A internet é um terreno bastante fértil no que diz respeito a disseminação de notícias falsas. Infelizmente, algumas delas tomam proporções enormes e causam graves prejuízos aos envolvidos.
O Google, no entanto, bem como outras empresas do setor, se mostram preocupadas com isso e já desenvolveram vários mecanismos para controlar a exploração desse tipo de texto.
De acordo com um estudo, 80% dos jovens não sabe diferenciar fontes de notícias verdadeiras e falsas. A boa notícia é que o Google acaba de anunciar que irá oferecer checagem de informações falsas na busca e também no Notícias.
No total, são 115 fundações que colaboram com o Google na checagem das informações. No Brasil, por exemplo, são três agências: Aos Fatos, Agência Lupa e Agência Pública.
“Mesmo que conclusões diferentes possam ser apresentadas, acreditamos que ainda é útil para as pessoas entenderem o grau de consenso sobre uma afirmação. Ao tornarmos a checagem de fatos mais visível nos resultados da busca, acreditamos que as pessoas terão mais facilidade ao consultar e acessar esses fatos”, diz uma nota do Google.
Quem realizar uma busca no Google sobre qualquer tema que possa ter relação com uma notícia falsa, terá como resultado principal um card confirmando ou negando as informações.
A intenção é trazer tais informações em destaque e de modo bastante didático, para que as notícias que não forem verdadeiras percam a sua força, já que os internautas poderão distinguir com maior clareza o que é verídico ou puro sensacionalismo.