Peixe com presas encontrado vivendo em vulcões submarinos da Austrália

Se você ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui vai mais uma evidência: uma pesquisa australiana descobriu uma nova espécie de peixe que vive em vulcões submarinos ao largo da costa do continente.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos sob quase cinco quilômetros de oceano.

Estima-se que as caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. O navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Dentro deles, uma surpresa: vários tipos de criaturas, inclusive o pequeno peixe bizarro da imagem acima, chamado pelos pesquisadores de “blackfish” (“peixe preto”).

Larvas de viveiros

A equipe ainda está tentando identificar essa espécie de peixe com presas e sem escamas. Também não está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros peixes vivendo nos vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, seus criadores assumem que eles se perdem para sempre. De acordo com a CSIRO, o que está acontecendo é que esses animais estão prosperando e crescendo em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da exploração, o biólogo marinho Iain Suthers da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipe ficou surpresa ao descobrir um redemoinho próximo a Sydney que se revelou um ponto de moradia para larvas de lagosta e outros bichos pequenos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados.

“Pensávamos que peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era seu final. Mas, na verdade, esses vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse, vulcão submarinos pode entrar em erupção agora na aústralia porque água desse mar é muito quente e acida é a onde esse peixe Preto, vivem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …

Pesquisadores descobrem a primeira nova cepa de HIV em quase duas décadas

Um estudo dos Laboratórios Abbott e da Universidade do Missouri (EUA) detectou a primeira nova cepa de HIV em 19 anos, desde que as diretrizes para classificação de subtipos foram estabelecidas em 2000. A cepa faz …

Google, Facebook e Microsoft propõem que Pentágono controle inteligência artificial

Microsoft, Google e Facebook estão pedindo para que Washington assuma controle sobre o desenvolvimento da inteligência artificial. Dois gigantes do Vale do Silício do GAFAM, Google e Facebook, juntos com a Microsoft, exortam, através de seu …

Georg Elser, o lobo solitário que quase matou Hitler

Em 8 de novembro de 1939, um carpinteiro alemão por pouco não mudou o rumo da história. Mas ditador nazista escapou do atentado preparado por ele em Munique. Passaram-se décadas até Elser ser reconhecido. Consta que …

Pela primeira vez, Brasil apoia embargo dos EUA a Cuba na ONU

Pelo 28º ano consecutivo, o embargo dos EUA imposto a Cuba há quase seis décadas foi condenado nesta quinta-feira (7) por uma esmagadora maioria na Assembleia Geral da ONU, onde a resolução cubana obteve 187 …

Inteligência artificial resolveria problema de Isaac Newton do século XVII

Um algoritmo astronômico descoberto por pesquisadores no Reino Unido resolveu um dos problemas que ninguém conseguiu solucionar desde Newton. A inteligência artificial (IA) poderia permitir que cientistas britânicos encontrassem uma solução em menos de um segundo …

O universo pode ser um loop gigante

Segundo um novo estudo liderado pelos cosmólogos Eleonora Di Valentino, da Universidade de Manchester (Reino Unido), Alessandro Melchiorri, da Universidade de Roma “La Sapienza” (Itália) e Joseph Silk, da Universidade Johns Hopkins (EUA), o nosso …

Macron afirma que Otan está em estado de "morte cerebral"

Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (07/11) pela revista The Economist, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou considerar que a Otan está em situação de "morte cerebral". A opinião foi prontamente rebatida pela chanceler …