Pela primeira vez na história, nenhum filme vai estrear nos cinemas do Brasil

Sabe aquela lista de estreias no cinema que toda quinta-feira o Canaltech divulga? Pois é, não vai rolar esta semana. Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as recomendações de autoquarentena e distanciamento social, pela primeira vez na história do Brasil não haverá nenhuma estreia nos cinemas.

A decisão partiu das distribuidoras brasileiras, que nos últimos dias comunicaram à imprensa e ao público o cancelamento de todos os lançamentos que estavam previstos para esta quinta-feira (18).

Um dos filmes mais esperados da semana, e de 2020, Um Lugar Silencioso – Parte 2 foi um dos primeiros a ter sua estreia adiada em todo o mundo, e não só no Brasil. No Twitter, o ator e diretor John Krasinski informou que “devido às mutáveis circunstâncias do que está acontecendo no mundo, agora não é o momento certo para isso”.

Em comunicado enviado ao Canaltech, a Universal Pictures, responsável pela continuação do filme que surpreendeu a todos em 2018, informou que a decisão foi tomada “levando em conta a situação mundial com o desenvolvimento da COVID-19 e as medidas de restrição de aglomerações”.

O nacional Três Verões era outra estreia bastante aguardada, mas que acabou sendo adiado indefinidamente. Dirigido por Sanda Kogut, o filme traz Regina Casé interpretando a governanta de uma casa de veraneio de luxo que acaba sendo usada por seus patrões em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em nota enviada ao Canaltech, a Vitrine Filmes disse que vinha acompanhando toda a situação em relação ao novo coronavírus e decidiu que “não há outra opção além de adiar o lançamento”. “A distribuidora continuará acompanhando como a situação seguirá nas próximas semanas, antes de marcar uma nova data”.

A Paris Filmes também cancelou não só a estreia de A Jornada, prevista para esta semana, mas de todos os seus filmes que estavam previstos para entrar em cartaz até 30 de abril. A distribuidora informou ao Canaltech que a decisão foi tomada para “colaborar e priorizar a segurança da sociedade e seguindo as recomendações governamentais de controle”.

Com isso, além de A Jornada, estão com estreia suspensa Magnatas do Crime, O 3º Andar, Enquanto Estivermos Juntos, As Faces do Demônio e Depois a Louca Sou Eu.

Além desses filmes, também estão sem previsão de chegar às telonas brasileiras o indicado ao Oscar de Melhor Documentário Honeyland, Tel Aviv em Chamas, Quarto 212, É Doce! e Meu Querido Elfo.

Funcionamento dos cinemas

Como é de se imaginar, se a pandemia do novo coronavírus está adiando inúmeras estreias, ela também está afetando o funcionamento dos cinemas no Brasil e no mundo.

No último fim de semana, os Estados Unidos registraram a pior bilheteria dos últimos 20 anos, arrecadando apenas US$ 54 milhões entre sexta-feira (13) e domingo (15) — 50% menos que o final de semana anterior, que já havia sido fraco.

No Brasil, embora não haja dados oficiais das bilheterias, a situação é semelhante. Nesta terça-feira (17) surgiu a notícia de que 577 salas de projeção haviam fechado suas portas devido à preocupação com o coronavírus. O mais afetado foi o estado do Rio de Janeiro, cujo governo decretou que todas as salas fossem fechadas por pelo menos 15 dias. A mesma medida foi tomada pela prefeitura de Salvador, enquanto em Pernambuco o governador Paulo Câmara decretou a suspensão indeterminada das atividades dos cinemas.

As unidades do Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro também serão fechadas temporariamente a partir desta quinta-feira (19). A rede Kinoplex, por sua vez, confirmou que interromperá todas as atividades a partir desta quinta (19) para “preservar a segurança e bem-estar dos espectadores e equipe” e ofereceu férias coletivas aos funcionários.

