Afastamento da Rússia das Olimpíadas poderia trazer de volta a… União Soviética

(dr)

Atletas da antiga União Soviética em pôster de propaganda de 1956

Uma comissão especial do Comitê Olímpico Especial (COI) decidirá se os esportistas russos podem utilizar os símbolos soviéticos nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang de 2018, depois de terem sido proibidos de representar o país.

Depois do afastamento da Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno, cabe à comissão especial do Comitê Olímpico Especial decidir se a simbologia soviética poderiaser utilizada durante a competição.

A ideia de usar o hino e a bandeira da União Soviética foi sugerida pelos internautas nas redes sociais, fruto da indignação pelo COI ter proibido os atletas russos de representar seu país, avança a RT.

No dia 5 de dezembro, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, anunciou que a delegação olímpica russa não poderia participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Por outro lado, o COI determinou que os esportistas “limpos” do país poderiam fazer parte da competição de forma individual. Esta decisão do organismo olímpico foi uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre castigar Moscou pela suposta “manipulação sistemática das normas antidoping” e “proteger os direitos dos atletas limpos”.

Por enquanto, os esportistas russos que receberam convite para participar das competições não têm outra opção que não seja competir com a bandeira olímpica no peito.

Além disso, também nas cerimônias de entrega de medalhas, os russos não vão ouvir seu hino, nem devem vestir o uniforme nacional.

Enquanto uma parte dos atletas optou por boicotar os Jogos Olímpicos de Pyeongchang, considerando as condições humilhantes, outros decidiram competir sob as condições apresentadas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas encontram maior e mais antigo monumento da civilização maia no México

Pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) descobriram a mais antiga construção monumental da civilização maia já encontrada até agora e a maior de toda a história pré-hispânica da região. O estudo, publicado na revista Nature, foi …

Herdeiro da Samsung pode voltar a ser preso

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-yong, pode ter de voltar à prisão. Procuradores de justiça da Coreia do Sul pediram nesta quinta-feira (4) uma nova detenção do antigo diretor da gigante como parte de uma …

Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20

Em 1904, surgia nas proximidades de Berlim a primeira escola ao ar livre do mundo. A Waldschule für kränkliche Kinder havia sido criada por Walter Spickendorff em conjunto com o pediatra Bernhard Bendix e o …

Fígados humanos foram criados em laboratórios e transplantados em ratos com sucesso

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores do Departamento de Patologia da Universidade de Pittsburgh (EUA) criou pequenos fígados através de engenharia genética utilizando células da pele humanas, e em seguida os transplantaram com sucesso em …

Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros

Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela pandemia de covid-19. Medidas anunciadas incluem auxílios à indústria e às famílias e incentivos ao consumo. Os partidos que integram a …

Mark Zuckberg abre guerra contra seus funcionários ao não banir posts de Trump

E eis que Mark Zuckerberg terá semanas agitadas pela frente no que se refere à administração de seus funcionários. Isso porque o CEO e co-fundador do Facebook afirmou na última terça-feira que não fará nada …

Em 24 horas ocorrem 11 terremotos na área do Parque de Yellowstone

O parque nos EUA, conhecido por suas características geotérmicas e vida selvagem, está situado em cima de um supervulcão que, se entrar em erupção, pode causar enorme devastação na Terra. Em 24 horas, em uma área …

Mais uma vez os Simpsons previram tudo que está acontecendo nos EUA agora

Os roteiristas de “Os Simpsons ” ficaram conhecidos por prever diversos acontecimentos mundiais, da eleição de Donald Trump ao final de Game of Thrones. Parece que a bola de cristal da animação voltou a funcionar …

Brasil ultrapassa 30 mil mortes por covid-19

Em novo recorde, país registra 1.262 óbitos em um dia, elevando total para 31.199. Casos confirmados em 24 horas passam de 28 mil, chegando a 555.383. Apenas Reino Unido, Itália e EUA contabilizam mais de …

Suécia vai abrir “CPI da Covid-19” para saber se governo fez bem ao não isolar a população

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Suécia tem ido na contramão de seus vizinhos. O país escandinavo preferiu manter um ritmo quase normal em suas atividades e não impôs o confinamento …