Um raro exemplar de urso panda albino foi avistado pela primeira vez na história na Reserva Natural Nacional de Wolong, no sudoeste da China.
Em uma reserva natural na província central de Sichuan, na China, foi avistado pela primeira vez um panda albino em liberdade, informaram neste domingo veículos de imprensa locais.
Nas imagens captadas no dia 20 de abril por uma câmara de observação ativada por movimento, pode-se ver o ursinho completamente branco com olhos avermelhados, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
De acordo com especialistas da reserva chinesa, localizada na província de Sichuan, trata-se de um animal saudável com, no máximo, dois anos de idade. “A julgar pelas fotos, o panda é albino e tem entre 1 e 2 anos“, disse o especialista em ursos Li Sheng, pesquisador da Universidade de Pequim. Eles não souberam precisar se o animal é fêmea ou macho.
O diretor da reserva, Duan Zhaogang, informou a mídia local que os funcionários do parque natural planejam instalar mais câmeras para acompanhar as atividades do peculiar mamífero branco.
Já se sabia da existência de genes causadores do albinismo em pandas, mas é a primeira vez que um animal totalmente branco é avistado. Alguns pandas de cor marrom também já foram documentados –algo que os especialistas também consideram uma mutação genética. Atualmente, no mundo existem apenas 1.864 pandas, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Seu habitat natural se limita atualmente a seis regiões montanhosas espalhadas nas províncias chinesas de Sichuan, Shaanxi e Gansu.
Ciberia // Sputnik News