Apesar do número crescente de salas de exibição fechando as portas e a quantidade reduzida de espectadores, algumas redes seguem funcionando normalmente. A PlayArte, por exemplo, emitiu nota afirmando que as exibições não serão interrompidas e que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a higienização do ambiente e “aconselhando os clientes a manterem uma distância segura entre as poltronas”.

Já as redes Cinemark, Cinépolis e UCI disseram estar seguindo as ordens da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). Em carta aberta, a entidade disse que as empresas estão livres para seguir a determinação dos governos locais — a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco.

“Nas cidades onde as salas de cinema ainda não foram fechadas pelos governos locais, a rede já orientou sua equipe sobre como agir, especialmente no que se refere a cuidados de higiene manual dos próprios funcionários e sobre a limpeza das salas, além de oferecer todo o suporte necessário para a aplicação dessas normas”, informou a Cinemark em nota.

Embora alguns espaços continuem funcionando normalmente e a tentação de sair de casa e aproveitar o fim de semana seja grande, o momento atual exige cautela e responsabilidade. Com cada vez mais empresas aderindo ao home office e escolas suspendendo suas atividades, o recomendável é ficar em casa e evitar aglomerações.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ferido em tiroteio, Presidente do Chade morre depois de 30 anos no poder

O Presidente do Chade, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrência de ferimentos que sofreu no fim de semana, quando comandava uma operação do Exército no combate …

O que acontece com as doses das vacinas AstraZeneca e Janssen que países europeus decidiram não usar?

Enquanto alguns países lutam para obter mais vacinas, outros se perguntam o que fazer com as doses que encomendaram, mas não usarão mais por causa de preocupações com sua segurança. Vários países restringiram o uso das …

Flávio Bolsonaro trabalha com nome favorito para indicação ao STF, diz jornal

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, é o nome preferido de Flávio Bolsonaro para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a jornalista Bela Megale, do jornal …

Greta Thunberg doa 100 mil euros a consórcio de vacinas

A ativista do clima sueca Greta Thunberg anunciou nesta segunda-feira (19/04) que a fundação que leva seu nome doará 100 mil euros ao consórcio Covax Facility, um programa apoiado pelas Nações Unidas que visa um …

Nasa faz história com primeiro voo de helicóptero direto de Marte

A Agência Espacial dos EUA (NASA) conseguiu executar o primeiro vôo do helicóptero Ingenuity, um pequeno robôzinho voador que vai pairar pela atmosfera de Marte. A máquina conseguiu levantar aos ares do planeta vermelho nessa segunda-feira …

NASA lança telescópio para captar partículas da borda do Sistema Solar

Todo o Sistema Solar está à deriva em um aglomerado de nuvens, uma área limpa por antigas explosões de supernovas. Os astrônomos chamam essa região de Bolha Local. Uma nova missão da agência espacial norte-americana NASA …

Depressão pode ser diagnosticada com um simples exame de sangue

Um exame recém-desenvolvido que monitora biomarcadores sanguíneos ligados a distúrbios de humor poderia levar a novos métodos de diagnosticar e tratar a depressão e o transtorno bipolar, com um simples exame de sangue. Embora a depressão …

EUA aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos

Governo americano afirma que quase 130 milhões de pessoas com mais de 18 anos receberam pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus no país. Mais da metade de toda a população adulta dos Estados …

Covid: Variante acelera intubação de jovens e SP orienta procurar ajuda no 1º dia de sintomas

O avanço da variante P.1, descoberta em Manaus em janeiro, levou a cidade de São Paulo a mudar sua orientação para todos aqueles que forem infectados por coronavírus. Agora, eles devem procurar uma unidade de …

Nepal vê população de rinocerontes aumentar com queda de turismo por pandemia

O Nepal está vendo um crescimento em sua população de rinocerontes. O país abriga boa parte dos dos rinos com um chifre só e eles estão ameaçados de extinção. O país observou que, durante a pandemia …