Paleontólogos descobrem o maior anfíbio da Groenlândia

M. Marzola / Lusa

Imagem do fóssil da nova espécie de anfíbio, com 208 milhões de anos

Imagem do fóssil da nova espécie de anfíbio, com 208 milhões de anos

Uma nova espécie de anfíbio, com 208 milhões de anos, o maior descoberto até hoje na Groenlândia, foi anunciada por uma equipe internacional que integra os paleontólogos da Universidade Nova de Lisboa Octávio Mateus e Marco Marzola.

“É sem dúvida o maior anfíbio que temos na Groenlândia, porque este animal tem um crânio de 57 centímetros e um comprimento de 2,5 metros“, afirmou o italiano Marco Marzola, que está em Portugal para sua tese de doutorado sobre vertebrados que há 200 milhões de anos viveram na Groenlândia.

O pesquisador da Universidade Nova de Lisboa é o principal autor do estudo que acaba de ser publicado no Journal of Vertebrate Paleontology, no qual descreve a nova espécie Cyclotosaurus naraserluki em conjunto com o português Octávio Mateus, da mesma universidade, o norte-americano Neil Shubin, da Universidade de Chicago, e o dinamarquês Lars Clemmensen, da Universidade de Copenhague.

Trata-se da oitava espécie de anfíbio Cyclotosaurus que era até agora desconhecida dos paleontólogos, apesar de o crânio e de duas vértebras deste animal já terem sido escavados em 1990 na Groenlândia pelo americano Farish Jenkins, da Universidade de Harvard, e se encontrarem em exposição no GeoCenter Møns Klint, na Dinamarca.

Ao observarem “a arquitetura craniana e pormenores dos ossos do crânio”, como “orifícios no focinho e nos ouvidos”, diferentes de ciclotossauros encontrados na Alemanha e na Polônia, os cientistas concluíram que se trata de uma nova espécie, explicaram à Agência Lusa Octávio Mateus e Marco Marzola.

Ana Luz / Museu da Lourinhã / Lusa

Desenho da vista dorsal do holótipo de Cyclotosaurus naraserluki, a nova espécie de anfíbio

Desenho da vista dorsal do holótipo de Cyclotosaurus naraserluki, a nova espécie de anfíbio

O ciclotossauro da Groenlândia viveu há 208 milhões de anos, no Triásico, no início da evolução dos dinossauros, e permite aos paleontólogos compararem melhor fósseis de faunas escavadas em diferentes continentes.

Além dos Cyclotosaurus, também foram encontrados os Gerrothorax, outro gênero de anfíbio, na Alemanha, Suécia e Groenlândia.

Para os pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa, as descobertas são prova científica de que, ao contrário do que se pensava, os achados paleontológicos da Groenlândia têm mais semelhanças com os da Europa do que com os da América do Norte.

“Sempre afirmamos que os dinossauros do Jurássico de Portugal são mais semelhantes aos da América do Norte do que aos do resto da Europa. Neste caso, é ao contrário”, disse Octávio Mateus. Ele disse ainda que as semelhanças entre os fósseis de Portugal e da Groenlândia se explicam “pela latitude da Groenlândia que, naquele tempo, ocupava uma posição hoje equivalente ao norte de Portugal” e estava “muito mais a sul”.

Há 200 milhões de anos, o sul da Groenlândia se encontrava próximo do norte de Portugal, o primitivo Oceano Atlântico era muito menor e “os animais migravam de um lado para o outro”.

Os paleontólogos portugueses encontraram semelhanças anatômicas entre a nova espécie e o anfíbio Metoposaurus algarvensis, escavado em Loulé, Algarve (sul de Portugal), por uma equipe da Universidade Nova de Lisboa.

O nome da nova espécie resulta da junção do gênero Cyclotosaurus, a que pertence, à palavra naraserluki que, entre a população nativa da Groenlândia, significa “anfíbio salamandra”, frente às semelhanças deste predador com as salamandras, animais que pertencem aos anfíbios atuais.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …