Morre a ursa Basi, o panda gigante mais velho do mundo

(dr) Xinhua / Barcroft Images

Basi, o panda mais velho do mundo, tinha 37 anos

Basi, o panda gigante mais velho do mundo que vivia em cativeiro e estrela do zoológico de Fuzhou, no sudeste da China, morreu aos 37 anos, o que equivale a mais de 100 anos humanos, informou nesta quinta-feira (14) a agência estatal de notícias Xinhua.

O diretor do centro de Pesquisa de Pandas do Estreito de Fuzhou, Chen Yucun, explicou que Basi, que era fêmea, morreu por múltiplas doenças que o afetavam desde em junho, entre elas cirrose e problemas renais.

“O corpo será exposto no Museu de Basi, que está sendo construído para que as pessoas lembrem sempre e compartilhem o espírito do desenvolvimento em harmonia entre os essências humanas e a natureza”, afirmou Chen.

Trata-se da ursa mais famosa do país, já que em 1990 foi o protótipo para o mascote dos Jogos Asiáticos realizados em Pequim.

Basi nasceu em liberdade em 1980, mas aos quatro anos foi resgatada por residentes após sofrer uma queda em um rio gelado na província de Sichuan, sudoeste da China, e posteriormente foi transferida ao centro de Fuzhou.

Em agosto, o Livro Guinness confirmou que era como a panda mais velha do mundo vivendo em cativeiro, já que os ursos panda que vivem em seu hábitat natural têm uma vida média de 15 anos.

O urso panda gigante só vive em estado selvagem no centro-oeste da China, sobretudo nas zonas montanhosas das províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu.

Além do baixo nível de reprodução natural desta espécie, a redução das florestas de bambu nas zonas nas quais habita, que causou o isolamento de distintas populações, e com isso a endogamia, é um dos principais fatores que complicam a sobrevivência desta espécie.

Cerca de 2 mil pandas gigantes vivem em liberdade no oeste da China, enquanto 400 estão em cativeiro por todo o mundo.

Em setembro de 2016, a União Internacional para a Conservação da Natureza retirou as pandas gigantes da lista de espécies em perigo de extinção para catalogá-los como uma espécie “vulnerável”.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …