Novo Google Earth permite fazer visitas guiadas e conhecer casas tradicionais

Apesar do Google Maps concentrar a maioria dos recursos de geolocalização do Google, a empresa ainda aposta em uma antiga ferramenta que deu origem ao seu famoso serviço de mapas. Trata-se do Google Earth, dedicado à visualização de várias regiões do globo.

E para reforçar o investimento no programa, a gigante das buscas anunciou nesta terça-feira (18) uma nova versão da plataforma.

A principal novidade é que o usuário agora pode fazer visitas guiadas e interativas através da função “Voyager”. Com atualizações semanais, a opção reúne os depoimentos de alguns dos mais conhecidos contadores de histórias, cientistas e organizações sem fins lucrativos que já viajaram por diversas regiões do planeta Terra.

Até o momento, há mais de 50 histórias imersivas para escolher, entre elas os tesouros naturais da BBC Earth, a visita da especialista em primatas Jane Goodall ao Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, e as aventuras de Lola da Vila Sésamo no México.

Outro recurso do novo Earth é o “Estou com sorte“, que revela locais escondidos em todo o mundo. Com um único clique, o programa seleciona um lugar aleatório em seu imenso acervo, como a ilha verde do Pemba, ao longo da costa Swahili, a histórica ópera La Scala, em Milão, na Itália, ou a fonte termal de Zao, em Yamagata, no Japão.

Ao todo, são 20 mil lugares diferentes nessa categoria, que também exibe informações sobre a história do local visitado.

O Earth também ganhou uma nova ferramenta chamada “This is Home“. Com ela, o internauta pode explorar casas tradicionais espalhadas pelo mundo, como uma residência peruana, uma barraca de beduínos ou um iglu na Groenlândia.

“Com o novo Earth, queremos abrir diferentes lupas para você ver o mundo e aprender um pouco sobre como tudo se encaixa, seja para abrir a sua mente com novas histórias ou ganhar uma nova perspectiva sobre locais e experiências que você faz questão de conhecer. É tudo o que você já gosta no Google Earth, mas agora com novas maneiras de explorar, aprender e compartilhar”, destaca Gopal Shah, gerente de produto para o Google Earth.

Segundo a companhia, o novo Google Earth levou dois anos para ser desenvolvido e chega em versões para Chrome, na qual já está disponível, e Android, cujo lançamento deve acontecer ainda nesta semana. Dispositivos iOS e outros navegadores web receberão a plataforma em breve.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …