Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias.

O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o primeiro-ministro conservador, Boris Johnson, e Bruxelas ainda deverá ser promulgado pela rainha Elizabeth II, o que pode acontecer nesta quinta-feira (23), para então virar lei.

O desenlace se deu depois que a Câmara dos Lordes abandonou tentativas de forçar mudanças no projeto de lei. Em uma série de votos, a Câmara dos Comuns rejeitou cinco emendas, entre elas medidas relativas aos direitos dos cidadãos europeus que residem no Reino Unido e de crianças refugiadas desacompanhadas.

O projeto foi então reenviando à Câmara Alta, que desistiu de propor novas alterações.

A Câmara dos Comuns, onde o premiê tem maioria esmagadora desde as eleições legislativas de dezembro, já havia dado sinal verde ao projeto de lei sobre a retirada do Reino Unido da UE, prevista para 31 de janeiro, às 23h (horário de Londres).

O acordo aprovado no dia 9 de janeiro, após três anos e meio de crise, estabelece os direitos dos cidadãos, a conta financeira e como manter aberta a fronteira na ilha da Irlanda.

Vitória conservadora

A adoção final do Brexit marca uma grande vitória para Boris Johnson, que chegou ao poder em julho de 2019 prometendo alcançar um acordo e terminar com a crise iniciada após o referendo de 2016, em que 52% dos eleitores decidiram pela saída da União Europeia.

Até então, o Parlamento britânico havia rejeitado o acordo negociado pela ex-primeira-ministra, Theresa May, sem propor um outro caminho possível, o que levantou suspeitas, até recentemente, de uma saída no-deal (sem acordo).

Segundo analistas, a vitória conservadora nas últimas eleições foi um divisor de águas. “O povo britânico esperou mais de três anos para que o Brexit se concretizasse. Aprovar a lei de retirada nos permite fazê-lo de maneira ordenada em 31 de janeiro”, disse um porta-voz do primeiro-ministro.

Ratificação pela UE

Após sua validação no Reino Unido, o acordo do Brexit terá que ser ratificado pelo Parlamento Europeu, provavelmente no dia 29 de janeiro. Isso permitirá que o Reino Unido se torne o primeiro estado membro a deixar o clube europeu, encerrando 47 anos de união.

O acordo do Brexit visa a garantir uma separação tranquila, prevendo um período de transição até o fim de 2020, durante o qual o Reino Unido e a UE negociarão seu futuro relacionamento, principalmente em questões comerciais.

A expectativa é que Boris Johnson detalhe sua visão para um futuro acordo comercial em um discurso previsto para o início de fevereiro, segundo uma fonte do governo. É do “interesse” de ambas as partes “ter um fantástico acordo de livre comércio, sem tarifas, sem cotas”, disse esse mesmo interlocutor ao responder a perguntas do público no Facebook na quarta-feira. “Estou absolutamente confiante de que podemos fazer isso”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …