Pela primeira vez na história, nenhum filme vai estrear nos cinemas do Brasil

Sabe aquela lista de estreias no cinema que toda quinta-feira o Canaltech divulga? Pois é, não vai rolar esta semana. Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as recomendações de autoquarentena e distanciamento social, pela primeira vez na história do Brasil não haverá nenhuma estreia nos cinemas.

A decisão partiu das distribuidoras brasileiras, que nos últimos dias comunicaram à imprensa e ao público o cancelamento de todos os lançamentos que estavam previstos para esta quinta-feira (18).

Um dos filmes mais esperados da semana, e de 2020, Um Lugar Silencioso – Parte 2 foi um dos primeiros a ter sua estreia adiada em todo o mundo, e não só no Brasil. No Twitter, o ator e diretor John Krasinski informou que “devido às mutáveis circunstâncias do que está acontecendo no mundo, agora não é o momento certo para isso”.

Em comunicado enviado ao Canaltech, a Universal Pictures, responsável pela continuação do filme que surpreendeu a todos em 2018, informou que a decisão foi tomada “levando em conta a situação mundial com o desenvolvimento da COVID-19 e as medidas de restrição de aglomerações”.

O nacional Três Verões era outra estreia bastante aguardada, mas que acabou sendo adiado indefinidamente. Dirigido por Sanda Kogut, o filme traz Regina Casé interpretando a governanta de uma casa de veraneio de luxo que acaba sendo usada por seus patrões em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em nota enviada ao Canaltech, a Vitrine Filmes disse que vinha acompanhando toda a situação em relação ao novo coronavírus e decidiu que “não há outra opção além de adiar o lançamento”. “A distribuidora continuará acompanhando como a situação seguirá nas próximas semanas, antes de marcar uma nova data”.

A Paris Filmes também cancelou não só a estreia de A Jornada, prevista para esta semana, mas de todos os seus filmes que estavam previstos para entrar em cartaz até 30 de abril. A distribuidora informou ao Canaltech que a decisão foi tomada para “colaborar e priorizar a segurança da sociedade e seguindo as recomendações governamentais de controle”.

Com isso, além de A Jornada, estão com estreia suspensa Magnatas do Crime, O 3º Andar, Enquanto Estivermos Juntos, As Faces do Demônio e Depois a Louca Sou Eu.

Além desses filmes, também estão sem previsão de chegar às telonas brasileiras o indicado ao Oscar de Melhor Documentário Honeyland, Tel Aviv em Chamas, Quarto 212, É Doce! e Meu Querido Elfo.

Funcionamento dos cinemas

Como é de se imaginar, se a pandemia do novo coronavírus está adiando inúmeras estreias, ela também está afetando o funcionamento dos cinemas no Brasil e no mundo.

No último fim de semana, os Estados Unidos registraram a pior bilheteria dos últimos 20 anos, arrecadando apenas US$ 54 milhões entre sexta-feira (13) e domingo (15) — 50% menos que o final de semana anterior, que já havia sido fraco.

No Brasil, embora não haja dados oficiais das bilheterias, a situação é semelhante. Nesta terça-feira (17) surgiu a notícia de que 577 salas de projeção haviam fechado suas portas devido à preocupação com o coronavírus. O mais afetado foi o estado do Rio de Janeiro, cujo governo decretou que todas as salas fossem fechadas por pelo menos 15 dias. A mesma medida foi tomada pela prefeitura de Salvador, enquanto em Pernambuco o governador Paulo Câmara decretou a suspensão indeterminada das atividades dos cinemas.

As unidades do Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro também serão fechadas temporariamente a partir desta quinta-feira (19). A rede Kinoplex, por sua vez, confirmou que interromperá todas as atividades a partir desta quinta (19) para “preservar a segurança e bem-estar dos espectadores e equipe” e ofereceu férias coletivas aos funcionários.

Apesar do número crescente de salas de exibição fechando as portas e a quantidade reduzida de espectadores, algumas redes seguem funcionando normalmente. A PlayArte, por exemplo, emitiu nota afirmando que as exibições não serão interrompidas e que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a higienização do ambiente e “aconselhando os clientes a manterem uma distância segura entre as poltronas”.

Já as redes Cinemark, Cinépolis e UCI disseram estar seguindo as ordens da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). Em carta aberta, a entidade disse que as empresas estão livres para seguir a determinação dos governos locais — a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco.

“Nas cidades onde as salas de cinema ainda não foram fechadas pelos governos locais, a rede já orientou sua equipe sobre como agir, especialmente no que se refere a cuidados de higiene manual dos próprios funcionários e sobre a limpeza das salas, além de oferecer todo o suporte necessário para a aplicação dessas normas”, informou a Cinemark em nota.

Embora alguns espaços continuem funcionando normalmente e a tentação de sair de casa e aproveitar o fim de semana seja grande, o momento atual exige cautela e responsabilidade. Com cada vez mais empresas aderindo ao home office e escolas suspendendo suas atividades, o recomendável é ficar em casa e evitar aglomerações.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …