Peixe com presas encontrado vivendo em vulcões submarinos da Austrália

Se você ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui vai mais uma evidência: uma pesquisa australiana descobriu uma nova espécie de peixe que vive em vulcões submarinos ao largo da costa do continente.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos sob quase cinco quilômetros de oceano.

Estima-se que as caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. O navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Dentro deles, uma surpresa: vários tipos de criaturas, inclusive o pequeno peixe bizarro da imagem acima, chamado pelos pesquisadores de “blackfish” (“peixe preto”).

Larvas de viveiros

A equipe ainda está tentando identificar essa espécie de peixe com presas e sem escamas. Também não está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros peixes vivendo nos vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, seus criadores assumem que eles se perdem para sempre. De acordo com a CSIRO, o que está acontecendo é que esses animais estão prosperando e crescendo em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da exploração, o biólogo marinho Iain Suthers da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipe ficou surpresa ao descobrir um redemoinho próximo a Sydney que se revelou um ponto de moradia para larvas de lagosta e outros bichos pequenos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados.

“Pensávamos que peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era seu final. Mas, na verdade, esses vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse, vulcão submarinos pode entrar em erupção agora na aústralia porque água desse mar é muito quente e acida é a onde esse peixe Preto, vivem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …