Peixe com presas encontrado vivendo em vulcões submarinos da Austrália

Se você ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui vai mais uma evidência: uma pesquisa australiana descobriu uma nova espécie de peixe que vive em vulcões submarinos ao largo da costa do continente.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos sob quase cinco quilômetros de oceano.

Estima-se que as caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. O navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Dentro deles, uma surpresa: vários tipos de criaturas, inclusive o pequeno peixe bizarro da imagem acima, chamado pelos pesquisadores de “blackfish” (“peixe preto”).

Larvas de viveiros

A equipe ainda está tentando identificar essa espécie de peixe com presas e sem escamas. Também não está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros peixes vivendo nos vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, seus criadores assumem que eles se perdem para sempre. De acordo com a CSIRO, o que está acontecendo é que esses animais estão prosperando e crescendo em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da exploração, o biólogo marinho Iain Suthers da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipe ficou surpresa ao descobrir um redemoinho próximo a Sydney que se revelou um ponto de moradia para larvas de lagosta e outros bichos pequenos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados.

“Pensávamos que peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era seu final. Mas, na verdade, esses vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esse, vulcão submarinos pode entrar em erupção agora na aústralia porque água desse mar é muito quente e acida é a onde esse peixe Preto, vivem.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …

Qual a idade em que somos mais infelizes, segundo a ciência

A chamada crise dos 40 deixou de ser um mito, pelo menos de acordo com uma ampla pesquisa realizada em 134 países pelo economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro …