Novo Google Earth permite fazer visitas guiadas e conhecer casas tradicionais

Apesar do Google Maps concentrar a maioria dos recursos de geolocalização do Google, a empresa ainda aposta em uma antiga ferramenta que deu origem ao seu famoso serviço de mapas. Trata-se do Google Earth, dedicado à visualização de várias regiões do globo.

E para reforçar o investimento no programa, a gigante das buscas anunciou nesta terça-feira (18) uma nova versão da plataforma.

A principal novidade é que o usuário agora pode fazer visitas guiadas e interativas através da função “Voyager”. Com atualizações semanais, a opção reúne os depoimentos de alguns dos mais conhecidos contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos que já viajaram por diversas regiões do planeta Terra.

Até o momento, há mais de 50 histórias imersivas para escolher, entre elas os tesouros naturais da BBC Earth, a visita da especialista em primatas Jane Goodall ao Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, e as aventuras de Lola da Vila Sésamo no México.

Outro recurso do novo Earth é o “Estou com sorte“, que revela locais escondidos em todo o mundo. Com um único clique, o programa seleciona um lugar aleatório em seu imenso acervo, como a ilha verde do Pemba, ao longo da costa Swahili, a histórica ópera La Scala, em Milão, na Itália, ou a fonte termal de Zao, em Yamagata, no Japão.

Ao todo, são 20 mil lugares diferentes nessa categoria, que também exibe informações sobre a história do local visitado.

O Earth também ganhou uma nova ferramenta chamada “This is Home“. Com ela, o internauta pode explorar casas tradicionais espalhadas pelo mundo, como uma residência peruana, uma barraca de beduínos ou um iglu na Groenlândia.

“Com o novo Earth, queremos abrir diferentes lupas para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, seja para abrir a sua mente com novas histórias ou ganhar uma nova perspectiva sobre locais e experiências que você faz questão de conhecer. É tudo o que você já gosta no Google Earth, mas agora com novas maneiras de explorar, aprender e compartilhar”, destaca Gopal Shah, gerente de produto para o Google Earth.

Segundo a companhia, o novo Google Earth levou dois anos para ser desenvolvido e chega em versões para Chrome, na qual já está disponível, e Android, cujo lançamento deve acontecer ainda nesta semana. Dispositivos iOS e outros navegadores web receberão a plataforma em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …