Novo Google Earth permite fazer visitas guiadas e conhecer casas tradicionais

Apesar do Google Maps concentrar a maioria dos recursos de geolocalização do Google, a empresa ainda aposta em uma antiga ferramenta que deu origem ao seu famoso serviço de mapas. Trata-se do Google Earth, dedicado à visualização de várias regiões do globo.

E para reforçar o investimento no programa, a gigante das buscas anunciou nesta terça-feira (18) uma nova versão da plataforma.

A principal novidade é que o usuário agora pode fazer visitas guiadas e interativas através da função “Voyager”. Com atualizações semanais, a opção reúne os depoimentos de alguns dos mais conhecidos contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos que já viajaram por diversas regiões do planeta Terra.

Até o momento, há mais de 50 histórias imersivas para escolher, entre elas os tesouros naturais da BBC Earth, a visita da especialista em primatas Jane Goodall ao Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, e as aventuras de Lola da Vila Sésamo no México.

Outro recurso do novo Earth é o “Estou com sorte“, que revela locais escondidos em todo o mundo. Com um único clique, o programa seleciona um lugar aleatório em seu imenso acervo, como a ilha verde do Pemba, ao longo da costa Swahili, a histórica ópera La Scala, em Milão, na Itália, ou a fonte termal de Zao, em Yamagata, no Japão.

Ao todo, são 20 mil lugares diferentes nessa categoria, que também exibe informações sobre a história do local visitado.

O Earth também ganhou uma nova ferramenta chamada “This is Home“. Com ela, o internauta pode explorar casas tradicionais espalhadas pelo mundo, como uma residência peruana, uma barraca de beduínos ou um iglu na Groenlândia.

“Com o novo Earth, queremos abrir diferentes lupas para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, seja para abrir a sua mente com novas histórias ou ganhar uma nova perspectiva sobre locais e experiências que você faz questão de conhecer. É tudo o que você já gosta no Google Earth, mas agora com novas maneiras de explorar, aprender e compartilhar”, destaca Gopal Shah, gerente de produto para o Google Earth.

Segundo a companhia, o novo Google Earth levou dois anos para ser desenvolvido e chega em versões para Chrome, na qual já está disponível, e Android, cujo lançamento deve acontecer ainda nesta semana. Dispositivos iOS e outros navegadores web receberão a plataforma em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …