Mundo coloca Reino Unido em quarentena devido à nova variante do coronavírus

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O mundo está isolando rapidamente do Reino Unido depois da descoberta de uma nova cepa da Covid-19 mais contagiosa no sul e sudoeste da Inglaterra. Após vários países europeus e sul-americanos, Canadá, Hong Kong e Índia também anunciaram novas medidas restritivas a Londres nesta segunda-feira.

Após o Reino Unido ter imposto diversas restrições durante meses a quem chegasse do exterior, o governo britânico observa a Europa e diversos países pelo mundo fazerem o mesmo. O motivo é uma nova variante do coronavírus que se seria 70% mais transmissível, segundo estudos preliminares.

Desde a zero hora desta segunda-feira, viagens do Reino Unido para a França estão proibidas durante 48 horas. Depois deste prazo, todo cidadão francês que quiser retornar ao país deverá apresentar um teste negativo de coronavírus.

O jornal Libération destaca que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, também anunciou a suspensão do transporte de mercadorias por estrada, vias aéreas, marítimas ou ferroviárias do Reino Unido. Segundo ele, esse período que deverá permitir um “tempo para a coordenação entre os Estados membros da União Europeia”.

A decisão ocorreu após reunião extraordinária do Conselho de Defesa, no domingo (20), coordenada por videoconferência pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O chefe de Estado comemora 43 anos anos de idade nesta segunda-feira (21) em isolamento após ter testado positivo para a Covid-19 na semana passada.

Fronteiras fechadas

Além da França, vários países europeus, como Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria e Itália – que registrou seu primeiro caso da nova cepa – também fecharam as fronteiras para cidadãos britânicos.

“Os europeus colocaram o Reino Unido em quarentena” ironiza a manchete do jornal Le Figaro nesta segunda-feira. De acordo com o diário, o assunto foi discutido em uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

No entanto, a medida não penaliza apenas os cidadãos britânicos. Na Alemanha, dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram bloqueados nos aeroportos alemães na madrugada desta segunda-feira. Muitos passaram a noite dentro de aviões aguardando os resultados dos testes PCR.

Na América Latina, Argentina, Colômbia, Chile e Peru proibiram no domingo (20) a chegada de voos e cidadãos vindos do Reino Unido. Nesta segunda-feira, foi a vez do Canadá, Hong Kong e Índia fazerem o mesmo.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, preside uma reunião de crise sobre a questão nesta segunda-feira. Ele pretende fornecer mais detalhes sobre o transporte de suprimentos para o Reino Unido e as viagens internacionais.

Alta propagação do vírus

O número de britânicos contaminados continua alto. Segundo dados oficiais, 12.799 novos casos foram registrados nas últimas 24 horas.

Segundo o jornal francês Le Parisien, análises feitas em doentes no sul da Inglaterra, onde a epidemia avança com rapidez, identificaram pelo menos mil pacientes portadores da nova forma do vírus, destacando que ele tem 23 mutações com uma provável carga viral mais forte.

A variante foi descoberta em meados de setembro e teria causado 62% das contaminações em Londres. Porém, até o momento, nada indica que a nova cepa do vírus tenha uma taxa de mortalidade maior.

De acordo com o governo britânico, o novo lockdown pode durar “meses”, mas as medidas serão revisadas em 30 de dezembro. Apesar do nível de alerta ter sido elevado ao nível máximo no país, milhares de londrinos correram às estações de trem, aeroportos e rodovias durante o último fim de semana na tentativa de fugir do país.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …