Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores.

A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive mostrando o passo a passo da resolução ou indiando a resposta a partir do enunciado em texto, e disponibiliza um acervo de modelos 3D para estudos.

A função “Dever de casa” do Google Lens, que permite usar a câmera do celular para capturar e mostrar a resposta de um exercício matemático, ganhou suporte para trazer explicações detalhadas sobre trigonometria e cálculo. Anteriormente, a ferramenta podia exibir apenas o resultado final de algumas operações, mas agora disponibiliza um passo a passo completo.

Também é possível encontrar as respostas a partir da própria pesquisa do Google: nesse caso, a pessoa só precisa escrever a equação na busca. A empresa também disponibilizou a função “math solver” (“solucionador de matemática”, em tradução livre) para tirar dúvidas sobre matemática na versão para computadores acessível via google.com.

Ajuda com geometria

As equações geométricas podem dar muita dor de cabeça na hora de estudar matemática e apresentam um desafio na hora de tirar dúvidas sobre os exercícios, afinal muitas das informações ficam concentradas nas formas desenhadas pela própria questão.

No entanto, a empresa aprimorou o Google Lens para identificar equações com formas geométricas e resolver o problema com base nos textos e na imagem de um problema. O recurso está disponível para celulares pelo app do Google e na ferramenta de busca dos navegadores.

Suporte para enunciados em texto

O Google também melhorou a ferramenta de pesquisa para resolver problemas a partir do enunciado em texto, especialmente na disciplina de física. Portanto, ao inserir a proposta de uma questão por escrito, a ferramenta pode trazer a resposta sem a necessidade de forma direta, sem precisar clicar em qualquer outro link.

Além de facilitar o acesso ao resultado, a novidade também mostra a força do buscador contra outros aplicativos educativos, como o Brainly. Normalmente, os primeiros resultados para problemas em textos eram direcionados às plataformas do segmento, mas o cenário pode mudar a favor da Gigante de Mountain View.

Biblioteca de modelos 3D

O Google ainda ampliou o acervo de modelos 3D para estudos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A novidade garante uma forma interativa para conhecer figuras sobre biologia, química, física e matemática, com um nível de exploração que vai além das tradicionais imagens dos livros escolares.

A função começou a ser liberada em celulares e computadores com opções para girar o objeto, dar zoom na tela e clicar sobre partes para receber informações.

Distribuição gradativa

O Google começou a distribuir as novidades para alguns mercados, mas a maioria dos novos recursos só está disponível em inglês. Ainda não há previsão de chegada das novas funções educativas em português.

Além disso, a empresa também lançou recentemente uma função para ajudar você a aprender inglês pela própria busca — no entanto, isso também não chegou ao Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …