Irmão de Kim Jong-un assassinado por opositoras com agulhas envenenadas

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. REUTERS IS UNABLE TO INDEPENDENTLY VERIFY THE AUTHENTICITY, CONTENT, LOCATION OR DATE OF THIS IMAGE. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO THIRD PARTY SALES. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O irmão mais velho do líder norte-coreano terá sido assassinado, no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, por duas mulheres que usaram agulhas envenenadas.

De acordo com a agência Yonhap News, Kim Jong-nam foi descoberto sem vida no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, na manhã desta segunda-feira (13).

O irmão mais velho do líder norte-coreano, de 45 anos, teria sido envenenado por duas agentes não identificadas, que utilizaram agulhas envenenadas no aeroporto de Kuala Lumpur, segundo a emissora sul-coreana TV Chosun.

As mulheres, que se pensa serem agentes norte-coreanas, continuam em liberdade, adianta a TV Chosun, que cita múltiplas fontes do governo sul-coreano.

A polícia da Malásia afirmou à agência Reuters que foi encontrado um homem norte-coreano sem vida naquele aeroporto, que morreu a caminho do hospital. A identidade da vítima não foi na altura confirmada.

Uma fonte do gabinete do Primeiro Ministro da Malásia confirmou entretanto à BBC a morte do irmão de Kim Jong-un, adiantando que seu corpo vai agora ser autopsiado.

Kim Jong-nam se refugiou na Malásia depois da execução de seu tio, Jang Song-thaek, em dezembro de 2013. Em 2011, ele sofreu uma tentativa de assassinato em Macau.

Segundo o The Independent, o filho mais velho de Kim Jong-il era apontado como seu principal sucessor, oportunidade que perdeu depois de ter sido detido, no Japão, com um passaporte falso. Na altura, disse que só queria visitar a Disneyland.

Na altura da tomada de posse de Kim Jong-un, Kim Jong-nam disse não lamentar a decisão e estar pronto para ajudar o irmão sempre que necessário.

Kim Jong-nam, conhecido como um defensor de reformas na Coreia do Norte, disse certa vez a um jornal japonês que se opunha às transferências dinásticas de poder que ocorrem em seu país.

“Nunca tive nenhum interesse no lugar, isso não me importa”, afirmou então Jong-nam, citado pela revista Veja. “Da minha parte, estou preparado para ajudar o meu irmão mais novo sempre que for necessário, enquanto estiver no exterior”, acrescentou.

Kim Jong-nam nasceu de uma relação extra-conjugal de Kim Jong-il com Sung Hae-rim, atriz sul-coreana que morreu em Moscovo, sendo meio irmão de Kim Jong-un.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …