Morre a ursa Basi, o panda gigante mais velho do mundo

(dr) Xinhua / Barcroft Images

Basi, o panda mais velho do mundo, tinha 37 anos

Basi, o panda gigante mais velho do mundo que vivia em cativeiro e estrela do zoológico de Fuzhou, no sudeste da China, morreu aos 37 anos, o que equivale a mais de 100 anos humanos, informou nesta quinta-feira (14) a agência estatal de notícias Xinhua.

O diretor do centro de Pesquisa de Pandas do Estreito de Fuzhou, Chen Yucun, explicou que Basi, que era fêmea, morreu por múltiplas doenças que o afetavam desde em junho, entre elas cirrose e problemas renais.

“O corpo será exposto no Museu de Basi, que está sendo construído para que as pessoas lembrem sempre e compartilhem o espírito do desenvolvimento em harmonia entre os essências humanas e a natureza”, afirmou Chen.

Trata-se da ursa mais famosa do país, já que em 1990 foi o protótipo para o mascote dos Jogos Asiáticos realizados em Pequim.

Basi nasceu em liberdade em 1980, mas aos quatro anos foi resgatada por residentes após sofrer uma queda em um rio gelado na província de Sichuan, sudoeste da China, e posteriormente foi transferida ao centro de Fuzhou.

Em agosto, o Livro Guinness confirmou que era como a panda mais velha do mundo vivendo em cativeiro, já que os ursos panda que vivem em seu hábitat natural têm uma vida média de 15 anos.

O urso panda gigante só vive em estado selvagem no centro-oeste da China, sobretudo nas zonas montanhosas das províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

Além do baixo nível de reprodução natural desta espécie, a redução das florestas de bambu nas zonas nas quais habita, que causou o isolamento de distintas populações, e com isso a endogamia, é um dos principais fatores que complicam a sobrevivência desta espécie.

Cerca de 2 mil pandas gigantes vivem em liberdade no oeste da China, enquanto 400 estão em cativeiro por todo o mundo.

Em setembro de 2016, a União Internacional para a Conservação da Natureza retirou as pandas gigantes da lista de espécies em perigo de extinção para catalogá-los como uma espécie “vulnerável”.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …