Peru pode ser berço da civilização mais antiga da Terra

Tom D. Dillehay / Vanderbilt University

Os cientistas poderão ter subestimado o ritmo do desenvolvimento da civilização no Novo Mundo

Os cientistas poderão ter subestimado o ritmo do desenvolvimento da civilização no Novo Mundo

Um objeto, encontrado no Peru, prova a existência de pessoas perto das famosas pirâmides no vale do rio Chicama já há 15 milhares de anos e demonstra os ritmos superelevados do desenvolvimento da civilização no Novo Mundo, afirmam os cientistas num artigo publicado na revista Science Advances.

“Conseguimos encontrar no sítio arqueológico de Huaca Prieta muitos artefatos, incluindo restos de comida, utensílios de pedra e outros vestígios da existência de uma cultura humana antiga, tais como cestos e tecidos decorados”, explica James Adovasio, arqueólogo da Universidade Atlântica, na Flórida, nos EUA.

“Todos estes achados colocam uma questão: a que ritmos se desenvolveu a civilização nesta região, e faz com que pensemos no nível de sua evolução e de tecnologias que lhes permitiam extrair recursos do mar e da terra”, acrescenta Adovasio.

A descoberta foi apresentada em um artigo publicado na Science Advances, revista da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Os primeiros seres humanos

Até hoje, os cientistas acreditavam que o Novo Mundo foi a última região da Terra a ser povoada. Os paleontólogos achavam, tomando em consideração os vestígios da presença de pessoas na América, que os antepassados dos índios chegaram à América cerca de 17-15 milhares de anos atrás, migrando da Sibéria para as regiões leste dos EUA através do istmo que existia no lugar do atual estreito de Bering.

Adovasio e seus colegas, no entanto, descobriram um sinal que a América do Sul, ou todo o Novo Mundo, podia ter sido povoado muito mais cedo do que se pressupunha antes.

Os pesquisadores encontraram “montanhas de artefatos” na costa do oceano Pacífico no lugar de Huaca Prieta, no vale de Chicama, onde foram construídas as pirâmides mais antigas do Peru e onde se encontram frequentemente vestígios de povoações de antepassados dos índios, que habitavam esta parte do país cerca de 5-8 milhares de anos atrás, contam os cientistas.

Realizando escavações no lugar, eles descobriram muitos utensílios primitivos e cestos de cana, bem como muita quantidade de tecidos, pedaços de comida e outros vestígios da existência de uma civilização relativamente desenvolvida.

Enigmas antigos do Peru

Os pesquisadores verificaram esta teoria medindo a percentagem de isótopos radioativos da cana e do algodão de que eram feitos os cestos. Os resultados do experimento demonstraram que a idade dos artefatos era superior àquela que haviam esperado ver os cientistas. A maioria dos achados tinha mais de 8 mil anos ou até mais de 15 mil anos.

Uma idade tão antiga dos cestos e tecidos mostra que os cientistas poderão ter subestimado o ritmo do desenvolvimento da civilização no Novo Mundo.

“Os tecidos e cestos tão sofisticados significam que na Huaca Prieta haviam existido métodos comuns ou coletivos de produção, e que estes objetos eram fabricados não apenas para serem usados. Tal como muitos outros artefatos locais, eles provam que no vale havia uma sociedade complexa e que seus membros queriam demonstrar sua posição social”, explicou o cientista.

Mas ainda está por apurar a questão de como é que surgiu esta civilização, pois os autores do artigo frisam que a descoberta deles não é uma prova final de que os antepassados dos peruanos tenham penetrado na América do Sul seguindo o caminho migratório do oceano Pacífico.

As futuras escavações na Huaca Prieta e em outras estações de seres humanos na América ajudarão a entender a verdadeira história de aparecimento dos índios, concluem os pesquisadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …