Mundo coloca Reino Unido em quarentena devido à nova variante do coronavírus

BackBoris2012 / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson

O mundo está isolando rapidamente do Reino Unido depois da descoberta de uma nova cepa da Covid-19 mais contagiosa no sul e sudoeste da Inglaterra. Após vários países europeus e sul-americanos, Canadá, Hong Kong e Índia também anunciaram novas medidas restritivas a Londres nesta segunda-feira.

Após o Reino Unido ter imposto diversas restrições durante meses a quem chegasse do exterior, o governo britânico observa a Europa e diversos países pelo mundo fazerem o mesmo. O motivo é uma nova variante do coronavírus que se seria 70% mais transmissível, segundo estudos preliminares.

Desde a zero hora desta segunda-feira, viagens do Reino Unido para a França estão proibidas durante 48 horas. Depois deste prazo, todo cidadão francês que quiser retornar ao país deverá apresentar um teste negativo de coronavírus.

O jornal Libération destaca que o primeiro-ministro francês, Jean Castex, também anunciou a suspensão do transporte de mercadorias por estrada, vias aéreas, marítimas ou ferroviárias do Reino Unido. Segundo ele, esse período que deverá permitir um “tempo para a coordenação entre os Estados membros da União Europeia”.

A decisão ocorreu após reunião extraordinária do Conselho de Defesa, no domingo (20), coordenada por videoconferência pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O chefe de Estado comemora 43 anos anos de idade nesta segunda-feira (21) em isolamento após ter testado positivo para a Covid-19 na semana passada.

Fronteiras fechadas

Além da França, vários países europeus, como Holanda, Bélgica, Alemanha, Áustria e Itália – que registrou seu primeiro caso da nova cepa – também fecharam as fronteiras para cidadãos britânicos.

“Os europeus colocaram o Reino Unido em quarentena” ironiza a manchete do jornal Le Figaro nesta segunda-feira. De acordo com o diário, o assunto foi discutido em uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

No entanto, a medida não penaliza apenas os cidadãos britânicos. Na Alemanha, dezenas de passageiros provenientes do Reino Unido ficaram bloqueados nos aeroportos alemães na madrugada desta segunda-feira. Muitos passaram a noite dentro de aviões aguardando os resultados dos testes PCR.

Na América Latina, Argentina, Colômbia, Chile e Peru proibiram no domingo (20) a chegada de voos e cidadãos vindos do Reino Unido. Nesta segunda-feira, foi a vez do Canadá, Hong Kong e Índia fazerem o mesmo.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, preside uma reunião de crise sobre a questão nesta segunda-feira. Ele pretende fornecer mais detalhes sobre o transporte de suprimentos para o Reino Unido e as viagens internacionais.

Alta propagação do vírus

O número de britânicos contaminados continua alto. Segundo dados oficiais, 12.799 novos casos foram registrados nas últimas 24 horas.

Segundo o jornal francês Le Parisien, análises feitas em doentes no sul da Inglaterra, onde a epidemia avança com rapidez, identificaram pelo menos mil pacientes portadores da nova forma do vírus, destacando que ele tem 23 mutações com uma provável carga viral mais forte.

A variante foi descoberta em meados de setembro e teria causado 62% das contaminações em Londres. Porém, até o momento, nada indica que a nova cepa do vírus tenha uma taxa de mortalidade maior.

De acordo com o governo britânico, o novo lockdown pode durar “meses”, mas as medidas serão revisadas em 30 de dezembro. Apesar do nível de alerta ter sido elevado ao nível máximo no país, milhares de londrinos correram às estações de trem, aeroportos e rodovias durante o último fim de semana na tentativa de fugir do país.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fábrica russa eliminará deficiências na produção da Sputnik V de acordo com recomendações da OMS

Em resultado de inspeções efetuadas na Rússia, o grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde fez várias observações sobre a fabricação da vacina Sputnik V. Estas são ligadas principalmente à proteção do meio ambiente …

Brasil ultrapassa Índia e volta a ser líder mundial em mortes diárias por coronavírus

Em meio ao avanço da terceira onda da pandemia, o Brasil ultrapassou a Índia e voltou à liderança do número de mortes diárias por covid-19 registradas, em média. São mais de 2.000 óbitos registrados por …

Rajadas rápidas de rádio ajudarão a mapear distribuição de matéria no universo

O novo levantamento dos dados coletados pelo radiotelescópio CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment) resultou em mais de 500 rajadas rápidas de rádio devidamente catalogadas, todas feitas durante o primeiro ano de atuação do telescópio. Agora, …

Lider da UE chama lei húngara anti-LGBT de vergonha

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirma que vai usar poderes de que dispõe para garantir direitos de todos os cidadãos do bloco. Países pediram à UE que agisse. A presidente da Comissão Europeia, …

Apesar de ter vacinado mais da metade da população, Israel teme 2ª onda de Covid

O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, alertou nesta terça-feira que o país pode enfrentar uma nova onda de coronavírus. Segundo ele, o aumento do número de doentes, causado pela chegada da variante Delta, “importada” por …

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …