Pela primeira vez na história, nenhum filme vai estrear nos cinemas do Brasil

Sabe aquela lista de estreias no cinema que toda quinta-feira o Canaltech divulga? Pois é, não vai rolar esta semana. Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as recomendações de autoquarentena e distanciamento social, pela primeira vez na história do Brasil não haverá nenhuma estreia nos cinemas.

A decisão partiu das distribuidoras brasileiras, que nos últimos dias comunicaram à imprensa e ao público o cancelamento de todos os lançamentos que estavam previstos para esta quinta-feira (18).

Um dos filmes mais esperados da semana, e de 2020, Um Lugar Silencioso – Parte 2 foi um dos primeiros a ter sua estreia adiada em todo o mundo, e não só no Brasil. No Twitter, o ator e diretor John Krasinski informou que “devido às mutáveis circunstâncias do que está acontecendo no mundo, agora não é o momento certo para isso”.

Em comunicado enviado ao Canaltech, a Universal Pictures, responsável pela continuação do filme que surpreendeu a todos em 2018, informou que a decisão foi tomada “levando em conta a situação mundial com o desenvolvimento da COVID-19 e as medidas de restrição de aglomerações”.

O nacional Três Verões era outra estreia bastante aguardada, mas que acabou sendo adiado indefinidamente. Dirigido por Sanda Kogut, o filme traz Regina Casé interpretando a governanta de uma casa de veraneio de luxo que acaba sendo usada por seus patrões em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.

Em nota enviada ao Canaltech, a Vitrine Filmes disse que vinha acompanhando toda a situação em relação ao novo coronavírus e decidiu que “não há outra opção além de adiar o lançamento”. “A distribuidora continuará acompanhando como a situação seguirá nas próximas semanas, antes de marcar uma nova data”.

A Paris Filmes também cancelou não só a estreia de A Jornada, prevista para esta semana, mas de todos os seus filmes que estavam previstos para entrar em cartaz até 30 de abril. A distribuidora informou ao Canaltech que a decisão foi tomada para “colaborar e priorizar a segurança da sociedade e seguindo as recomendações governamentais de controle”.

Com isso, além de A Jornada, estão com estreia suspensa Magnatas do Crime, O 3º Andar, Enquanto Estivermos Juntos, As Faces do Demônio e Depois a Louca Sou Eu.

Além desses filmes, também estão sem previsão de chegar às telonas brasileiras o indicado ao Oscar de Melhor Documentário Honeyland, Tel Aviv em Chamas, Quarto 212, É Doce! e Meu Querido Elfo.

Funcionamento dos cinemas

Como é de se imaginar, se a pandemia do novo coronavírus está adiando inúmeras estreias, ela também está afetando o funcionamento dos cinemas no Brasil e no mundo.

No último fim de semana, os Estados Unidos registraram a pior bilheteria dos últimos 20 anos, arrecadando apenas US$ 54 milhões entre sexta-feira (13) e domingo (15) — 50% menos que o final de semana anterior, que já havia sido fraco.

No Brasil, embora não haja dados oficiais das bilheterias, a situação é semelhante. Nesta terça-feira (17) surgiu a notícia de que 577 salas de projeção haviam fechado suas portas devido à preocupação com o coronavírus. O mais afetado foi o estado do Rio de Janeiro, cujo governo decretou que todas as salas fossem fechadas por pelo menos 15 dias. A mesma medida foi tomada pela prefeitura de Salvador, enquanto em Pernambuco o governador Paulo Câmara decretou a suspensão indeterminada das atividades dos cinemas.

As unidades do Espaço Itaú de Cinema em São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro também serão fechadas temporariamente a partir desta quinta-feira (19). A rede Kinoplex, por sua vez, confirmou que interromperá todas as atividades a partir desta quinta (19) para “preservar a segurança e bem-estar dos espectadores e equipe” e ofereceu férias coletivas aos funcionários.

Apesar do número crescente de salas de exibição fechando as portas e a quantidade reduzida de espectadores, algumas redes seguem funcionando normalmente. A PlayArte, por exemplo, emitiu nota afirmando que as exibições não serão interrompidas e que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a higienização do ambiente e “aconselhando os clientes a manterem uma distância segura entre as poltronas”.

Já as redes Cinemark, Cinépolis e UCI disseram estar seguindo as ordens da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). Em carta aberta, a entidade disse que as empresas estão livres para seguir a determinação dos governos locais — a exemplo do que ocorreu no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco.

“Nas cidades onde as salas de cinema ainda não foram fechadas pelos governos locais, a rede já orientou sua equipe sobre como agir, especialmente no que se refere a cuidados de higiene manual dos próprios funcionários e sobre a limpeza das salas, além de oferecer todo o suporte necessário para a aplicação dessas normas”, informou a Cinemark em nota.

Embora alguns espaços continuem funcionando normalmente e a tentação de sair de casa e aproveitar o fim de semana seja grande, o momento atual exige cautela e responsabilidade. Com cada vez mais empresas aderindo ao home office e escolas suspendendo suas atividades, o recomendável é ficar em casa e evitar aglomerações.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …