Padres condenados por abuso sexual na Argentina

Dois sacerdotes de instituto católico para crianças com deficiência auditiva recebem penas de mais de 40 anos por 25 casos ocorridos entre 2004 e 2016. Igreja acusada de acobertar outras denúncias.

A Justiça argentina condenou os padres Nicola Corradi e Horacio Corbacho a mais de 40 anos de prisão por abusos sexuais e violações cometidas contra alunos com deficiência auditiva no instituto de ensino Próvolo ,na província de Mendoza.

O argentino Corbacho, de 59 anos, foi condenado a 45 anos de prisão, enquanto o italiano Corradi, de 83, recebeu pena de 42 anos. Em ambos os casos, foi considerado o agravante de que os perpetradores eram responsáveis pela guarda das vítimas menores de idade, e conviviam com elas no internato.

Além dos dois sacerdotes, o jardineiro Armando Gómez também recebeu pena de 18 anos de prisão por “abuso sexual com acesso carnal“. O Instituto Próvolo se dedica ao ensino de crianças com deficiência auditiva ou com transtornos de comunicação, sendo considerado um dos melhores da área.

As vítimas, seus amigos e familiares comemoraram a decisão dos juízes no tribunal, muitos portando panos com a cor laranja, utilizada pelos que pedem a separação entre a Igreja e o Estado. “A pena imposta é uma expressão de responsabilidade“, disse Sergio Salina, advogado das vítimas. A acusação pedia penas de 50 anos de prisão para os acusados.

O processo contra Corbacho, Corradi e Gómez foi iniciado em 5 de agosto. A maior parte das audiências foi realizada a portas fechadas. As vítimas tinham quatro e 17 anos de idade. A Justiça considerou 25 casos de abusos cometidos entre 2004 e 2016 e ouviu os testemunhos de 13 vítimas, colhidos em audiências com psicólogos, sem que os menores de idade soubessem que estavam sendo escutados por um juiz.

Apesar de comemorarem o resultado do julgamento, os ex-alunos do instituto lamentaram que outros casos não puderam avançar, devido ao que consideram uma ação de acobertamento por parte da Igreja Católica.

A Igreja continua a ocultar provas, não acata pedidos de informações por parte da Promotoria para que possam se ocupar de outras vítimas”, acusou Salinas. “Temos o sabor amargo de que haverá impunidade em alguns casos.”

As investigações em Mendoza começaram no fim de 2016 com a denúncia de um ex-aluno, atualmente com 19 anos, que relatou ter sofrido abusos por parte de Corbacho, quando tinha cinco anos, no instituto na localidade de Luján de Cuyo, fechado desde dezembro de 2016.

Em diversas buscas realizadas no local foram encontrados vídeos, supostamente de pornografia, além de 550 mil pesos (em torno de 8,8 mil dólares). Duas monjas do instituto estão em prisão domiciliar, acusadas de acobertarem os casos de abuso.

Há ainda outros 14 acusados no caso do Instituto Próvolo, divididos em dois processos que ainda não foram iniciados. Outras denúncias na sede da mesma instituição em La Plata ainda estão sendo investigadas.

Em 2009, um grupo de 67 ex-alunos do Instituto Próvolo de Verona, Itália, denunciou abusos por parte de vários sacerdotes, entre os quais estava Corradi. Em 2014, o papa Francisco recebeu uma carta com os nomes de 25 padres da instituição acusados de cometerem abusos, e que alertava para a presença do padre italiano na Argentina.

A Igreja Católica vem sendo abalada nos últimos anos por centenas de casos de abusos sexuais cometidos por sacerdotes em países como México, Estados Unidos, Chile e Austrália. Em marco de 2019, o cardeal australiano George Pell se tornou o mais alto membro do clero a ser condenado por crimes sexuais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que iceberg do tamanho do Rio de Janeiro que se desprendeu da Antártida anima cientistas?

Um iceberg gigante de cerca de 1.270 km² (a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) quebrou e se desprendeu da Antártida, gerando euforia na comunidade científica. Na sexta-feira (26/2), instrumentos na superfície da plataforma …

Coronavírus: Por que vacinação sem lockdown pode tornar Brasil 'fábrica' de variantes superpotentes

O cenário atual no Brasil, que combina início da vacinação com transmissão descontrolada da covid-19, pode tornar o país uma "fábrica" de variantes potencialmente capazes de escapar por completo da eficácia das vacinas. Esta é …

Esquema de venda de vacinas falsas da COVID-19 é descoberto pela Interpol

Na última quarta-feira (3), autoridades da África do Sul apreenderam centenas de vacinas falsas da COVID-19, esquema que já havia sido alertado pela Interpol devido às disputas pelo imunizante no mundo inteiro. No país africano, foram …

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …