de intervenção ou se há algum efeito colateral físico.

A equipe optou por um limite de duas horas de animação suspensa, mas estudos com animais sugeriram que porcos podiam ser resfriados por três horas e ressuscitados com sucesso.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …